Página 2 de 3
Re: Filtro de ar Esportivo!
Enviado: 15 Ago 2008, 16:03
por TheRipper
José Leal escreveu:TheRipper escreveu:O sistema Multec não usa IAT, pois teoricamente a temperatura do ar da admissão é sempre constante, por causa do coletor aquecido. Na prática não é bem assim, mas acaba funcionando.
Aproveitando o assunto: se eu trocar aquela panela em cima do motor por uma mufla e uma caixa de filtro de ar, com captação de ar pelo paralamas, eu teria algum ganho, ou só seria mais estético/funcional? Estava pensando em fazer isso...
Até mais.
Num motor todo original, não vale a pena fazer nenhum tipo de modificação nesse sentido, pois se houver ganho, será irrisório. Melhor deixar como está

Re: Filtro de ar Esportivo!
Enviado: 15 Ago 2008, 16:32
por 500EF
TheRipper escreveu:Num motor todo original, não vale a pena fazer nenhum tipo de modificação nesse sentido, pois se houver ganho, será irrisório. Melhor deixar como está

:smt023
Re: Filtro de ar Esportivo!
Enviado: 15 Ago 2008, 16:44
por Marcell 500 EF
500EF escreveu:TheRipper escreveu:Num motor todo original, não vale a pena fazer nenhum tipo de modificação nesse sentido, pois se houver ganho, será irrisório. Melhor deixar como está

:smt023
Sem falar na sujeira que os esportivos baratos deixam passar, filtrando até 8x menos que um filtro original.
Re: Filtro de ar Esportivo!
Enviado: 15 Ago 2008, 18:52
por José Leal
TheRipper escreveu:Num motor todo original, não vale a pena fazer nenhum tipo de modificação nesse sentido, pois se houver ganho, será irrisório. Melhor deixar como está

Valeu pela dica! :smt023
Re: Filtro de ar Esportivo!
Enviado: 15 Ago 2008, 19:56
por andre.nizer
alguns procuram um barulho diferente.... eu ateh pensei nisso tb.... simlêncio no escape e barulho no filtro.... massss
o monza não dah diferença alguma...
Re: Filtro de ar Esportivo!
Enviado: 17 Ago 2008, 10:42
por alquini
Ai galera!!!
Ja vi que o assunto filtro esportivo tem bastante polemica, tem muitos pros e contras.
O que eu posso dizer a respeito da adaptação que eu fiz é o seguinte:
Meu carro tem GNV, após o filtro instalado levei num especialista em GNV para regular a nova mistura AR-GNV, o q ele disse foi:
O teu carro vai andar um pouco a mais e gastar mais tbm. Foi isso exatamente que aconteceu, o caro está andando legal no GNV mas ta gastando em torno de 10-15% mais de gnv.
Na gasolina nao andei muito pra poder dizer algo a respeito, mas nao penso que vai haver grandes mudanças a nao ser o ronco que fica mais encorpado, esse foi um dos motivos que me fez instalar o filtro, além da estética que melhorou bastante.
Em relação ao ar quente nao vi problema nenhum ainda. Pois o GNV é aquecido pela água do motor dentro do Redutor de pressão (Certo Cleber?)
O que pode acontecer(eu acho) é superaquecimento do motor por causa do ar quente que o filtro esportivo está captando, se acontecer vou ter que reposicionar o filtro em outro local. Comprei a melhor marca de filtro nacional (Race Chrome) para nao ter problemas com sujeira.
Acho q é isso....se alguem tiver mais algum assunto ai vamos discutindo!!
Re: Filtro de ar Esportivo!
Enviado: 17 Ago 2008, 11:13
por Diego Paiva
Teve uma época que pensei em fazer isso, hehehe.... Mas, depois de ver a foto de como fica com filtro esportivo.... prefiro a marmitona em cima do motor :P
Só mexeria se fosse pra colocar MPFI :smt023
Re: Filtro de ar Esportivo!
Enviado: 17 Ago 2008, 22:42
por José Leal
alquini escreveu:Comprei a melhor marca de filtro nacional (Race Chrome) para nao ter problemas com sujeira.
Eu usava um desses num Palio. Muito bom mesmo e não é caro.
Acho que o filtro esportivo só fica bom em carros com Sonda Lâmbda (ou talvez, quem sabe, regulando perfeitamente o potenciômetro de CO). Explicando: Como o sistema de captação de ar é muito restritivo, ao colocar o filtro esportivo, o motor passa a "respirar" melhor. Assim, em carros com SL, ela detectaria esse acréscimo de oxigênio, entendendo que a mistura está pobre, e automaticamente aumentando a injeção de combustível. Então, aumentando-se o oxigênio e o combustível, acredito que há sim um ganho de potência, mas nada exagerado. Coisa de no máximo uns 4-5cv.
Já foi falado aqui sobre as SL comuns. Elas só ficam avisando para a central de IE que a mistura hora está rica, hora está pobre, por isso o valor lido por ela varia (geralmente de 0,1V até 0,9V). O TheRipper falou sobre uma sonda importada (e caríssima

) que envia uma informação precisa de como está a mistura. Mas isso não faz parte dessa conversa.
Quando vendi o Palio, coloquei novamente a cx do filtro original. Imediatamente ao dar a partida, saíu pelo escape aquele mal cheiro característico de catalisador, quando a mistura está muito rica.
Fica aí a minha experiência e minha opinião.
Até mais.