freio de mão não funciona

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
sossa
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: freio de mão não funciona

Mensagem não lida por sossa »

Imagem
desculpe as fotos
Imagem
Imagem
vc ta vendo esta muito frouxo!!!!e ñão aparenta estar arrebentado pq se vc puxa-lo na mão ele estica mais não sai!!!!
monzão 87 classic 2 portas completo ta cansadinho mais to acabando a reforma vai fica ser o bicho!!!!! vai ficar bonito e agora um astra 96 gls belga completo tambem cansadinho!!!
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Na terceira foto, mostra onde a capa do cabo fica fixada na carroceria e onde a capa se quebra. Não dá para perceber se a capa do cabo quebrou, pois a foto está um pouco fora de fóco. Mas verifique se neste ponto a capa prende para frente do carro, ao puxar a alavanca do freio de mão.
Caso esse ponto esteje bom, para folga do cabo, pode ter quebrado ou se soltado lá dentro da roda, onde se prende no "patim" de freio da lona. O cabo maior (o freio de mão do Monza tem 2 cabos) sai da alavanca de freio e, em cima do eixo traseiro, tem a conexão para o cabo da roda traseira esquerda (verifique também se não há algo errado por aí) e vai direto para ser conectado a roda traseira direita.

Ao soltar o tambor das rodas traseiras, verifique também se o compensador de desgaste das lonas não estão com problemas, ou montado de forma errada.

O sistema de freios não é complicado. É só usar a lógica e o bom senso, que fica fácil de entender. Assim se faz a avaliação do problema para depois ter a solução.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
sossa
Membro GL (Ní­vel 2)

Carlos A. Freire escreveu:Na terceira foto, mostra onde a capa do cabo fica fixada na carroceria e onde a capa se quebra. Não dá para perceber se a capa do cabo quebrou, pois a foto está um pouco fora de fóco. Mas verifique se neste ponto a capa prende para frente do carro, ao puxar a alavanca do freio de mão.
Caso esse ponto esteje bom, para folga do cabo, pode ter quebrado ou se soltado lá dentro da roda, onde se prende no "patim" de freio da lona. O cabo maior (o freio de mão do Monza tem 2 cabos) sai da alavanca de freio e, em cima do eixo traseiro, tem a conexão para o cabo da roda traseira esquerda (verifique também se não há algo errado por aí) e vai direto para ser conectado a roda traseira direita.

Ao soltar o tambor das rodas traseiras, verifique também se o compensador de desgaste das lonas não estão com problemas, ou montado de forma errada.

O sistema de freios não é complicado. É só usar a lógica e o bom senso, que fica fácil de entender. Assim se faz a avaliação do problema para depois ter a solução.

Abs,

Carlos Freire
eu vou olhar então o tambor da roda pq o segundo cabo o que fica perto do eixo tamb esta bom deve ser na roda mesmo!!!! o pior e que eu troquei as rodas do meu carro na segunda e podia ter visto isso mais tudo bem :smt005 vou ver de novo!!!!!!
monzão 87 classic 2 portas completo ta cansadinho mais to acabando a reforma vai fica ser o bicho!!!!! vai ficar bonito e agora um astra 96 gls belga completo tambem cansadinho!!!
Wagner
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por Wagner »

Olá SOSSA!

Se nada deu certo, tente o sequinte:

a) coloque o carro num elevador com uma pessoa dentro,
b) fique em baixo do carro e solicite que a pessoa acione o freio de mão vagarosamente, várias vezes
c) verifique se todo o circuito de cabo se movimenta inclusive o "equalizador de freio" que fica sobre o eixo traseiro, conforme a fig. 1
d) caso todo esse conjunto se movimente, significa que está faltando equalizar o sistema. Observe uma porca do lado esquerdo do equalizador, é através dela que se faz o ajuste.

Está novinho assim pois o cabo quebrou junto a roda por ferrugem há uns três meses.
Espero ter ajudado.

fig. 1

Imagem
Imagem

fig. 2

Imagem
Imagem

Saudações democráticas a todos, Wagner.

Observando melhor sua última foto, acho que já entendi o que está errado. Observe a foto da fig. 3 e compare com a sua última, talvez seja ai o problema.

fig. 3

Imagem
Imagem

Este peça fica próximo ao silencioso.

esta é a conexão entre o tirante, que tem na ponta a forma de um "T" com o cabo de aço que tem uma "bola" na ponta do cabo de aço.
Se vc. possui o CEP2006 esta peça em forma de "S" chama-se conexão do cabo do freio, e se conecta ao "tirante da haste do freio e ao cabo"

:smt020
Editado pela última vez por Wagner em 12 Dez 2008, 09:36, em um total de 1 vez.
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
Falta consertar o ar condicionado.
sossa
Membro GL (Ní­vel 2)

Wagner escreveu:Olá SOSSA!

Se nada deu certo, tente o sequinte:

a) coloque o carro num elevador com uma pessoa dentro,
b) fique em baixo do carro e solicite que a pessoa acione o freio de mão vagarosamente, várias vezes
c) verifique se todo o circuito de cabo se movimenta inclusive o "equalizador de freio" que fica sobre o eixo traseiro, conforme a fig. 1
d) caso todo esse conjunto se movimente, significa que está faltando equalizar o sistema. Observe uma porca do lado esquerdo do equalizador, é através dela que se faz o ajuste.

Está novinho assim pois o cabo quebrou junto a roda por ferrugem há uns três meses.
Espero ter ajudado.

fig. 1

Imagem
Imagem

fig. 2

Imagem
Imagem

Saudações democráticas a todos, Wagner.

Observando melhor sua última foto, acho que já entendi o que está errado. Observe esta foto e compare com a sua última, talvez seja ai o problema.

fig. 3

Imagem
Imagem

Este peça fica próximo ao silencioso.

esta é a conexão entre o tirante, que tem na ponta a forma de um "T" com o cabo de aço que tem uma "bola" na ponta do cabo de aço.
Se vc. possui o CEP2006 esta peça em forma de "S" chama-se conexão do cabo do freio, e se conecta ao "tirante da haste do freio e ao cabo"

:smt020
então essa peça fig 3 está boa tanto que ela está foruxa
Imagem
eu ja fiz isso que vc me falou essa peça que vc falou perto do eixo esta boa só que quando eu puxo o freio de mão o sistema todo se estica porem não o suficiente para faze-lo freiar e por isso que eu acho tão estranho
Hááá!!!! eu vou tirar uma foto igual vc tirou de traz do eixo para vc ver!!!!
Wagner
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagem não lida por Wagner »

Olá, bom dia!

Bom se todo o sistema se movimenta, isto significa que: ou os cabos dentro dos tambores estão soltos ou o equalizador precisa ser ajustado como falei. Antes do passo a passo abaixo, verifique como o, Carlos Freire falou, se o cabo dentro dos tambores está solto, coloque-os no lugar antes de ajustar o "equalizador".

1) Coloque a alavanca do freio de mão na posição mais baixa possível (freio desativado),
2) vá equalizando até que o todo o cabo fique tensionado,
3) verifique se após isto as duas rodas estão soltas,
4) puxe a alavanca do freio contando 2 cliks,
5) verifique novamente as rodas se já comessam a rodar com dificuldade,
6) caso ainda estejam rodando livres, solte a alavanca novamente, e equalize mais um pouco,
7) repita o passo a passo até que com a alavanca no segundo clik as rodas fiquem presas.
8) caso haja diferença de "pressão" entre as rodas, na que estiver mais solta ajuste-a através da regulagem independente de cada roda que fica no tambor, ajustando com uma chave de fenda através de um furo que tem no tambor no lado oposto a roda. fig.4

fig. 4
Imagem
Imagem

Obs.: Esta foto não é minha, estou tentando encontrar o tópico de onde a tirei, para dar os devidos créditos mas não estou localizando. (desculpas ao autor da foto, mas foi por uma boa causa; ajudar os monzeiros) :?:

Obs. Não se esqueça de baixar o CEP2006, tem aqui no site, facilita muito.

espero ter ajudado, fico no aguardo, Wagner. :smt020
Monza SL/E EFI 92 2.0 Gasolina, ar,dh,ve, te cor AZUL lindão!
Falta consertar o ar condicionado.
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

vlw wagner bem lembrado! esse tutorial eu tinha feito a um tempo atraz realmente se precisa fazer use ele que nao tem erro explica bem o processo. nele tem como troca as sapatas,fazer regulagem do patins,etc so nao tem a regulagem do freio de mao no tutorial.

link
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?f=14&t=423
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
sossa
Membro GL (Ní­vel 2)

gente valeu mais uma vez pela ajuda e sobe essa foto que vc colocou eu até entendo um pouco e vou dar uma olhada sem falta amanha e posto as fotos e eu tambem tirei umas fotos para vc ver !!!!!
descilpe mais estou com problemas para colocar as fotos depois eu vou posta-las
Responder