henry_ escreveu:humm vou ver pra fazer isso no meu porque no para-para do transito ta subindo mto rápida a temperatura dele, só não entendi direito como ligar mas amanhã dou uma olhada na ligação do original
Na ventoinha principal do seu carro existe um 12V e um negativo. Identifique o 12V (só tem corrente nesse fio , qd o relé atraca), geralmente é um fio de cor preta, preta/vermelho...o negativo quase sempre é o marrom. Faça uma emenda no fio positivo da ventoinha principal, e puxe até um relé auxiliar de 4 pinos. Ligue esse fio no pino 86 do relé; no pino 30 ligue o 12V vindo direto da bateria, no 85 ligue o aterramento (-) (pode fazer o aterramento na lataria mesmo) e o 87 é o fio que vai sair do relé pro 12V da ventoinha auxiliar. O outro fio da ventoinha é só aterrar, na lataria mesmo...
basicamente é isso.
Valeu malagolas... to usando na diária o opala. Mas o porco do dono anterior, trocou todos os itens da suspensão, mas colocou peças de má qualidade, DRIVEWAY.... Resultado, o pivô quebrou e a roda caiu... por sorte eu estava a 15km/h no máximo...E mais sorte ainda, foi o Amigo Raphael, que é aqui do fórum, chegou em menos de 5 minutos e me ajudou a resolver o problema, logo em seguida outro amigo chegou pra ajudar também, colocamos no reboque (num sufoco) e levamos pra oficina.... Troquei os dois pivôs do lado direito (lado do acidente) e coloquei original, TRW... Porém, fiquei com medo, e vou realizar a troca dos pivôs do lado esquerdo também, pois certamente já estão comprometidos...Malagoli escreveu:Eiiita filé! Cada dia que passa o Opalão fica mais bonito heim!?
Aqui anda o contrário, cada dia que passa o Uninho R está ficando pior mecãnicamente. Foi um erro ter colocado aquele carro pra aguentar batente diário de frota, jaja teremos que trocar a mecânica (Motor, Caixa e Suspensão) ... mas faz parte, um dia eu coloco tudo zero de novo. O mais complicado ele tem de sobra, estrutura, rs
Abraço, parabéns ae.. tá ficando lindo o clássico.
O bixo com a frente arriada no chao (DUVIDO QUE ISSO ACONTEÇA COM O MONZA, MONZA É O CARROOO!):

EU acho que isso é um defeito de projeto de alguns carros, com opala, d-20, etc... Pois o peso do carro é completamente suportado pelo pivô inferior, daí o Zé ruela do ex-dono, fazendo economia porca, coisa de 10~15 reais no máximo, coloca uma peça de péssima qualidade... E deu no que deu, ainda bem que eu estava super devagar e não aconteceu nada, nem o para-lamas amassou.. P/ vcs terem idéia, os dois pivôs TRW, custaram apenas 66 reais!

Mas é isso ai..