Acabando com o ruido do ventilador do ar condicionado

Tutoriais com fotos, dando dicas de como realizar manutenção específica. Contribua com o seu!
fabio_1107_sul
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1984
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Acabando com o ruido do ventilador do ar condicionado

Mensagem não lida por fabio_1107_sul »

Bom dia meu ventilador apresentava alto ronco ao ligar, somente funciona velocidade 4 creu. :smt021 então resolvi desmonta-lo e com isso já fotografei o passo a passo, espero que possam aproveitar das fotos postadas.

Primeiro um pouco do que aconteceu, ou seja a presepada do dia, ao ligar o carro deixei a ré engatada, como minha garagem é para estacionar com paquimetro.
Imagem

Bom após esperar a chaleira aquecer, pois frio do sul combinado com monza a alcool, pode dedicar 4 minutos para o aquecimento.
Imagem

Após aquecer vi o resultado!
Imagem

Bom desanimador, mas a jornada continuaria sem afetar a busca do resultado, bom retirei fotos para identificar como montar.

Imagem

retirado 6 parafusos usada chave de boca de 7 mm desconecte o fio positivo o preto que vai conectado a um terminal no meu caso um fio preto, e o fio marrom que vai conectado a carcaça de ferro. Antes de mexer remova a capa do filtro de ar do carburador, pois não o fiz por preguiça, na montagem a realizei e ganhei tempo com a montagem.
Imagem

Lembrando os fios ficam conectados na parte inferior do ventilador, ou seja próximo ao alternador.

Imagem

a foto não ficou muito nítida porque o local é de dificil acesso.
Imagem

Com o ventilador fora comecei o desmonte.

Imagem

primeiro removi a porca que segura a hélice de plastico, bem ao centro da hélice.
Imagem

Antes de limpar estava com esse ruído

com após remover as hélices
Imagem
Escovinha de dente sabão neutro de glicerina e água removeu a poeira, limpinho.
Imagem

retire as presilhas de pressão usando uma chave de fenda média, consegue levanta-las.
retire a roela e puxe a tampa do motor. Pode puxar com força porque tem um imã que da o contato com o motor.
Imagem

Nessa foto da pra ver o dois imãs.
Imagem
Limpei essa peça com wd 40 e thinner,

ficou melhor deixei ao sol pra sair o cheiro do componente químico.

Limpei o induzido(não sei se o nome esta correto quem souber me corrija) com um pouco de thinerr e um abrasivo para descarbonizar os contatos.

Para montar é só empurrar os conectores e recolocar o induzido repetir os passos de desmontagem ao contrário>

Imagem
Editado pela última vez por fabio_1107_sul em 07 Jul 2011, 15:23, em um total de 1 vez.
bodinho
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Acabando com o ruido do ventilador do ar condicionado

Mensagem não lida por bodinho »

galera estou com problemas com o meu ventilador ele nao funciona e foi depois que eu peguei um chuva sem aquela proteção de plastico que fica por cima, e gostaria de saber como faço para remover o motor do ventilador para fazer uma limpeza e verificar possivel queima. fui ate um auto eletrico ele me cobrou 130 reais e achei meio caro e gostaria de tentar arruma-lo, obs o veiculo nao possui ar condicioado
fabio_1107_sul
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Ano: 1984
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por fabio_1107_sul »

bodinho escreveu:galera estou com problemas com o meu ventilador ele nao funciona e foi depois que eu peguei um chuva sem aquela proteção de plastico que fica por cima, e gostaria de saber como faço para remover o motor do ventilador para fazer uma limpeza e verificar possivel queima. fui ate um auto eletrico ele me cobrou 130 reais e achei meio caro e gostaria de tentar arruma-lo, obs o veiculo nao possui ar condicioado
Primeiro use um multimetro e conecte o cabo preto ao ponta do positivo e encoste a outra ponta na lata do carro. Se apresentar voltagem esta passando corrente, lembrando com o carro ligado e na posição 4, caso passe. Verifique a se o aterramento esta correto, como foi após uma chuva pode ser que tenha mau contato no aterramento pega na foto do fio o que vai enconstado na lata troque de lugar com um outro parafuso da carcaça do ventilador.

Se caso o problema não foi resolvido siga os passos e abra como eu o fiz, pode ser um dos fios do induzido que esteja rompido. Olha tirar só foi complicado mas depois que coloquei de volta parecia novo.
bodinho
Membro SR (Ní­vel 4)

Mensagem não lida por bodinho »

então o meu é o ventilador sem ar condicionado!!! retirei o mesmo hj tentei dar uma limpada e joguei um pouco de wd, o gozado que só funcionou na velocidade 4 e depois que eu montei td nao funcionou mais, só deu um sinal e parou rsrs
danilo-sn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Mensagem não lida por danilo-sn »

muito bom, é uma pena ter amassado o cantinho do monza né.

abs.
veja fotos do meu EX-MONZA atualizados>>>CLIQUE AQUI<<<
veja fotos da minha Titan>>>CLIQUE AQUI<<<
*VENDIDO*
CG TITAN 150ES cinza metalica 2º dono com 37.mil K original
Renato GM na Veia
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1986
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Renato GM na Veia »

Fabio boa tarde... tudo bem?!

Seguinte, estou com o projeto de colocar o ar condicionado no meu e, desmontei o eletroventilador da carcaça. Como fez para soltar a hélice (vulgo gaiola de esquilo)?! Pq quero lubrificar tudo antes de montar e não mexer nunca mais!! rsrsrs

Abraços!!!!
No aguardo!
Responder