Página 1 de 4

Por que o Ascona virou Monza no Brasil?

Enviado: 26 Out 2007, 14:10
por Alex
Assunto interessante... :D
O batismo de um automóvel às vezes reserva surpresas para seu fabricante: um nome inadequado pode gerar desastrosos apelidos. É para evitar isso que se fazem pesquisas de opinião antes da escolha final. A GM descartou para a Marajó o nome Parati (houve quem argumentasse: "Lembra pinga!"), que acabou denominando um concorrente de sucesso. A própria Parati quase saiu como Angra, nome abandonado pela possível ligação com a usina nuclear, com algo que pode explodir.

Também há casos em que uma denominação bem-aceita no mundo todo sofre restrições em um mercado específico. O Monza rodava na Europa como Ascona, mas a GM temeu que o nome sugerisse asco aos brasileiros. O Kadett nacional quase se chamou Astra, nome já usado na versão inglesa da época, mas mudou-se de idéia quando se constatou ser uma marca de acessórios sanitários.
NOMES INADEQUADOS GERAM APELIDO

A escolha infeliz do nome pode render ao modelo um desastroso apelido. Isso aconteceu com o Nova, da GM americana, quando exportado para o México: separadas as sílabas, o nome era lido como "no va", que em espanhol significa "não vai", isto é, não tem força. Caso similar foi o do SP-2, lançado pela VW nos anos 70. O fraco desempenho levou o público a traduzir a sigla não como Sport-Protótipo, mas como "Sem Potência". Mais recente (1989) foi a surpresa da Ford: após analisar mais de 100 opções para o Verona, um jornalista ironizou que o nome sugeria "sapatão", isto é, um aumentativo de Vera...
Fonte: http://www2.uol.com.br/bestcars/nomes.htm

Enviado: 26 Out 2007, 16:56
por Bernardo Gaetani
E hoje temos Astra no Brasil... GM Parati e VW Angra, que beleza...

Enviado: 26 Out 2007, 22:14
por Diego Paiva
Mais recente (1989) foi a surpresa da Ford: após analisar mais de 100 opções para o Verona, um jornalista ironizou que o nome sugeria "sapatão", isto é, um aumentativo de Vera...
:lol: :lol: :lol: Sapatão foi ...! :smt005 :mrgreen:

Re: Por que o Ascona virou Monza no Brasil?

Enviado: 16 Fev 2008, 17:03
por Bernardo Gaetani
Porém hoje, já não é como antigamente... Senão não teriamos:

Chana Furgão
Chana Family (É de família, hehehehe!)
Chana Pickup
Citroën Xsara Picasso
Kia Picanto

Re: Por que o Ascona virou Monza no Brasil?

Enviado: 16 Fev 2008, 19:10
por Rosberg
Hahahaha!!! Não tem mais feio que Picasso. :P

Re: Por que o Ascona virou Monza no Brasil?

Enviado: 16 Fev 2008, 23:46
por Bernardo Gaetani
Em abril chega o Citröen C4 Picasso (Cês 4 no Picasso ehehehhehehe), esse sim vai ser feio...

Imagem

Re: Por que o Ascona virou Monza no Brasil?

Enviado: 18 Fev 2008, 08:40
por kadetteiro
O Monza também poderia ter se chamado "Cavalier" no Brasil, como o seu idêntico irmão inglês... Mas Monza também foi um belo nome. Por falar em "picasso", deve ser o carro preferido da viadada, né? Huahauahuahauahauhaa!

Re: Por que o Ascona virou Monza no Brasil?

Enviado: 20 Fev 2008, 17:41
por Hoogle
Tem também a história do Fiat 147 passar a ser Fiat 150, porquê tinham achado mais 3 defeitos. :mrgreen: :mrgreen: