Troca de pastilhas de freio traseira
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Troca de pastilhas de freio traseira
OLÁ COLEGAS MONZEIROS...
PRECISO TROCAR AS PASTILHAS TRASEIRA DO MEU MONZA E GOSTARIA DE SABER SE É FÁCIL COMO AS DIANTEIRAS, POIS AS DIANTEIRAS JÁ TROQUEI VARIAS VEZES...
PROCUREI UM TÓPICO A RESPEITO MAS NÃO ACHEI...
ABRAÇOSSSSSS :smt023 :smt023 :smt023
PRECISO TROCAR AS PASTILHAS TRASEIRA DO MEU MONZA E GOSTARIA DE SABER SE É FÁCIL COMO AS DIANTEIRAS, POIS AS DIANTEIRAS JÁ TROQUEI VARIAS VEZES...
PROCUREI UM TÓPICO A RESPEITO MAS NÃO ACHEI...
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Re: Troca de pastilhas de freio traseira
Da uma olhada neste tópico amigo...
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... reio#p4385
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..::Monza Classic SE 2.0 *1987/1988* - 02 Portas::...
Meu Monza: viewtopic.php?f=33&t=2474&p=28899#p28899
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- Carlos A. Freire
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Re: Troca de pastilhas de freio traseira
Para troca das pastilhas traseira do Monza, é preciso usar uma ferramenta específica para recuar o embolo.
O embolo das pinças traseiras, não podem ser recuado de forma linear como nas pinças dianteiras. Eles são recuados girando o embolo, com o auxílio da ferramenta.
Veja alguns tópicos relacionados:
viewtopic.php?f=7&t=18233&p=207872&hili ... ra#p207872 ,
viewtopic.php?f=7&t=337&hilit=pastilhas+freio+traseiro ,
Abs,
Carlos Freire
O embolo das pinças traseiras, não podem ser recuado de forma linear como nas pinças dianteiras. Eles são recuados girando o embolo, com o auxílio da ferramenta.
Veja alguns tópicos relacionados:
viewtopic.php?f=7&t=18233&p=207872&hili ... ra#p207872 ,
viewtopic.php?f=7&t=337&hilit=pastilhas+freio+traseiro ,
Abs,
Carlos Freire
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Re: Troca de pastilhas de freio traseira
É, pelo jeito é meio complicado... Mas valeu pelas dicas...
- mspagiari
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Re: Troca de pastilhas de freio traseira
Olá pessoal.
Ontem começou a fazer um barulho metálico forte na roda traseira direita do Monza... Parecia um barulho de esmeril.
Pensei q fosse rolamento, pois era só na roda mencionada.
Como estava na estrada, achei perigoso e parei em uma mecânica aqui da região, até q bem equipada com elevador.
O mecânico levantou o carro girou a roda e disse não ser rolamento, q o mesmo estava bom e constatou problema na pastilha q era de outro carro... (???)
Achei estranho, pois rodo faz 4 anos com este carro e a tal pastilha incompatível (será?) nunca deu um chiado sequer.
Há um ano e meio qdo fiz a suspensão dianteira (em outra oficina) trocaram as pastilhas dianteiras e as traseiras disseram q estavam boas...
Bom, ele trocou por pastilhas menores do q estavam (na caixinha constava como Monza 92), teve uma certa dificuldade de trocar. Trocou nas duas rodas traseiras e cobrou 180,00 tudo (achei caro). Na hora parou o barulho, mas hj ao pegar uma rua esburacada, começou a fazer outro barulho tipo de lata solta na mesma e bendita roda.
Voltei lá de novo e reclamei. Ele levantou o carro de novo, tirou a roda, tentou calçar com umas arruelas dois parafusos q vão na pinça e não deu certo, qdo girava a roda fazia um tec tec.
Agora é q vem a parte estranha, ele enrolou fita isolante nos tais parafusos q vão na pinça e o barulho diminuiu muito, mas ainda faz um pouco, principalmente em ruas esburacadas.
Daí ele disse q precisava trocar todo o conjunto (disco, pinças, parafusos e sei lá mais o q... Não entendo muito de freio), a brincadeira ficaria uns 500 paus.
Ainda falou q o pneu estava meio ondulado e precisava trocar tb.
Por via das dúvidas fui a outro mecânico, este nem olhou, nem tirou a roda... Contei a história e ele disse q é assim mesmo, q o certo é trocar td, só de MO ele quer 160...
Ferrou, o q consertou disse q pode rodar assim até comprar o kit de freio novo, o outro disse q tem perigo de travar a roda (mesmo sem olhar).
Justo agora q to sem grana. 180 pilas já se foram (pra mim é muito)...
O q vcs acham do causo??? Sempre fujo de mexânicos, mas em freio e suspensão não dá, minha coluna ruim e falta de ferramentas, me impedem e olha q o cara apanhou para trocar as pastilhas, reclamando da "GM e sua engenharia" , "que o Peugeot tb é ruim assim de trocar" ...
Mexânicos...
Abs a todos.
Ontem começou a fazer um barulho metálico forte na roda traseira direita do Monza... Parecia um barulho de esmeril.
Pensei q fosse rolamento, pois era só na roda mencionada.
Como estava na estrada, achei perigoso e parei em uma mecânica aqui da região, até q bem equipada com elevador.
O mecânico levantou o carro girou a roda e disse não ser rolamento, q o mesmo estava bom e constatou problema na pastilha q era de outro carro... (???)
Achei estranho, pois rodo faz 4 anos com este carro e a tal pastilha incompatível (será?) nunca deu um chiado sequer.
Há um ano e meio qdo fiz a suspensão dianteira (em outra oficina) trocaram as pastilhas dianteiras e as traseiras disseram q estavam boas...
Bom, ele trocou por pastilhas menores do q estavam (na caixinha constava como Monza 92), teve uma certa dificuldade de trocar. Trocou nas duas rodas traseiras e cobrou 180,00 tudo (achei caro). Na hora parou o barulho, mas hj ao pegar uma rua esburacada, começou a fazer outro barulho tipo de lata solta na mesma e bendita roda.
Voltei lá de novo e reclamei. Ele levantou o carro de novo, tirou a roda, tentou calçar com umas arruelas dois parafusos q vão na pinça e não deu certo, qdo girava a roda fazia um tec tec.
Agora é q vem a parte estranha, ele enrolou fita isolante nos tais parafusos q vão na pinça e o barulho diminuiu muito, mas ainda faz um pouco, principalmente em ruas esburacadas.
Daí ele disse q precisava trocar todo o conjunto (disco, pinças, parafusos e sei lá mais o q... Não entendo muito de freio), a brincadeira ficaria uns 500 paus.
Ainda falou q o pneu estava meio ondulado e precisava trocar tb.
Por via das dúvidas fui a outro mecânico, este nem olhou, nem tirou a roda... Contei a história e ele disse q é assim mesmo, q o certo é trocar td, só de MO ele quer 160...
Ferrou, o q consertou disse q pode rodar assim até comprar o kit de freio novo, o outro disse q tem perigo de travar a roda (mesmo sem olhar).
Justo agora q to sem grana. 180 pilas já se foram (pra mim é muito)...
O q vcs acham do causo??? Sempre fujo de mexânicos, mas em freio e suspensão não dá, minha coluna ruim e falta de ferramentas, me impedem e olha q o cara apanhou para trocar as pastilhas, reclamando da "GM e sua engenharia" , "que o Peugeot tb é ruim assim de trocar" ...
Mexânicos...
Abs a todos.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
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- Carlos A. Freire
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Re: Troca de pastilhas de freio traseira
Está complicado com reparadores aí na sua região... UM coloca peças erradas e ainda faz gambiarras, o outro é um tipo de Chico Xavier, que psicografara ao invés de verificar e fazer testes...
Nós aqui de longe não temos muito o que dizer... Barulhos é complicado opinar sem estarmos com carro presente para avaliações, ainda mais com peças erradas e fitas enroladas...
Quanto a engenharia GM... Esse sistema de pinça traseira do Monza se usa em várias outras montadoras, como VW no Golf, na Peugeot entre outros. Ou o reparador não sebe como fazer a manutenção, ou não tem ferramenta ou a pinça está engripada para ter tanto trabalho como disse.
Meu Monza GLS 96 não tem disco na traseira, mas já troquei de alguns amigos e não tive dificuldade de trocar essas pastilhas traseira do Monza.
Abs,
Carlos Freire
Nós aqui de longe não temos muito o que dizer... Barulhos é complicado opinar sem estarmos com carro presente para avaliações, ainda mais com peças erradas e fitas enroladas...
Quanto a engenharia GM... Esse sistema de pinça traseira do Monza se usa em várias outras montadoras, como VW no Golf, na Peugeot entre outros. Ou o reparador não sebe como fazer a manutenção, ou não tem ferramenta ou a pinça está engripada para ter tanto trabalho como disse.
Meu Monza GLS 96 não tem disco na traseira, mas já troquei de alguns amigos e não tive dificuldade de trocar essas pastilhas traseira do Monza.
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Carlos Freire
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Re: troca de pastilhas de freio traseira
Amigo Carlos, e como são complicados estes mexanicos.
Como já citei aqui, fujo deles, mas com problema de coluna e sem ferramentas não tenho como aventurar por conta própria em freios e suspensão.
Qdo terminou o serviço ontem deu uma volta comigo para testar, o carro freava bem e o barulho havia sumido.
Hj qdo tirei da garagem começou de novo, mas diferente com som de metal solto... q é do freio e desta roda é certeza, pois qdo ele tirou as pastilhas e pinça a roda girava silenciosa e livre.
A pastilha errada (ele q falou) estava no carro desde 2015 no minimo e nunca apresentou problema... Qdo troquei as dianteiras disseram q as traseiras estavam boas faz 1 ano e meio.
Estava com pastilhas maiores mesmo. A nova constava na caixa como "monza 92 / kadett GSI" marca speed brake .
Estranhei tb o fato dele dizer q a pinça está com folga e passar fita isolante nos parafusos da pinça. Ele tacou WD na pinça tb...
Pior é o "Chico Xavier" q deu diagnóstico de longe, aqui tem muito mecanico assim, o "tem de trocar tudo", é o q mais tem aqui.
Creio q deva ser alguma folga na pinça q eles não sabem resolver ou é desgaste da mesma.
Frear está freando bem. Meu medo é travar a roda...
Como já citei aqui, fujo deles, mas com problema de coluna e sem ferramentas não tenho como aventurar por conta própria em freios e suspensão.
Qdo terminou o serviço ontem deu uma volta comigo para testar, o carro freava bem e o barulho havia sumido.
Hj qdo tirei da garagem começou de novo, mas diferente com som de metal solto... q é do freio e desta roda é certeza, pois qdo ele tirou as pastilhas e pinça a roda girava silenciosa e livre.
A pastilha errada (ele q falou) estava no carro desde 2015 no minimo e nunca apresentou problema... Qdo troquei as dianteiras disseram q as traseiras estavam boas faz 1 ano e meio.
Estava com pastilhas maiores mesmo. A nova constava na caixa como "monza 92 / kadett GSI" marca speed brake .
Estranhei tb o fato dele dizer q a pinça está com folga e passar fita isolante nos parafusos da pinça. Ele tacou WD na pinça tb...
Pior é o "Chico Xavier" q deu diagnóstico de longe, aqui tem muito mecanico assim, o "tem de trocar tudo", é o q mais tem aqui.
Creio q deva ser alguma folga na pinça q eles não sabem resolver ou é desgaste da mesma.
Frear está freando bem. Meu medo é travar a roda...
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- Carlos A. Freire
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Re: troca de pastilhas de freio traseira
Se a pastilha não tem aplicação para o Monza é complicado, pois tem tamanho, altura e as molas que tiram ou amenizam vibrações e deixam firmes.
Por isso o tamanho e forma tem que ser correto.
Quanto a folga, só se for nos pinos deslizantes, mas na traseira não é comum, por ser utilizada com menos força do que na dianteira. Esses pinos devem ficar livres e lubrificados
A pastilha da traseira do Monza, tem um pino guia que encaixa em uma abertura do embolo da pinça. O que a mantem no lugar e firme. Muitos reparadores experientes, mas despreparados para freio desse tipo, não dão conta desse pino e montam de qualquer jeito e, se esse guia ficar fora da abertura, vai atrapalhar na frenagem e no freio de mão, caindo a eficiência. Também vai causar desgaste irregular das pastilhas e do disco de freio.
O único problema desse tipo de pinça é que precisa de ferramenta especial para recuar o embolo, que se recua girando e não empurrando em linha reta como na dianteira. Mas os cuidados na montagem e pinos deslizantes são os mesmos.
Abs,
Carlos Freire
Por isso o tamanho e forma tem que ser correto.
Quanto a folga, só se for nos pinos deslizantes, mas na traseira não é comum, por ser utilizada com menos força do que na dianteira. Esses pinos devem ficar livres e lubrificados
A pastilha da traseira do Monza, tem um pino guia que encaixa em uma abertura do embolo da pinça. O que a mantem no lugar e firme. Muitos reparadores experientes, mas despreparados para freio desse tipo, não dão conta desse pino e montam de qualquer jeito e, se esse guia ficar fora da abertura, vai atrapalhar na frenagem e no freio de mão, caindo a eficiência. Também vai causar desgaste irregular das pastilhas e do disco de freio.
O único problema desse tipo de pinça é que precisa de ferramenta especial para recuar o embolo, que se recua girando e não empurrando em linha reta como na dianteira. Mas os cuidados na montagem e pinos deslizantes são os mesmos.
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Carlos Freire
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