Carro não liga depois de quente!!!

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Willpavani
Modelo: - SELECIONE --------

Carro não liga depois de quente!!!

Mensagem não lida por Willpavani »

Boa tarde,

Pessoal, primeiro gostaria de agradecer a coloboração de todos, pois li muitos tópicos do forúm e vi que o pessoal é bem prestativo e realmente tem uma ajuda mutua muito forte.

Sou novo no forúm, porém já faz um tempinho que tenho o monza e já tive outros. Meu carro hoje é um Monza sedan 1984 preto sedan Álcool (caburador solexalfa35 corpo simple).

Eu procurei na busca do forúm, mas nenhum bateu com a descrição do meu problema.

Meu carro, pega facilmente de manhã, é só injetar um pouco de gasolina e pronto, eu fico até abismado, pois parece que não completou uma volta de motor...as vezes acho que isso pode danificar o motor, pois o tento que um carro normal demora pra pegar, ajuda a lubrificar o motor antes de mandar para lenta dele, mas enfim esse não é o problema.

Meu problema é que ele pega fácilmente no frio ou no calor, porém quando rodo um pouco com ele, até esquentar o motor e depois desligo, ele liga normalmente, mas passado de 5 min a 10 minutos, ele não liga mais! somente no dia seguinte, quando está tudo frio novamente. O engraçado é que não gira nada do motor, ele acende o painel, e não dá nenhum sinal de partida....... dai,depois de muito tempo, quando esfria ele pega.

Pensei na bateria, troquei por uma que tenho no meu outro carro e o problema continuou!!!! Agora vem a parte mais estranha de toda a estória...... quando eu faço uma ligação com outra bateria (chupeta) ele pega na hora !!!!!! :smt017 :smt017 :smt017

Gente isso me intrigou muito..... pois eu pensei que a bateria esquentando pedia o efeito de segurar carga, mas troquei a bateria e continuou o problema, mas quando o problema ocorre, é como falei acima, é só fazer uma ligação direta com outro carro que pega na hora....

Quem tiver alguma idéia me avise, por favor, pois pensei em bobina, mas bobina pelo menos o motor ia girar......se fosse distribuidor tb......

:smt023

vlw galera abraços
filipenogueira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Re: Carro não liga depois de quente!!!

Mensagem não lida por filipenogueira »

amigo, dá uma checada no cabeamento/fiação do motor de partida e alternador, o problema pode estar alí, algum fio antigo oferecendo uma resistência muito elevada para a energia, seu problema é que depois de quente o motor de partida não gira, certo?? mas dá algum sinal de querer virar? quando quente pega no tranco? sei que não é recomendado pegar no tranco mas é um teste válido. Abraços
Monza 2.0 GLS Verde 1995 (Gasolina / GNV)

VENDO COLETOR 4x1 E ABAFADOR TRASEIRO: viewtopic.php?f=30&t=23278

Tópico de fotos do meu monzão (vulgo Jô): viewtopic.php?f=33&t=18106

Tópico agitando encontro no Vale do Paraíba: viewtopic.php?f=25&t=21267
VAMO QUE VAMO GALERA!!!
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por waldir »

Examine o comutador de partida... na ligação pós chave... pode ser mau contato / aquecimento
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

Verifique a bobina, comutador de partida, motor de arranque.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Willpavani

Mensagem não lida por Willpavani »

Boa tarde,

Isso mesmo, ele não dá nenhum sinal de partida, não gira nada, não tem barulho algum, somente liga o painel quando giro a chave. Sim, tive que fazer outro dia ele pegar no tranco, deu certo funcionou.

Amigo eu achei que seria bobina, mas pelo menos o motor iria girar e não pegar se fosse, certo?

Preciso sim checar o comutador......o defeito é constante, não é intermitente, sempre ocorre e na mesma situação que falei....mas o engraçado é que quando faz uma chupeta na bateria ele pega..... tudo leva a ser a bateria, mas eu já troquei e não resolveu.

obrigado a todos pelas ajudas.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Verifique o chicote que entra no motor de arranque, o próprio motor de arranque e o aterramento entre motor/câmbio e carroceria.
Verifique também dispositivo anti furto, se tiver.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Se não faz barulho algum é sinal de que o automático não está fechando os contatos para energizar os enrolamentos elétricos do motor de arranque.
Eu nunca mexi nos automáticos dos 2 Monzas que já tive, mas num dos meus antigos carros eu troquei 3 automáticos em poucos meses.
Eu mesmo comprava o bicho e instalava, mas não sabia que havia necessidade de regular o mesmo.
Nos primeiros meses depois da instalação tudo funcionava legal, depois o motor de arranque não girava mais.
Eu faria uma revisão no motor de arranque, incluindo cheque dos enrolamentos elétricos, escovas, coletor, buchas e regulagem do automático, se tiver, ou mesmo troca do automatico.
Antes de tudo faria um teste de ligação direta entre a bateria e o automático, pois já ouvi falar de casos onde havia problemas de alimentação do automático, seja por deficiencia do chicote seja por deficiencia do comutador de partida. Esse cheque teria de ser feito na hora em que a pane se apresenta.
Já ouvi casos em que precisou ser instalado um relé para alimentar diretamente da bateria o automático do motor de arrranque.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Modelo: Monza S/R
Ano: 1988
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por luiz sle »

Luiz, fiz a substituição do automático meses atrás. Não vi regulagem alguma!
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Responder