Bico injetor não está funcionando

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Velho banzo
Membro SL (Ní­vel 1)
Modelo: - SELECIONE --------

Bico injetor não está funcionando

Mensagem não lida por Velho banzo »

ola amigos, sou novo aki no monzeiros...
vamos al entom...
tenho um monza tubarao 91, sle/efi 1.8 a alcool... ele deu um problem no arranke e komo eu tava sem dimdim, ele fiko um tempo parado... mas ontem exatamente, resolvi kolok no eletricista para ele ajeitar e td mais... ai ele koloko o arranke e o carro giro normal, sendo q o carro só pega se injetar alcool ou gasolina, la no tbi(esse o nome neh? se nao me engano) e depois morre, resumindo, naum esta sendo injetado o combustivel normalmente... tempos atras, o rele de combustivel, keimo, ou sei-la o q akonteceu, entom, liguei um cabo direto da bateria q passa por um disjuntor e vai pa bomba, ai antes de ligar o carro, basta ligar esse disjuntor q a bomba liga... ai o eletricista lah, me falo q isso pode ser ou a bomba q num ta kom força suficiente para jogar o combustivel para o motor, ou o bico q foi pro pau... tava pensando, q poderia ser algum fusivel q pode estar fazendo kom q o bico naum "abra" tb, mas num sei, so meio leigo... gostaria mt da ajuda de vcs pq nao aguento mais fik sem meu monza...

vlew galera!!!
Editado pela última vez por José Leal em 24 Set 2009, 21:52, em um total de 1 vez.
Razão: Edição do título
Thomas Erich
Membro GL (Ní­vel 2)

Re: desepero total...

Mensagem não lida por Thomas Erich »

no monza nao exitei 1 fusivel SOMENTE para o bico,
e sim 1 fusivel para o consjunto tbie e outro para bomba de combustivel

porem acho dificil, pq qndo queima algum fusivel, ele nao funciona nem pela metade

intendi?

abraço
Monza SL/E 91 2.0 gasolina - MOTOR ZERADO!
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Velho banzo, existem 3 testes que podem ser feitos no bico injetor.

Antes de iniciar os testes é necessário verificar se o fusível K2 não está queimado, pois ele protege o circuito elétrico do bico injetor.
Se ele estiver intacto, parte-se para os testes:
1- Checar, com um multímetro (na faixa Ohms), se a bobina do bico não está aberta. Deve indicar entre 1,5 e 2,7 Ohms, medindo-se entre os dois pinos do injetor.
2- Checar, com a chave de ignição ligada, sem dar partida no motor, se está chegando 12 volts no fio (pode ser vermelho ou preto) do plugue do bico injetor.
3- Esse cheque é mais complicado, pois tem de ser feito com motor girando. Deve-se colocar um analisador de polaridade no fio azul e ver se a luz do analisador pisca com motor girando. Não sei se dá para checar isso com multímetro.

Abraços e boa sorte
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Além do já foi dito, deve medir a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Velho banzo
Membro SL (Ní­vel 1)

ele fez o teste la para ver se tava passando energia para o bico, kom o motor desligado e virando a xave e esta passando sim... sera q o problema pode ser algum fio iunvertido, tipo o da bomba? q pode causar a rotação do combustivel no sentido contrário???

e komo se faz para medir a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível?
vlw pela ajuda galera...
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Velho banzo escreveu:ele fez o teste la para ver se tava passando energia para o bico, kom o motor desligado e virando a xave e esta passando sim... sera q o problema pode ser algum fio iunvertido, tipo o da bomba? q pode causar a rotação do combustivel no sentido contrário???

e komo se faz para medir a pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível?
vlw pela ajuda galera...
Para um sintoma como esse, o reparador deve ter critérios na avaliação do problema e conhecimento pleno do sistema.

Para medição da pressão, vazão e estanqueidade da linha de combustível, é preciso um manômetro próprio para esse fim.

A válvula injetora (bico) é alimentada eletronicamente pelo fusível F3 e o aterramento é feito pelo MCE, feito atráves de pulsos. Entretanto, o bico só vai ser liberado para pulsar após o MCE receber sinal de rotação que vem da bobina implusora e que entra no módulo HEI transforma de onda senoidal para onda quadrada e envia ao MCE, ou seja, só depois que o motor começar a girar. Sem esse sinal o bico injetor não funciona e também a bomba de combustível de forma definitiva. Porém, em condição normal e com motor parado, a bomba de combustível funciona por alguns segundos e pára somente para pressurizar o sistema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Velho banzo
Membro SL (Ní­vel 1)

bom, estava la hj e fiz o seguinte, verifikei a bomba, e ela esta kom pressão e rodando no sentido certo, retirei a borracha q é ligada no tbi e liguei a bomba, estava jogando bem o combustivel, mas msm assim só liga se injetamos o alcool la... resolvemos tirar o bico, e qn d fizemos isso, caiu um poko de alcool q estava ali na região do msm... o eletricista disse q o bico naum esta abrindo e q o problema é nele, ai resolvemos ligar sem o bico e kolokamos akela "caneta" de teste de polaridade eu axo... teve uma hora q a rotação, no painel naum se mexeu, e outra vez sim... komo eu estava ligando o carro, naum vi direito, mas ele me disse q uma hora passou o negativo( acendeu a luz verde forte) e outra vez naum, q pode ser algum fio partido kom mal kontato e tal e q esta fazendo kom q o biko naum esteje abrindo para passar o combustivel... será isso verdade dele? ou pode ser algum problema no module hei, bobina ou chicote... verifikei a caixa de fusiveis hj e tinha uns sem e um keimado, o q tava sem era de painel e tal, sem influencia... o q pode ser???

vlew pela ajuda pessoal...
abraços a tds do fórum!!!
Velho banzo
Membro SL (Ní­vel 1)

ha eh, sqc de komentar tb... ele falo q podia ser problema no ponto, q o carro poderia estar fora de ponto e tal, mas komo o carro estava parado, axo q num tem komo fikar fora certo???

vlew pessoal!!!
Responder