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Bico injetor não está funcionando

Enviado: 17 Set 2009, 20:24
por Velho banzo
ola amigos, sou novo aki no monzeiros...
vamos al entom...
tenho um monza tubarao 91, sle/efi 1.8 a alcool... ele deu um problem no arranke e komo eu tava sem dimdim, ele fiko um tempo parado... mas ontem exatamente, resolvi kolok no eletricista para ele ajeitar e td mais... ai ele koloko o arranke e o carro giro normal, sendo q o carro só pega se injetar alcool ou gasolina, la no tbi(esse o nome neh? se nao me engano) e depois morre, resumindo, naum esta sendo injetado o combustivel normalmente... tempos atras, o rele de combustivel, keimo, ou sei-la o q akonteceu, entom, liguei um cabo direto da bateria q passa por um disjuntor e vai pa bomba, ai antes de ligar o carro, basta ligar esse disjuntor q a bomba liga... ai o eletricista lah, me falo q isso pode ser ou a bomba q num ta kom força suficiente para jogar o combustivel para o motor, ou o bico q foi pro pau... tava pensando, q poderia ser algum fusivel q pode estar fazendo kom q o bico naum "abra" tb, mas num sei, so meio leigo... gostaria mt da ajuda de vcs pq nao aguento mais fik sem meu monza...

vlew galera!!!

Re: desepero total...

Enviado: 17 Set 2009, 20:47
por Thomas Erich
no monza nao exitei 1 fusivel SOMENTE para o bico,
e sim 1 fusivel para o consjunto tbie e outro para bomba de combustivel

porem acho dificil, pq qndo queima algum fusivel, ele nao funciona nem pela metade

intendi?

abraço

Re: desepero total...

Enviado: 18 Set 2009, 08:22
por Luiz Carlos (Rio)
Velho banzo, existem 3 testes que podem ser feitos no bico injetor.

Antes de iniciar os testes é necessário verificar se o fusível K2 não está queimado, pois ele protege o circuito elétrico do bico injetor.
Se ele estiver intacto, parte-se para os testes:
1- Checar, com um multímetro (na faixa Ohms), se a bobina do bico não está aberta. Deve indicar entre 1,5 e 2,7 Ohms, medindo-se entre os dois pinos do injetor.
2- Checar, com a chave de ignição ligada, sem dar partida no motor, se está chegando 12 volts no fio (pode ser vermelho ou preto) do plugue do bico injetor.
3- Esse cheque é mais complicado, pois tem de ser feito com motor girando. Deve-se colocar um analisador de polaridade no fio azul e ver se a luz do analisador pisca com motor girando. Não sei se dá para checar isso com multímetro.

Abraços e boa sorte

Re: desepero total...

Enviado: 18 Set 2009, 10:24
por Carlos A. Freire
Além do já foi dito, deve medir a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível.

Abs,

Carlos Freire

Re: desepero total...

Enviado: 18 Set 2009, 11:40
por Velho banzo
ele fez o teste la para ver se tava passando energia para o bico, kom o motor desligado e virando a xave e esta passando sim... sera q o problema pode ser algum fio iunvertido, tipo o da bomba? q pode causar a rotação do combustivel no sentido contrário???

e komo se faz para medir a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível?
vlw pela ajuda galera...

Re: desepero total...

Enviado: 18 Set 2009, 15:09
por Carlos A. Freire
Velho banzo escreveu:ele fez o teste la para ver se tava passando energia para o bico, kom o motor desligado e virando a xave e esta passando sim... sera q o problema pode ser algum fio iunvertido, tipo o da bomba? q pode causar a rotação do combustivel no sentido contrário???

e komo se faz para medir a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível?
vlw pela ajuda galera...
Para um sintoma como esse, o reparador deve ter critérios na avaliação do problema e conhecimento pleno do sistema.

Para medição da pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível, é preciso um manômetro próprio para esse fim.

A válvula injetora (bico) é alimentada eletronicamente pelo fusível F3 e o aterramento é feito pelo MCE, feito atráves de pulsos. Entretanto, o bico só vai ser liberado para pulsar após o MCE receber sinal de rotação que vem da bobina implusora e que entra no módulo HEI transforma de onda senoidal para onda quadrada e envia ao MCE, ou seja, só depois que o motor começar a girar. Sem esse sinal o bico injetor não funciona e também a bomba de combustível de forma definitiva. Porém, em condição normal e com motor parado, a bomba de combustível funciona por alguns segundos e pára somente para pressurizar o sistema.

Abs,

Carlos Freire

Re: desepero total...

Enviado: 18 Set 2009, 18:59
por Velho banzo
bom, estava la hj e fiz o seguinte, verifikei a bomba, e ela esta kom pressão e rodando no sentido certo, retirei a borracha q é ligada no tbi e liguei a bomba, estava jogando bem o combustivel, mas msm assim só liga se injetamos o alcool la... resolvemos tirar o bico, e qn d fizemos isso, caiu um poko de alcool q estava ali na região do msm... o eletricista disse q o bico naum esta abrindo e q o problema é nele, ai resolvemos ligar sem o bico e kolokamos akela "caneta" de teste de polaridade eu axo... teve uma hora q a rotação, no painel naum se mexeu, e outra vez sim... komo eu estava ligando o carro, naum vi direito, mas ele me disse q uma hora passou o negativo( acendeu a luz verde forte) e outra vez naum, q pode ser algum fio partido kom mal kontato e tal e q esta fazendo kom q o biko naum esteje abrindo para passar o combustivel... será isso verdade dele? ou pode ser algum problema no module hei, bobina ou chicote... verifikei a caixa de fusiveis hj e tinha uns sem e um keimado, o q tava sem era de painel e tal, sem influencia... o q pode ser???

vlew pela ajuda pessoal...
abraços a tds do fórum!!!

Re: desepero total...

Enviado: 18 Set 2009, 19:01
por Velho banzo
ha eh, sqc de komentar tb... ele falo q podia ser problema no ponto, q o carro poderia estar fora de ponto e tal, mas komo o carro estava parado, axo q num tem komo fikar fora certo???

vlew pessoal!!!