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Re: Ressuscitação GL 93/94

Enviado: 04 Fev 2016, 11:32
por Carlos A. Freire
LucasBD escreveu:Pesquisei aqui no Fórum um tutorial pra trocar o cabo de acelerador do Monza, mas só encontrei com dicas do monza 86 a carburador, alguém sabe de algum tópico que diz a respeito da troca do cabo de aceleração do EFI ? Na ferramenta de pesquisa não encontrei nada.

Muito simples, não tem motivo para tutorial de troca de um cabo de acelerador. É só usar a lógica que vai conseguir fazer esse serviço.

Abs,

Carlos Freire

Re: Ressuscitação GL 93/94

Enviado: 04 Fev 2016, 11:35
por LucasBD
OK.............

Re: Ressuscitação GL 93/94

Enviado: 12 Fev 2016, 09:39
por LucasBD
Bom Dia,

Pessoal, esse final de semana tive uma certa novelinha com meu Monza. Fui trocar o cabo de acelerador, válvula termostática (estava sem), e verificar porque ele estava com cebolão, e não no controle da ECU.

Apanhei um pouco na hora de trocar o cabo de acelerador, pois tem uma regulagem, e eu não sabia, mas com um pouco de tempo e paciência, descobri as posições e consegui deixar funcionando... Gente mas que diferença, que acelerador macio, parece de carro com acelerador eletrônico, todo Monzeiro deveria trocar esse cabo, o carro ficou muito melhor pra dirigir, e muito mais confortável.

Com a colocada da válvula termostática, ele agora trabalha mais quente, esquenta mais rápido de manhã e esta pouquinho, bem pouquinho mais econômico e mais potente. Troquei também o sensor de temperatura, já por via das duvidas, pois quando peguei esse Monza, não sabia, mas ele estava controlando a ventoinha por um cebolão, não pela ECU, portanto imaginei que poderia ser o sensor danificado que levou o antigo dono (talvez sem muito conhecimento) a fazer essa alteração, portanto já troquei.
Com o manual que tenho da Injeção EFI, localizei qual fio sai da ECU para o rele do eletro ventilador, refiz a ligação original, e deixei o carro funcionando na lenta ate a ventoinha ligar, só que nesse meio tempo apareceu alguns poréns que gostaria muito da ajuda do pessoal do fórum. Após refazer a ligação original do eletro ventilador, e ligar o atuador de marcha lenta que estava desligado ate então, quando dou a primeira partida ele pega e fica com a lenta perfeita, ate ir esquentando naturalmente, ate ai tudo bem, mas quando o ponteiro passa de 1/4 se eu der uma aceleradinha no carro, ele fica bastante acelerado, só desacelera se eu desligar o carro e liga-lo novamente, ou se eu desligar o chicote do atuador da lenta, com ponteiro antes de 1/4 se eu acelerar a lenta continua legal. Detalhe, a ventoinha não ligou com a ligação original, tive que voltar pro cebolão.

O que esta me deixando intrigado é o seguinte, essa lenta irregular, que so desregula quando o ponteiro passa de 1\4, conota ser o sensor de temperatura, porem o sensor é novo. Então eu tenho algumas opções, ou a ECU esta estragada ao ponto de não ligar o eletro ventilador, não receber sinal do sensor de temperatura, e não controlar a lenta do carro, e devera ser trocada. Ou a ECU não liga o eletro ventilador e não controla a lenta por não esta recebendo sinais do sensor de temperatura, e se eu trocar a ECU nada ira adiantar.

Quando eu ligo os terminais A+B da ECU, escuto um click vindo painel de instrumentos, mas a luz da ECU continua acesa, não pisca nem o código 12, quando desligo os terminais, escuto o click mais uma vez e nada acontece, vi no manual algo parecido de que se isso acontecer é que a ECU esta em curto, sera???

Há alguma maneira de testar se o sensor de temperatura esta enviando sinais pra ECU?

Alguém sabe se aqui no fórum, há uma imagem das ligações do chicote da ECU pra que eu compare com o meu?

O que levaria uma ECU a entrar em curto?

Re: Ressuscitação GL 93/94

Enviado: 12 Fev 2016, 10:03
por Carlos A. Freire
Com scanner acoplado ao conector ALDL poderá fazer todos diagnósticos.
Vai ver se a ventoinha arma quando temperatura do sensor CTS indicar 101ºC, com termômetro de mira laser se faz a comparação para saber se a leitura está correta. Com scanner poderá ativar e desativar a ventoinha para saber se o o sistema está armando corretamente, testará a lâmpada da anomalia e todos os outros sensores.
Se na UCE a tensão e aterramento estiverem corretos, sinais entrando corretamente e comandos não saindo de forma correta, a UCE está com defeito. Se algum sinal estiver errado não poderá condenar a UCE.

Aterramento deficiente e entrada falsa de ar podem causar sintomas anormais inclusive o da marcha lenta.

Abs,

Carlos Freire

Re: Ressuscitação GL 93/94

Enviado: 09 Mar 2016, 17:48
por LucasBD
Pessoal, Preciso da ajuda de vcs urgente.. Hoje de manha, quando fui trabalhar fui ligar o carro, e pra minha surpresa, nenhum sinal, não aconteceu nada. Fui atras de um eletricista, que me roubou, cobrou R$ 30,00 pra fazer uma chupeta pra mim. Quando liguei o carro, e ele retirou os cabos da chupeta, o voltímetro do painel foi descendo gradativamente ate em baixo, ate o fim, com aluz do alternador acesa. Quando chegou no final, escutei um estalo de rele, o ponteiro começou a subir, no sentido de estar carregando a bateria. Fui trabalhar, no meio do caminho, a luz do alternador acendeu de novo, e carga foi abaixando gradativamente, tanto que parei o carro e desliguei o terra, com medo da bateria arriar novamente. E reparei que no dia anterior a carga estava ficando mais baixa do que o normal também. Alguem tem uma luz do que pode ser, e do perigo de rodar assim?