consumo com a/c

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: consumo com a/c

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Encontrei a postagem sobre um teste de consumo de combustível com o carro em diversas situações. Ele foi postado pelo usuário Marcelo, engenheiro que atuou na área de combustível e lubrificantes da Petrobrás, ex dono de rede de oficinas, dono de uma frota de carros antigos, participante do fórum sobre Fiat Uno no Orkut, do qual eu faço parte, pois sou o feliz proprietário de um carrinho desses, além do Monza:

"Consumo do Fire em laboratório
Amigos do Uno

Nesta semana auditei um experimento no Centro de Pesquisas da Petrobrás, no RJ.

Foi um procedimento para levantamento do acréscimo do consumo de gasolina com velas gastas, filtro de ar entupido, pneus murchos, etc.

Achei bastante conveniente porque o carro de testes foi justamente um ...Uno Fire.

Seguem os resultados:

-Velas Gastas
As velas originais foram substituídas por unidades com 20.000 km rodados em outro motor idêntico, que jamais haviam sido limpas nem reguladas. Estavam com abertura menor que a especificada.

Acréscimo de consumo: 7,49%

-Filtro de ar obstruído
O filtro de ar original foi trocado outro qe rodara também 20.000km em outro carro igual, sem jamais ter sido limpo.

Acréscimo de consumo: 6,20%

-Rodagem em "banguela"
Todos os testes foram efetuados em dinamômetro. Foi simulada a rodagem em descidas com o carro engrenado e desengrenado.

Conforme já fora discutido em outros tópicos, o consumo em "banguela' é ligeiramente maior que engrenado, em carros com injeção eletrônica, mas dessa vez foi porrível mensurar o consumo.

Acréscimo de consumo: 5,19%

-Pneus murchos
Essa é para quem tem preguiça de medir a pressão dos pneus uma vez por semana, ou quando o tempo esfria.

Foi feita a avaliação com 6 libras a menos em cada pneu ( e pensar que tem gente qe roda com 10 libras a menos)

Acréscimo de consumo: 17,80%

-Janelas abertas
Esse teste não foi em dinamômetro (obviamente), por isso o resultado não pode ser comparado diretamente com os demais, mas serve como referência.

O carro rodou em pista plana, em velocidade constante, com as duas janelas totalmente abertas (coisa muito comum lá no RJ)

Acréscimo de consumo: 9,35%

-Carro com 4 passageiros
Simulou-se o peso de mais 3 passageiros (225kg). Claro que é melhor rodarem 4 pessoas em um Uno do que 4 pessoas em 4 carros separados.

Mas isso serve para aqueles que "esquecem" a tralha da pescaria no porta-malas, ou que carregam uma baita caixa de ferramentas no porta-malas.

Acréscimo de consumo: 10,80%

-Tudo junto
Esse teste foi feito por curiosidade, não fazia parte do experimento.

Primeiro rodei sozinho pelo CENPES, com uma bureta presa na janela do passageiro e ligada diretamente na bomba elétrica, lá atrás.

Depois, instalamos as velas gastas, o filtro sujo (pegamos de volta no lixo...hehehe), esvaziamos os pneus em 6 libras, entramos em 4 no carro (eu guiando, pra variar) e abrimos as 4 janelas.

Saímos passeando por dentro do CENPES, mais ou menos pelo mesmo circuito ( é tudo plano mesmo...)

É isso aí pessoal, agora o pessoal que fica na dúvida porque seu carro faz 8 km/l enquanto o do

vizinho faz 11 já pode fazer sua avaliação.

Acréscimo de consumo: impressionantes 44,41% !!

Marcelo."

Se o consumo aumentar de fato 9,35% com janelas abertas, como indicou o teste, e um carro com ar condicionado ligado aumenta o consumo de combustível em 10%, acho que no final haverá um empate :)

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Carlinho
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Carlinho »

vinicius cabral escreveu:De fato com o ar ligado, todo veículo automotor consome no máximo 10% a mais, isto porque há uma pequena queda de energia que antes era entregue ao motor pelo sistema de alternação de corrente, vulgo alternador, e agora possui mais um equipamento pesado a alimentar mesmo que o alternador e bateria sejam potentes, há sempre um espécie de sobre carga no sistema e o motor então será preciso exigir mais dele. Consequentemente, exigindo mais do motor, exige-se mais de combustivel....Isto é fato verídico....As vezes pode passar imperceptível aos olhos e critérios do condutor pois o cálculo de consumo com ar ligado sempre deve ser feito dentro de cidade e nunca estrada pois na estrada mantem-se a velocidade uniforme e não há esforços por conta do motor....Lembrem-se, somente na cidade.....Na estrada praticamente não gastará mais combustivel tendo o ar ligado....

Estranho porque quando ligo o a/c na estrada sinto que o carro perde muita potencia principalmente em subidas e ao desliga-lo o carro deslancha voltando a sua potencia normal :?: Com o ar desligado para manter 100km/h numa estrada plana basta encostar o pé no acelerador e o marcador de consumo fica bem la embaixo, mas para manter a mesma velocidade ao ligar o a/c é preciso pisar até o marcador de consumo chegar quase ao meio. :smt017
Será que só o meu é assim? :smt005
Imagem

MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlinho, sinceramente, no meu Monza (e no que eu tinha antes desse) eu não consigo perceber diferença com, compressor acoplado ou não, no desempenho do carro.
No Chevette que eu tinha antes dava para perceber, mas era um motor 1.4 carburado.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
weuller

Mensagem não lida por weuller »

Carlinho escreveu: Estranho porque quando ligo o a/c na estrada sinto que o carro perde muita potencia principalmente em subidas e ao desliga-lo o carro deslancha voltando a sua potencia normal :?: Com o ar desligado para manter 100km/h numa estrada plana basta encostar o pé no acelerador e o marcador de consumo fica bem la embaixo, mas para manter a mesma velocidade ao ligar o a/c é preciso pisar até o marcador de consumo chegar quase ao meio. :smt017
Será que só o meu é assim? :smt005
Mas isso com os vidros fechados não é mesmo?

Ou quando vc desligou o ar vc abriu totalmente os vidros? Porque no meu quando eu abro os vidros praticamente o carro fica pesadão!
Carlinho
Membro GL (Ní­vel 2)

Olha Weuller , o carro fica tão pesado com o ar ligado que nas subidas maiores tenho que desligar o ar se não a velocidade cai muito.Mas ao desligar mantenho os vidros fechados até terminar a subida e depois ligo novamente. :smt024
Imagem

Diego Paiva
MODERADOR
Estado: Ceará-CE
Ano: 1996

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Carlinho escreveu:Olha Weuller , o carro fica tão pesado com o ar ligado que nas subidas maiores tenho que desligar o ar se não a velocidade cai muito.Mas ao desligar mantenho os vidros fechados até terminar a subida e depois ligo novamente. :smt024
Seu ar é adaptado? Pois no monza com Ar original, caso haja a necessidade de mais potencia, a central de injeção desliga o compressor por alguns segundos, para que assim o carro "recupere o folego".... :smt023
Numa subida, por ex, se vc precisar de mais potencia... a central manda desligar o compressor, dai o monzão vai embora.

Em relação ao consumo, noto pouquissima difernça. Sem o ar, ele faz em média 8~8.5km/l. Com o ar 7.5~8 km/l... vai depender do pé.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
LeoVL
Membro GL (Ní­vel 2)

Mensagem não lida por LeoVL »

Nossa sou novo de carro e fikei impressionadissimo com isso!!!!!!!!
Interessante demais obrigado por ter postado pra gente......

Caramba eu tenho mt o que aprender aindah ahahhahaha mas agora eu vo calibrar meus pneus sempre!!
MONZA SL/E 88(um ano mais novo que eu ^^) 4P, AC, DH Trava, vidros e retrovisor elétrico...

Nos carros de hoje em dia...o único item de série é o motor ahahahahahah
Carlinho
Membro GL (Ní­vel 2)

Diego Paiva escreveu:
Carlinho escreveu:Olha Weuller , o carro fica tão pesado com o ar ligado que nas subidas maiores tenho que desligar o ar se não a velocidade cai muito.Mas ao desligar mantenho os vidros fechados até terminar a subida e depois ligo novamente. :smt024
Seu ar é adaptado? Pois no monza com Ar original, caso haja a necessidade de mais potencia, a central de injeção desliga o compressor por alguns segundos, para que assim o carro "recupere o folego".... :smt023
Numa subida, por ex, se vc precisar de mais potencia... a central manda desligar o compressor, dai o monzão vai embora.

Em relação ao consumo, noto pouquissima difernça. Sem o ar, ele faz em média 8~8.5km/l. Com o ar 7.5~8 km/l... vai depender do pé.

O a/c é original de fabrica ,mas não tem essa intervenção da central desligando o compressor automaticamente afim de liberar potencia para o motor. :smt017
Talvez seja porque meu monza é mais antigo ,ano 93. :(
Imagem

Responder