Ressuscitação GL 93/94
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Ressuscitação GL 93/94
Caros Amigos, Monzeiros. Sou Lucas, novo no fórum, porem leio a bastante tempo as dicas e os relatos deste mesmo.
Estou aqui hoje, pedir a colaboração e a ajuda de todos que são apaixonados por essa linha de automóveis fabricada pela GM.
Sem mais delongas, so pra saberem rápido da minha história com o Monza. Desde garotinho, morava com meu avô, que adquiriu um Monza 86/86 alcool Sl/E quando nasci, e o mesmo tem este carro ate hoje. Cresci com a paixão pelo carro, muito bem conservado e todo original. Sempre os membros da minha família me ouviram dizer que iria ter o Monza, como meu primeiro carro.
Enfim a pouco comprei meu primeiro Monza um GL 93/94 2 portas alcool EFI. Mas infelizmente em uma situação decadente. Quando comprei o carro, estava com milhões de coisas pra resolver, trocando de emprego, e precisava urgente do carro. Por fim de tudo o vendedor acabou me passando a perna bonito, me disse que o único problema do carro era colocar combustível e andar!! Enfim, quando fui ver o carro pessoalmente, já quando ligamos ele, percebi um barulho de choro (grito) vindo da correia do alternador. OK. O que aparentemente era o único porem do carro. Comprei o mesmo, comecei a rodar e o carro não segurava a lenta, so morria, parava no sinal e morria, parada obrigatória, morria, transito lento, morria toda hora. Estava fumando um pouco também. Por fim, coloquei o garotão na oficina e de cara mandei por conta própria trocar as seguintes peças: vela, cabo de vela, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de óleo e óleo. Com o diagnostico do mecânico, percebeu que deveríamos trocar o atuador de marcha lenta, por conta de que ele não estava segurando a lenta, a correia dentada (pois a mesma já estava gasta) o esticador da correia, o rolamento traseiro com o guarda pó, e o rele duplo dos faróis (pois estava sem farol alto e baixo também). Precisei trocar a pólia do virabrequim (pois estava soldada com as soldas rebentadas, e as borrachas do meio da pólia estavam bem gastas também) consequentemente a correia do alternador também. Resultado mais de R$ 1.200,00 nessa brincadeira.
Quando fui pegar o carro, ansioso pelo resultado de toda a troca dessas peças, vi que não era bem o que eu esperava, mesmo com a troca do atuador de marcha lenta, mesmo assim o carro as vezes cismava de ficar morrendo, so a pos algum tempo andando nele, ou acelerando que ele mantia a lenta, e mesmo assim meio acelerado, outras vezes, muito baixa a rotação, outras vezes oscilando muito, raramente ficava com alenta perfeita. Mas não foi o pior, o mecânico disse que meu motor estava ratiando um pouco na alta, tipo quando vai subir morro, ou se precisa mais do motor, e que estava queimando um pouco de óleo também, por isso da fumaça excessiva no escapamento. Mas que o carro rodava ainda do jeito que estava.
Então OK, descapitalizado fui trabalhar com carro. Toda semana eu verificava o nível de Óleo, e completava vez com 1 litro vezes com 2 litros. Porem o pior veio a acontecer. na manhã dessa segunda 09/11/2015 fui pegar o carro pra trabalhar, verifiquei o nível de óleo, estava já entrando abaixo do risco do minimo, (não trabalho a nem 1km de casa) pensei comigo, isso da pra chegar na empresa, quando for sair pra visitar cliente, completo o combustível e o óleo. Liguei o carro, que por sinal pegou de primeira, geralmente o Monza a alcool sempre pega de 3º ou 4ª (pois estou sem o reservatório de partida a frio) dei uma esquentada nele e fui, tudo normal, porem há um morro bel inclinado que tenho que subir, no meio deste morro, o carro começou com um certa bateção no motor, algo bem diferente dos barulhos que costuma ouvir dele ratiando, e me pediu a primeira marcha, geralmente ele sempre sobe de segunda esse morro ate o final. Terminei de subir, com o motor batendo, e continuei em uma rua reta, depois de uns 200 metros na reta o motor começou a ficar muito fraco ate o ponto de morrer, e não pegou mais ate então.
Fui a um mecânico que tenho boas indicações e ele disse que meu motor fundiu pela falta de óleo, que temos que mandar pra uma retifica o motor completo, pra fazer ele todo, tanto a parte de baixo do que a de cima.
Tem uma retifica aqui em BH que tem mais de 20 anos de mercado, parece ser muito boa e confiável, oferece nota fiscal, garantia, e revisão gratis nos primeiros 500, 5000 e 10000 km rodados com o motor retificado com eles. O mecânico me cobrou R$ 300,00 de mão de obra pra tirar o motor (completo sem, desmontar ele) pro rapaz da retifica pegar na oficina dele, e depois entregar o mesmo feito e montado, só colocar no carro, a retifica me cobrou uma média de R$ 2.800,00 pra fazer o motor todo.
Queria pedir uma opinião de quem conhece mais do que eu, pois é primeiro carro, e meu primeiro Monza. Seu eu fizer essa retifica e o carro não ficar legal, o carro ja era, pois após isso ficarei totalmente descapitalizado sem poupança, sem nada, se não for o certo a fazer e o carro continuar ruim, sem andar, vai ter que ficar parado, ou terei que vender ele, com muito prejuízo pois tudo que já fiz e já gastei.
Estou aqui hoje, pedir a colaboração e a ajuda de todos que são apaixonados por essa linha de automóveis fabricada pela GM.
Sem mais delongas, so pra saberem rápido da minha história com o Monza. Desde garotinho, morava com meu avô, que adquiriu um Monza 86/86 alcool Sl/E quando nasci, e o mesmo tem este carro ate hoje. Cresci com a paixão pelo carro, muito bem conservado e todo original. Sempre os membros da minha família me ouviram dizer que iria ter o Monza, como meu primeiro carro.
Enfim a pouco comprei meu primeiro Monza um GL 93/94 2 portas alcool EFI. Mas infelizmente em uma situação decadente. Quando comprei o carro, estava com milhões de coisas pra resolver, trocando de emprego, e precisava urgente do carro. Por fim de tudo o vendedor acabou me passando a perna bonito, me disse que o único problema do carro era colocar combustível e andar!! Enfim, quando fui ver o carro pessoalmente, já quando ligamos ele, percebi um barulho de choro (grito) vindo da correia do alternador. OK. O que aparentemente era o único porem do carro. Comprei o mesmo, comecei a rodar e o carro não segurava a lenta, so morria, parava no sinal e morria, parada obrigatória, morria, transito lento, morria toda hora. Estava fumando um pouco também. Por fim, coloquei o garotão na oficina e de cara mandei por conta própria trocar as seguintes peças: vela, cabo de vela, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de óleo e óleo. Com o diagnostico do mecânico, percebeu que deveríamos trocar o atuador de marcha lenta, por conta de que ele não estava segurando a lenta, a correia dentada (pois a mesma já estava gasta) o esticador da correia, o rolamento traseiro com o guarda pó, e o rele duplo dos faróis (pois estava sem farol alto e baixo também). Precisei trocar a pólia do virabrequim (pois estava soldada com as soldas rebentadas, e as borrachas do meio da pólia estavam bem gastas também) consequentemente a correia do alternador também. Resultado mais de R$ 1.200,00 nessa brincadeira.
Quando fui pegar o carro, ansioso pelo resultado de toda a troca dessas peças, vi que não era bem o que eu esperava, mesmo com a troca do atuador de marcha lenta, mesmo assim o carro as vezes cismava de ficar morrendo, so a pos algum tempo andando nele, ou acelerando que ele mantia a lenta, e mesmo assim meio acelerado, outras vezes, muito baixa a rotação, outras vezes oscilando muito, raramente ficava com alenta perfeita. Mas não foi o pior, o mecânico disse que meu motor estava ratiando um pouco na alta, tipo quando vai subir morro, ou se precisa mais do motor, e que estava queimando um pouco de óleo também, por isso da fumaça excessiva no escapamento. Mas que o carro rodava ainda do jeito que estava.
Então OK, descapitalizado fui trabalhar com carro. Toda semana eu verificava o nível de Óleo, e completava vez com 1 litro vezes com 2 litros. Porem o pior veio a acontecer. na manhã dessa segunda 09/11/2015 fui pegar o carro pra trabalhar, verifiquei o nível de óleo, estava já entrando abaixo do risco do minimo, (não trabalho a nem 1km de casa) pensei comigo, isso da pra chegar na empresa, quando for sair pra visitar cliente, completo o combustível e o óleo. Liguei o carro, que por sinal pegou de primeira, geralmente o Monza a alcool sempre pega de 3º ou 4ª (pois estou sem o reservatório de partida a frio) dei uma esquentada nele e fui, tudo normal, porem há um morro bel inclinado que tenho que subir, no meio deste morro, o carro começou com um certa bateção no motor, algo bem diferente dos barulhos que costuma ouvir dele ratiando, e me pediu a primeira marcha, geralmente ele sempre sobe de segunda esse morro ate o final. Terminei de subir, com o motor batendo, e continuei em uma rua reta, depois de uns 200 metros na reta o motor começou a ficar muito fraco ate o ponto de morrer, e não pegou mais ate então.
Fui a um mecânico que tenho boas indicações e ele disse que meu motor fundiu pela falta de óleo, que temos que mandar pra uma retifica o motor completo, pra fazer ele todo, tanto a parte de baixo do que a de cima.
Tem uma retifica aqui em BH que tem mais de 20 anos de mercado, parece ser muito boa e confiável, oferece nota fiscal, garantia, e revisão gratis nos primeiros 500, 5000 e 10000 km rodados com o motor retificado com eles. O mecânico me cobrou R$ 300,00 de mão de obra pra tirar o motor (completo sem, desmontar ele) pro rapaz da retifica pegar na oficina dele, e depois entregar o mesmo feito e montado, só colocar no carro, a retifica me cobrou uma média de R$ 2.800,00 pra fazer o motor todo.
Queria pedir uma opinião de quem conhece mais do que eu, pois é primeiro carro, e meu primeiro Monza. Seu eu fizer essa retifica e o carro não ficar legal, o carro ja era, pois após isso ficarei totalmente descapitalizado sem poupança, sem nada, se não for o certo a fazer e o carro continuar ruim, sem andar, vai ter que ficar parado, ou terei que vender ele, com muito prejuízo pois tudo que já fiz e já gastei.
- Robson Lott
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Re: Ressuscitação GL 93/94
Fala conterrâneo!
No mínimo tava no Gutierrez, Santo Antônio, quando subiu e fundiu o motor, hein!?
Cara, primeira coisa a se fazer é dar uns cascudos nesse vendedor. Caramba!!!
Segunda coisa é: Claro que todos aqui são ótimos pra te ajudar nos mínimos detalhes. Porém o interessante é vc estudar tópicos já criados, com o intuito de se inteirar do assunto. Não é se transformar em um profissional, mas aqui tem muuuuuuuuuuuitos posts em suas devidas categorias, ensinando e mostrando casos idênticos ao seu. A ferramenta de "Pesquisar..." no alto do site também vai te ajudar.
Terceira coisa: Se vc n quiser perguntar diretamente nos tópicos já criados, dando continuidade ao assunto, crie um em seu devido lugar. Tipo: Injeção, motor, etc. Mas acho que vai ser difícil vc criar algo, pq esse forum tem muito material bom!
Só pra vc ter ideia, na minha vaga memória, conto aqui uns 4 casos em que compensa mais comprar o bloco do Astra/Vectra do que mandar retificar, em termos de preços e em termos de durabilidade. Mas não vou me detalhar, vc vai encontrar esses e mais outros casos e obter muita informação preciosa! 
No mais, creio que esse GL a álcool vai ficar ótimo em suas mãos! Depois poste fotos dele!
Abraços!!!
Robson Lott
No mínimo tava no Gutierrez, Santo Antônio, quando subiu e fundiu o motor, hein!?
Cara, primeira coisa a se fazer é dar uns cascudos nesse vendedor. Caramba!!!
Segunda coisa é: Claro que todos aqui são ótimos pra te ajudar nos mínimos detalhes. Porém o interessante é vc estudar tópicos já criados, com o intuito de se inteirar do assunto. Não é se transformar em um profissional, mas aqui tem muuuuuuuuuuuitos posts em suas devidas categorias, ensinando e mostrando casos idênticos ao seu. A ferramenta de "Pesquisar..." no alto do site também vai te ajudar.
Terceira coisa: Se vc n quiser perguntar diretamente nos tópicos já criados, dando continuidade ao assunto, crie um em seu devido lugar. Tipo: Injeção, motor, etc. Mas acho que vai ser difícil vc criar algo, pq esse forum tem muito material bom!


No mais, creio que esse GL a álcool vai ficar ótimo em suas mãos! Depois poste fotos dele!
Abraços!!!
Robson Lott
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Re: Ressuscitação GL 93/94
Amigo Robson!!! que prazer ter lido e respondido meu post.
agradeço toda a força. Grande amigo, tentei procurar bastante post's da maneira que você me ensinou, mas estou tendo uma certa dificuldade pra achar alguma coisa mais concreta, do tipo que me falou como trocar o bloco pelo do Astra ou Vectra, ou ate motores que travaram/fundiram por falta de oleo como meu, e a resolução do problema do mesmo.
Você poderia me ajudar, se importaria em separar alguns post's destes que me falou e copiando o link pra que eu possa acessar?
meu GL 93/94 esta parado na rua, não tenho como tirar, tentei bater na chave algumas vezes ele faz que quer pegar mas não consegue, o motor fica batendo, ele da que vai pegar e morre de novo. o mecânico ficou de pegar ele amanhã pra mim depois das 13:00 pra tirar o motor e mandar pra retifica. Antes disso tenho que ter uma decisão concreta do que fazer.
Sobre o ex-dono que me vendeu, nem sei o que pensar ou o que fazer. Aos poucos descobri que o carro era Automatico e adaptaram para Manual, o Console central, o forro das portas, foi tudo feito artesanal, provavelmente por ele não ter achado peças. Inclusive a caixa dele ainda tem aquelas escritas de ferro velho (caixa do monza) que eles escrevem pra marcar as peças.
Preciso arrumar esse motor urgentissimo, pra colocar esse carro andando, pra ele me ajudar a fazer dinheiro. Depois esses detalhes de acabamento vou arrumando devagar.
agradeço toda a força. Grande amigo, tentei procurar bastante post's da maneira que você me ensinou, mas estou tendo uma certa dificuldade pra achar alguma coisa mais concreta, do tipo que me falou como trocar o bloco pelo do Astra ou Vectra, ou ate motores que travaram/fundiram por falta de oleo como meu, e a resolução do problema do mesmo.
Você poderia me ajudar, se importaria em separar alguns post's destes que me falou e copiando o link pra que eu possa acessar?
meu GL 93/94 esta parado na rua, não tenho como tirar, tentei bater na chave algumas vezes ele faz que quer pegar mas não consegue, o motor fica batendo, ele da que vai pegar e morre de novo. o mecânico ficou de pegar ele amanhã pra mim depois das 13:00 pra tirar o motor e mandar pra retifica. Antes disso tenho que ter uma decisão concreta do que fazer.
Sobre o ex-dono que me vendeu, nem sei o que pensar ou o que fazer. Aos poucos descobri que o carro era Automatico e adaptaram para Manual, o Console central, o forro das portas, foi tudo feito artesanal, provavelmente por ele não ter achado peças. Inclusive a caixa dele ainda tem aquelas escritas de ferro velho (caixa do monza) que eles escrevem pra marcar as peças.
Preciso arrumar esse motor urgentissimo, pra colocar esse carro andando, pra ele me ajudar a fazer dinheiro. Depois esses detalhes de acabamento vou arrumando devagar.
- Robson Lott
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Re: Ressuscitação GL 93/94
Caro Lucas,
Opa! Imagina, ainda mais depois q li q vc é de BH! heheheheh!!!
Cara, que pena que isso aconteceu (e ainda tá acontecendo). Mas só se resolve com calma e paciência. Se vc tiver pressa, mais grana vai gastar, viu!?
viewtopic.php?f=49&t=28526&hilit=bloco+fgp
viewtopic.php?f=49&t=28290&p=348200&hil ... ly#p348200
viewtopic.php?f=50&t=22831&p=272393&hil ... ly#p272393
viewtopic.php?f=20&t=22992&p=274949&hil ... ly#p274949
Mais gente vai postar aqui tb pra te dar uma mão! Infelizmente só pude fazer uma rápida pesquisa...
Vc tá em que região de BH?
Abraços e boa sorte!
Robson Lott
Opa! Imagina, ainda mais depois q li q vc é de BH! heheheheh!!!
Cara, que pena que isso aconteceu (e ainda tá acontecendo). Mas só se resolve com calma e paciência. Se vc tiver pressa, mais grana vai gastar, viu!?

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Abraços e boa sorte!
Robson Lott
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Re: Ressuscitação GL 93/94
Robson Lott, desde já muito obrigado por toda força que esta me dando.
Sou da região oeste aqui em BH, você ja morou aqui, vi que é de Parana. Fico próximo ao Detran do Nova Gameleira.
Enfim, minha situação não esta das melhores, ate hoje não consegui tirar o carro da rua e colocar dentro da oficina, ninguém esta querendo puxar ele pra mim, pois dizem que se a policia pegar da apreensão, e não tenho grana pra reboque também no momento, estou a 3 quadras da oficina, o único ruim é que tem uma subida.
Andei olhando e pesquisando sobre o motor novo no Monza, infelizmente não poderei fazer dessa maneira, pois não tenho cartão de credito, e os mecânicos que farão o serviço pra mim, irão pegar o pagamento em cheque, e depois vou troca-los, vai dividir de 3 vezes pra mim. Gostaria de ter mais tempo e condições pra fazer melhor esse motor. Mas creio que vai ficar legal, vamos tirar o motor e mandar ele montado pra retifica, la eles vão desmontar e destrinchar ele todo, trocar o que for de trocar, e retificar o que for de retifica, estão me oferecendo garantia, e 3 revisões gratis com 500 km 5000km e 10000 km, troca de óleo grátis nos mesmos.
Vou postando aqui o que vou fazendo no carro, e as noticias!!
Hoje o principal porem é tirar o carro da rua e colocar na mecânica, vou ver o que faço..
Sou da região oeste aqui em BH, você ja morou aqui, vi que é de Parana. Fico próximo ao Detran do Nova Gameleira.
Enfim, minha situação não esta das melhores, ate hoje não consegui tirar o carro da rua e colocar dentro da oficina, ninguém esta querendo puxar ele pra mim, pois dizem que se a policia pegar da apreensão, e não tenho grana pra reboque também no momento, estou a 3 quadras da oficina, o único ruim é que tem uma subida.
Andei olhando e pesquisando sobre o motor novo no Monza, infelizmente não poderei fazer dessa maneira, pois não tenho cartão de credito, e os mecânicos que farão o serviço pra mim, irão pegar o pagamento em cheque, e depois vou troca-los, vai dividir de 3 vezes pra mim. Gostaria de ter mais tempo e condições pra fazer melhor esse motor. Mas creio que vai ficar legal, vamos tirar o motor e mandar ele montado pra retifica, la eles vão desmontar e destrinchar ele todo, trocar o que for de trocar, e retificar o que for de retifica, estão me oferecendo garantia, e 3 revisões gratis com 500 km 5000km e 10000 km, troca de óleo grátis nos mesmos.
Vou postando aqui o que vou fazendo no carro, e as noticias!!
Hoje o principal porem é tirar o carro da rua e colocar na mecânica, vou ver o que faço..
- Robson Lott
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Re: Ressuscitação GL 93/94
Put@ cara, que merd@, hein!?
Sim, moro em Curitiba, mas sou belorizontino, e morei aí desde que nascí até meados de 2013. Depois me mudei pro Ecuador e agora tô na capital paranaense.
Por conta de problemas paralelos, quaaaaaaaase que eu tive que "subir" de Curitiba pra ai amanhã. Mas não foi necessário. Depois veja no meu tópico a "novela" q tô passando com meu Monza: viewtopic.php?f=33&t=32158&p=408890 Se eu tivesse q ir à BH, te dava uma força pra rebocar seu carro, pois meus pais (e onde morei) tb tão no oeste - Grajaú!
Cara, entendo e ja estive em seu lugar. Em meados de 2008, na cidade de Uberaba, eu tinha um Monza Class que fundiu o motor comigo na rua. E tive que fazer o mesmo que vc, apelando pra "fazer" tudo no lugar de comprar um novo. A compra de um bloco novo é uma forma de deixar seu Monza com a certeza de pegar um bloco STD NOVO e 0km. Como pode ver nos links que te passei, é a forma mais barata e eficiente. Porém, com a situação financeira apertada, entendo e concordo que o pacote fechado em cheques seria melhor, né...
Entendo que se for a noite, somente 3 quadras de distância, dá sim pra rebocar, cara... Tenta ai, poxa!
E sim, poste os resultados do andamento dessa recuperação de seu Monza. Estamos aqui na torcida!
Abraços,
Robson Lott
Sim, moro em Curitiba, mas sou belorizontino, e morei aí desde que nascí até meados de 2013. Depois me mudei pro Ecuador e agora tô na capital paranaense.
Por conta de problemas paralelos, quaaaaaaaase que eu tive que "subir" de Curitiba pra ai amanhã. Mas não foi necessário. Depois veja no meu tópico a "novela" q tô passando com meu Monza: viewtopic.php?f=33&t=32158&p=408890 Se eu tivesse q ir à BH, te dava uma força pra rebocar seu carro, pois meus pais (e onde morei) tb tão no oeste - Grajaú!

Cara, entendo e ja estive em seu lugar. Em meados de 2008, na cidade de Uberaba, eu tinha um Monza Class que fundiu o motor comigo na rua. E tive que fazer o mesmo que vc, apelando pra "fazer" tudo no lugar de comprar um novo. A compra de um bloco novo é uma forma de deixar seu Monza com a certeza de pegar um bloco STD NOVO e 0km. Como pode ver nos links que te passei, é a forma mais barata e eficiente. Porém, com a situação financeira apertada, entendo e concordo que o pacote fechado em cheques seria melhor, né...
Entendo que se for a noite, somente 3 quadras de distância, dá sim pra rebocar, cara... Tenta ai, poxa!
E sim, poste os resultados do andamento dessa recuperação de seu Monza. Estamos aqui na torcida!
Abraços,
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Re: Ressuscitação GL 93/94
Legal!! Robson, Grajaú é pertinho daqui mesmo, seria próximo a Av Silva Lobo ou Barão H. de Melo né.. vou ler seu tópico sim.
Veja só o que me aconteceu, estava combinado com um cara de uma Kombi que iria puxar o carro pra mim, estava praticamente tudo combinado, quando ele me perguntou que carro que eu tinha, respondi, -Monza. Na haora ele disse "sem chances amigo" minha kombinha não aguenta puxar um monza!!!
fiquei muito chateado, mas enfim, Deus é maior. Tenho um amigo que tem uma Veraneio daquelas antigonas, que a alavanca de marcha é no volante, ele vai puxar pra mim 5:00 hrs da manhã quando ele sai pra trabalhar e colocar na porta do mecânico!! esperemos que dê tudo certo.
Veja só o que me aconteceu, estava combinado com um cara de uma Kombi que iria puxar o carro pra mim, estava praticamente tudo combinado, quando ele me perguntou que carro que eu tinha, respondi, -Monza. Na haora ele disse "sem chances amigo" minha kombinha não aguenta puxar um monza!!!

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Re: Ressuscitação GL 93/94
Graças a Deus, hoje pela manhã consegui rebocar o Monzão até a porta do mecânico, que a este momento ja deve estar tirando o motor dele. Espero que ate o final da tarde ja conseguimos mandar pra retifica. Já Já posto umas fotos do garotão.