Prendedores dos cabos de vela - Dúvida

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Sheldonn
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Modelo: - SELECIONE --------

Prendedores dos cabos de vela - Dúvida

Mensagem não lida por Sheldonn »

Amigos monzeiros, estou com uma tremenda dúvida a respeito dos prendedores dos cabos de vela.
Analisando o cepchev vejo que existem pelo menos três tipos desses prendedores, ai vão todas as referências:
1º. Temos um suporte de ferro que fica acoplado no bloco do motor, que tem a seguinte refeência: 10096195;
2º. Há outro suporte que fica fixo no cabeçote, de referência: 10096194;
3º. Outro suporte do prendedor, de referência: 90087103;
Detalhe que ainda existem os prendedores dos cabos de vela de 2 ou quatro vias.
O problema é que não consigo vizualizar aonde ficam esses suportes e o local exato dos prendedores, então recorro aos amigos do fórum para solucionar essa dúvida. Se alguém tiver fotos de motores originais também agradeceria.
Aguardo ansiosamente a resposta.
Monza Classic Se - Chevrolet andando na frente.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Prendedores dos cabos de vela - Dúvida

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sheldonn escreveu:Amigos monzeiros, estou com uma tremenda dúvida a respeito dos prendedores dos cabos de vela.
Analisando o cepchev vejo que existem pelo menos três tipos desses prendedores, ai vão todas as referências:
1º. Temos um suporte de ferro que fica acoplado no bloco do motor, que tem a seguinte refeência: 10096195;
2º. Há outro suporte que fica fixo no cabeçote, de referência: 10096194;
3º. Outro suporte do prendedor, de referência: 90087103;
Detalhe que ainda existem os prendedores dos cabos de vela de 2 ou quatro vias.
O problema é que não consigo vizualizar aonde ficam esses suportes e o local exato dos prendedores, então recorro aos amigos do fórum para solucionar essa dúvida. Se alguém tiver fotos de motores originais também agradeceria.
Aguardo ansiosamente a resposta.
Sheldon,

Monza até 91, o prendedor dos cabos de vela é um com 4 vias (igual a do Chevette), preso a um suporte de metal que está fixado a um parafuso da tampa de válvulas.
No Monza EFI (92 em diante), utilizam dois prendedores de cabo de velas, um de 4 vias e outro de duas vias, os dois são presos a um suporte de metal. O suporte de metal do prendedor de 4 vias está fixado no prisioneiro que fixa a braçadeira do tubo do respiro no cabeçote, abaixo do distribuidor e, o de duas vias é fixado no parafuso do cabeçote pouco acima do 2 cilindro.
No caso desses prendedores de 2 e 4 vias (Monza EFI), a parte plástica é dividida em 2 partes cada um, a parte onde se apoia o cabo e está preso ao suporte de metal, e uma outra parte que se encaixa fechando o prendedor.

- Prendedor interno 2 vias: 12045668
- Prendedor externo 2 vias: 12065759
- Prendedor interno 4 vias: 12059510
- Prendedor externo 4 vias: 12059514

No catálogo Cepchev realmente é complicado visualizar esses componentes. Em todo caso, até os balconistas se enganam com esses prendedores plásticos, então explique a eles qual você quer e como são.
O prendedor interno de duas vias 12045668, já troquei muitas vezes, pois, fica acima do coletor de escape e acaba ressecando com calor e queba com facilidade. Mas sempre deixo completo.

Abs,

Carlos Freire
Sheldonn

Pois é amigo Carlos Freire realmente o catálogo está bastante confuso, mas sinceramente eu ainda fico com uma dúvida danada a respeito desses suportes.
Por que pelo que entendi da observação do cepchev é que existem 3 suportes e 2 prendedores, um de 2 e outro de 4 vias ambos com duas partes n é?
O primeiro suporte fica bem do ladinho direito do bloco do motor, de referência 10096195, enquanto o segundo suporte fica logo acima do segundo cilindro no parafuso do cabeçote, de referência 10096194. E quanto a esse terceiro que é denominado pelo catálogo como suporte do prendedor de referência 90087103? Aonde ele fica?
Outra dúvida, o suporte que fica no bloco acopla o prendedor de 4 vias? E quanto àquele que fica no parafuso do cabeçote acopla o prendedor de 2 vias? E por fim, qual a função desse suporte do prendedor, o terceiro que eu menciono? Desculpe-me a dúvida, mas ela é bastante pertinente.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Sheldonn escreveu:Pois é amigo Carlos Freire realmente o catálogo está bastante confuso, mas sinceramente eu ainda fico com uma dúvida danada a respeito desses suportes.
Por que pelo que entendi da observação do cepchev é que existem 3 suportes e 2 prendedores, um de 2 e outro de 4 vias ambos com duas partes n é?
O primeiro suporte fica bem do ladinho direito do bloco do motor, de referência 10096195, enquanto o segundo suporte fica logo acima do segundo cilindro no parafuso do cabeçote, de referência 10096194. E quanto a esse terceiro que é denominado pelo catálogo como suporte do prendedor de referência 90087103? Aonde ele fica?
Outra dúvida, o suporte que fica no bloco acopla o prendedor de 4 vias? E quanto àquele que fica no parafuso do cabeçote acopla o prendedor de 2 vias? E por fim, qual a função desse suporte do prendedor, o terceiro que eu menciono? Desculpe-me a dúvida, mas ela é bastante pertinente.
Sheldon,

Se o carro for EFI (mod 92 em diante) só há dois suportes, um para prendedor de 4 vias e outro para prendedor de duas vias.
O suporte de 4 vias fica fixado no mesmo porca que prende a braçadeira do tubo do respiro no cabeçote, abaixo do distribuidor, perto da "divisa" com bloco.
O suporte do prendedor de duas vias, fica fixado no segundo parafuso de fixação do cabeçote abaixo da tampa de válvulas, perto da entrada do tubo do respiro no cabeçote.

Se o carro for até 91 (carburado) só há um suporte para prendedor de 4 vias, esse prendedor de 4 vias é diferente do modelo EFI. O suporte é fixado pelo último parafuso da tampa de válvulas, perto do distribuidor.

Esses suporte não quebram, normalmente ficam no motor. O que quebram são os prendedores que são de plástico.

Abs,

Carlos Freire
Sheldonn

Caro amigo Carlos e quanto a esse suporte do prendedor 90087103, vc poderia checar p mim???
Carlos A. Freire
MODERADOR

Sheldonn escreveu:Caro amigo Carlos e quanto a esse suporte do prendedor 90087103, vc poderia checar p mim???
Sheldon

o suporte do prendedor 90087103 é para Monza carburado de 82 a 91.
Como mencionei anteriormente, os suportes de metal não estragam e costumam ficar fixados no motor. Quando comprar um prendedor de plástico, verifique se é esse mesmo que você precisa, pois até mesmo os balconistas de concessionárias se enganam, se tiver amostra fica mais fácil.

Abs.

Carlos Freire
Sheldonn

Blz amigo Carlos Freire. Nossa senhora eu já estava de juízo curto com essas peças que não entendia bem o que faziam lá.
Mas tudo ok agora. 2 suportes e dois prendedores, blz.
Agradeço amigo Carlos Freire, vc realmente é um encicliédia em se tratando de Monza. Abraço amigo e agradecido.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Sheldonn escreveu:Blz amigo Carlos Freire. Nossa senhora eu já estava de juízo curto com essas peças que não entendia bem o que faziam lá.
Mas tudo ok agora. 2 suportes e dois prendedores, blz.
Agradeço amigo Carlos Freire, vc realmente é um encicliédia em se tratando de Monza. Abraço amigo e agradecido.
Sheldon,

obrigado pelos elogios.
Agora que ví sua assinatura... seu Monza Classic é MPFI ou EFI?
Se for MPFI o prendedor é igual ao do Monza carburado até 90. Utiliza apenas um de 4 vias com suporte preso no último parafuso da tampa de válvulas.

Abs,

Carlos Freire
Responder