Interruptor do radiador... Cebolão

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
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Carlos A. Freire
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Re: interroptor do radiador..cebolão

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

mausan escreveu:Então Carlos

Acho que nosso colega (antigo dono) retirou a termostática, como aconteceu com o outro rapaz que postou antes.
Nisso fica aberto direto, e quando esquenta um pouquinho, a ventoinha já liga e abaixa de novo.
Quando tive o outro monza.... faz tempo, ele sempre trabalhou na faixa do meio até um pouquinho pra cima. Por isso estranhei agora.
E o consumo tá lá em cima
Vou colocar a termostática, conforme tutorial que peguei no kadetteiros.com.
Seria legal fixar este tópico do kadetteiros, pois é a messsma coisa do monza e muito fácil de fazer.

http://www.kadetteiros.com/forum/viewto ... 322c4893e9

Abraços
Mauro,

com o carro andando em velocidade constante, a falta da válvula termostática deixará o motor frio, mas, em trânsito congestionado, ou com o carro parado, a temperatura do motor deve ser a mesma, como se tivesse com a válvula termostática. Ou seja, com o carro parado, a ventoinha deve acionar próximo do meio de escala do marcador. Contudo, se já identificou a falta da termostática, faça a reposição da peça o mais rápido possível.

Abs,

Carlos Freire
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José Leal
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Re: interroptor do radiador..cebolão

Mensagem não lida por José Leal »

Amigos, pegando um gancho nesse tópico:

Levei meu carro para fazer o scan da IE dele, pois como disse em outro tópico, meu carro tava bebendo demais. Descobri que o potenciômetro de CO estava totalmente fora da escala (no scan estava falando que o ideal é entre 1,4V e 2,0V, e o meu potenciômetro estava marcando 1,12V...).

Mas minha dúvida é a seguinte: a ventoinha disparou com a temperatura em 101,0°C e a temperatura baixou até 90,5°C (a ventoinha tinha desligado por volta de 94,5°C). Esses valores estão ideais? No painel, acende as barrinhas até o meio da escala.

Um abraço e até mais.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: interroptor do radiador..cebolão

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

José Leal, o ideal é passar um analisador de gases no seu carro.
Ainda mais que vc está achando que ele está gastão.
Assim vc terá certeza de que a regulagem do potenciômetro está ideal.
A regulagem através da medição de voltagem (ideal 2 volts no Monza a gasolina e 1,5 volts no Monza à álcool, medidos no fio azul, é mais um 'quebra-galho').

AJUSTE DE ÍNDICE DE CO²:
- Ligar o motor e deixar aquecendo até a ventoinha entrar;
- Ligar o analisador de gases no escapamento;
- Jumpear os pinos A e B do conector de diagnósticos. Fazendo isso, acenderá a luz de anomalia da injeção e a ventoinha irá para a velocidade alta (se tiver 2 velocidades) e o módulo entrará em modo de ajuste de CO².
- Ajustar, com uma chave de fenda, o potenciômetro, até conseguir 1% de volume.

Abraços
Luiz Carlos
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José Leal
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Re: interroptor do radiador..cebolão

Mensagem não lida por José Leal »

Opa, não sabia sobre como é o procedimento de análise de CO. Muito bem explicado!

Mas minha dúvida é sobre a temperatura do motor, se está no ideal. Por acaso vc pode me tirar essa dúvida?

Até mais.
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mausan
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Re: interroptor do radiador..cebolão

Mensagem não lida por mausan »

tem como colocar uma foto desse potenciometro.

att

Mauro
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Re: interroptor do radiador..cebolão

Mensagem não lida por José Leal »

Mauro, tá aqui:
Imagem

No meu carro, ele fica aí. Mas, na maioria, fica alí mesmo nessa região, mas na parede lateral do cofre do motor.

É só vc dar uma olhada alí que vc verá.

Até mais.
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Raphael Ventura
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Re: interroptor do radiador..cebolão

Mensagem não lida por Raphael Ventura »

Sinceramente, tenho medo da valvula termostática, meu carro não tem, em contra-partida demora muito para esquentar, eu fico parado dentro de casa pelo menos uns 5 minutos aquecendo em 1000rpm antes de sair, pelo menos até que o ponteiro da temperatura apareça na escala... e rodo bem na maciota enquanto ele ainda está no azul, também não gosto muito do cebolão original do monza acionando a ventyuinha em 92, no meu caso, não sei porque, meu carro esquenta um pouco mais q o normal quando ligo o ac, por exemplo, minha ventuinha dispara mais ou menos conforme eu tentei explicar abaixo
----
VERMELHO
-------


------MEIO

____AQUI

-------
FRIO
--------

Caso eu use o ac, a temperatura chega bem mais próximo do meio, e se eu usasse o cebolão original e a vt, ao ligar o ac com a temperatura no meio, ela chegaria próxima ao vermelho, falando nisso quando eu não uso o ac e estou em transito normal, 70, 80km, dificilmente a ventuinha arma, e a temperatura fica sempre no início da escala após o frio, meu cebolão é 86-76 senão me falha a memória... eu que já tive um carro com problema crônico de super-aquecimento, sei bem o que é isso... fiz cabeçote 2x troquei cebolão, troquei o painel, troquei radiador, só usava fluido e mesmo asssim super-aquecia em transito normal, tambem pq não tinha ventuinha elétrica era a mecanica acionada pelo eixo do motor...
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Re: interroptor do radiador..cebolão

Mensagem não lida por mausan »

Olha, no meu caso com a termostática o carro melhorou muito.
Anda melhor, arma e desarma normalmente, a agua está com fluido e na escala ela trabalha mais frio que o motor a gasolina, não chega nem na metade.
Fora que o consumo melhorou e muito.

Abraço

mauro
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