Re: marcha pula so na 3º
Enviado: 11 Mai 2010, 18:40
Nas caixas modernas, onde as engrenagens estão sempre engrazadas (encaixadas), o que impede que uma marcha escape são pinos (ou esferas) carregados por molas, que atuam nos eixos seletores, travando-os na posição depois que se engata a marcha.
É por isso que geralmente qdo a 1ª marcha começa a 'escapar', a 2ª também escapa, pois o eixo seletor dessas duas marchas é o mesmo.
Idem para 3ª e 4ª.
Qdo ocorre um problema num desses pinos ou esferas, emperrando ou sua mola quebrando, acontece o escape.
Qdo escapa a 3ª e não escapa a 4ª, aí pode ser problema de regulagem do trambulador, o que faz com que o pino não encaixe direito no eixo seletor.
Então, antes de abrir uma caixa e retificar engrenagens, é bom verificar os pinos ou esferas, que geralmente são acessados por fora da caixa.
Eu não conheço bem a caixa do Monza, mas olhando-se no catálogo de peças, dá para ver que esses pinos retentores (com suas molas) existem e ficam naquela parte intermediária da caixa, próxima da tampa.
Para ter acesso a eles é só remover uns bujões na referida parte da caixa.
Por outro lado, engrenagens gastas provocam ruídos na caixa de câmbio com motor em funcionamento.
No meu antigo Chevette, qdo começaram a escapar a 3ª e a 4ª marchas, foi só substituir a mola da esfera retentora do eixo seletor dessas marchas que o problema acabou. O ruim foi ter de baixar a caixa, pois no Chevette é dificil mexer com ela no lugar, e achar a mola, que encontrei só no ferro velho.
Abraços
É por isso que geralmente qdo a 1ª marcha começa a 'escapar', a 2ª também escapa, pois o eixo seletor dessas duas marchas é o mesmo.
Idem para 3ª e 4ª.
Qdo ocorre um problema num desses pinos ou esferas, emperrando ou sua mola quebrando, acontece o escape.
Qdo escapa a 3ª e não escapa a 4ª, aí pode ser problema de regulagem do trambulador, o que faz com que o pino não encaixe direito no eixo seletor.
Então, antes de abrir uma caixa e retificar engrenagens, é bom verificar os pinos ou esferas, que geralmente são acessados por fora da caixa.
Eu não conheço bem a caixa do Monza, mas olhando-se no catálogo de peças, dá para ver que esses pinos retentores (com suas molas) existem e ficam naquela parte intermediária da caixa, próxima da tampa.
Para ter acesso a eles é só remover uns bujões na referida parte da caixa.
Por outro lado, engrenagens gastas provocam ruídos na caixa de câmbio com motor em funcionamento.
No meu antigo Chevette, qdo começaram a escapar a 3ª e a 4ª marchas, foi só substituir a mola da esfera retentora do eixo seletor dessas marchas que o problema acabou. O ruim foi ter de baixar a caixa, pois no Chevette é dificil mexer com ela no lugar, e achar a mola, que encontrei só no ferro velho.
Abraços