Como sabem, tenho um monza 500EF turbo e um vectra 2.2 16v aspirado (taxa+alcool).
Costumo brincar que o cambio do vectra eh infinito, pois com motor original, vem escrito no manual que ele nao consegue atingir a rpm de corte nem em 4a marcha. De quinta entao, passa longe (tem relaçao para ir a 280 km/h REAIS a 6500... e o corte fica um pouco mais acima ainda...).
Andei pesquisando o que poderia fazer para reduzir um pouco a relaçao dele, sem prejudicar o comportamento do carro na estrada (ja tive carro com cambio extremamente curto, como kadett gs e uno 1.6 mpi e isso incomoda muito na estrada).
O jose leal me passou a relaçao do cambio original do 2.2 16v e vi que o diferencial usado eh o 3,94:1. Na linha GM so existe um outro mais curto, o 4,19:1.
Sei que ele saiu em alguns monzas. Ai veio a ideia de tentar juntar o util ao agradavel... O meu 500EF tem o 4,19.
Um transplante de diferencial entre eles mataria dois coelhos de uma vez. 6% mais longo no monza turbo e 6% mais curto no vectra aspirado.
Vejam as simulaçoes que fiz. Original, o vectra chega a 280 km/h a 6500 e o monza a 220 km/h a 6000 (todos dois vao mais, mas nao gosto de girar mais do que isso). Com a troca, os dois vao a 240 km/h a 6000 (o vectra a 260 a 6500).
Monza com 3,94:

Vectra com 4,19:

Para mim, assim ficaria ideal.
A grande duvida eh se mecanicamente esta troca seria possivel ou nao... Se existe alguma diferença nas carcaças que impeça, etc.
Alguem saberia me dizer?
Ah! A relaçao 3,94 saiu nos monza a alcool, como podemos ver no manual do meu 500EF: