Cabeçote!!!

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
ealves.eduardo
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Modelo: - SELECIONE --------

Cabeçote!!!

Mensagem não lida por ealves.eduardo »

Olá, amigos sou novo por aqui e venho por meio desse comentar o que está acontecendo. A 4 meses atrás estava procurando um monza pra mim, aqui em Gravataí ( grande Porto Alegre) não achei nada que que prestace então fui pra Porto Alegre e de tanto procurar consegui encontrar um. Comprei um SLE 87 2.0 a Alcool e agora o carro começou a fazer um barulho parecido com o de válvulas batendo e a falhar na arrancada. Levei ao mecânico e por azar ele me disse que o problema está no cabeçote, mas o fato é que o carro só falha na arrancada depois se pisar ele anda muito bem e esse cabeçote foi feito a 6 meses atrás, será que ficou mal feito? Bom depois dessa decepção e ainda não convencido eu larguei hoje em outro mecânico para me dar um diagnostico. Gostaria de algumas opiniões se alguém já passou por isso e quanto gastou na reforma?
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote!!!

Mensagem não lida por Rafaelo »

ealves.eduardo bem vindo ao forum
entao antes de mais nada era bom vc checar todos os itens do motor como um todo, nao é pq ta "batendo pino" é pq o motor ta no fim pode ser muitas coisa.
eu te aconselho a pedir essa lista de check out ao seu mecanico

*sincronismo correia dentada
*ponto inicial ingnição
*medir compressao dos cilindros
*avanço a vacuo funcionando
*pressao do oleo(bomba)
*velas,cabos,bobina,distribuidor etc

so depois de ter feito isso eu meteria a abrir o motor denovo pra ver oque ta ocasionando a batida de pino, e algo que nao sai muito caro pra faze essa manutenção basica.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
ealves.eduardo
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Rafaelo, obrigado pela resposta mas me dire mais uma dúvida

*ponto inicial ingnição
*avanço a vacuo funcionando
*pressao do oleo(bomba)
*velas,cabos,bobina,distribuidor etc
Esses fatores podem dar falha na compressão do motor
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

Alguns itens sim. seria interessante verificar esses itens, alguns sao rapidos de executar e qualquer oficina ta preparada pra esses teste.

agora oque da problema de falhar sao
*velas,cabos,bobina,distribuidor,fulga corrente etc
*filtro combustivel,bomba gasolina, teste pressao da linha de combustivel, boia carburador(alguns) desregulada.

quando ao ruido de batida pode ser o ponto ingnição adiantado ou falta de oleo nos tucho hidraulico por exemplo(sem pressao no oleo)

por acaso tu nao esta andando com gasolina ae?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
ealves.eduardo
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Rafaelo, obrigado novamente, só estou andando no alcool mesmo, quando o carro começou a falhar eu troquei cabos e velas (NGK), tampa do distribuidor e rotor (BOSCH). Vou aceitar seu conselho e amanhã pedirei para o mecânico verificar todos esses ítens. Depois posto aqui o que o mecânico falou.
sdpmg
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Barcelona
Ano: 1992
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por sdpmg »

Se depois de todos os testes ficar evidende que é so cabeçote, levante as mãos pro céu e agradeça, porque se tiver de fazer tudo a coisa fica feia. Falo isso pq ja fiz todo o motor, parte de cima e de baixo de um antigo gol que tive, e não desejo isso pra ninguém, uma ferrada que nem te conto. A única vantagem da retífica é a satisfação de estar com um motor quase zero empurrando seu possante. Mas o preço é alto. Boa sorte amigo. :smt023
Sérgio.
BARCELONA 1992, 2.0 EFI, DH/V. ELET. AC.
15m3 de GNV. e 200Km de autonomia com um único cilindro.
ealves.eduardo
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Era o que temia, levei a dois mecânicos e após todos os testes ficou constatado que o problema era baixa compressão em 3 pistões. Hoje descobri o antigo dono e ele me contou que o cabeçote foi soldado a 7 meses atrás. Pelo que sei não se solda pois com certeza não vao durar muito tempo, vou ter que ir aos desmanches procurar outro cabeçote.
ealves.eduardo
Monzeiro Jr. (Nível 0)

Criei coragem e eu mesmo desmontei o cabeçote, para minha surpresa o mecânico que tinha montado anteriormente colocou muita cola na torre e essa cola foi para os furos onde entram o óleo para os tuchos, desentupi e montei novamente, fiz a sequencia de aperto conforme li aqui no forum mesmo e quanto ao aperto fiz somente no sentimento pois não tenho torquimetro, passei uma regua de desenhista no cabeçote e não vi desempeno então não foi para retifica, fiz limpeza geral no cabeçote, troquei as juntas da admissão e escapamento e mais a do cabeçote. demorei o dia todo na montagem pois temos que tirar alguns conjuntos e muitos parafusos mais valeu a pena pois não gastei com mão de obra. Bati a chave e adivinha funcionou que foi uma beleza, parou os tec tec e aumentou a compressão do motor pois parou de falhar. Quando der vou levar a um mecãnico para medir novamente a compressão. valor gasto R$ 40,00.
Agora tenho que descobrir com se regula a lenta pois está acelerado. Obs: O carro já está no ponto.
Responder