Filtro de ar Esportivo!

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
alquini
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1252
Registrado em: 06 Out 2007, 22:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Filtro de ar Esportivo!

Mensagem não lida por alquini »

Bom galera....depois de muito pesquisar e pesquisar e nao encontrar nada muito concreto, nada passo a passo de como instalar um filtro de ar no monzeco, eu decici meter a mão na massa.

Comprei uma tampa de pressurização com saida reta 90grau, da SPA turbo R$ 130.00
Filtro esportivo ja tinha comprado fazia tempo R$ 50.00
Precisei fazer uma adaptação com um pedaço de cano, para aumentar de 2" para 2" e mais um pouco pra encaixar no filtro R$ 15.00
Comprei uma mangueira de borracha para 2" R$20.00
2 abraçadeiras e um plug de latao(nao sei como se chama) para ligar na mangueira de retorno da tampa de valvulas R$ 10.00
É preciso um espaçador ou um pedaço de tubo bem fino pra ficar bem a tampa de pressurização.

Com um pouco de tempo e mao de obra ficou tudo pronto.
Imagem
Imagem

Se alguem quiser mais detalhes favor contatar no msn, tenho entrado pouco no forum.
Avatar do usuário
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1611
Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Filtro de ar Esportivo!

Mensagem não lida por mello3 »

E o ar quente do motor?
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
JOHNATHAS
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 49
Registrado em: 25 Jan 2008, 00:37
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Filtro de ar Esportivo!

Mensagem não lida por JOHNATHAS »

colquei no meu, nao vi muita diferença... :smt005
Monza2.0 89 classic AZULAO
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Filtro de ar Esportivo!

Mensagem não lida por José Leal »

mello3 escreveu:E o ar quente do motor?
Esse tem em excesso... não precisa daquele esquema em cima do coletor de escape.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
mello3
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1611
Registrado em: 27 Out 2007, 00:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Filtro de ar Esportivo!

Mensagem não lida por mello3 »

José Leal escreveu:Esse tem em excesso... não precisa daquele esquema em cima do coletor de escape.
Eu me refiro a admissão de ar quente...

Aquela peça tipo um protetor no coletor é pra mandar ar quente pro motor enquanto ele não está aquecido ainda...

[]´s
---
Atual Ford Ranger Limited 2020 3.2 Branca Diesel
Ex Monza SL/E 1992 2.0 Vermelho Álcool
Ex Monza SL/E 1987 1.8 Azul Álcool
Ex Monza GLS 1995 2.0 Azul Álcool
Ex Monza SL/E 1986 1.8 Vermelho Álcool
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Filtro de ar Esportivo!

Mensagem não lida por José Leal »

mello3, exatamente o que eu disse.

O filtro ficou mal posicionado, então pega ar quente sempre, por isso não precisa do "misturador" de ar (aquela portinhola controlada por vácuo, que fica em cima da proteção do coletor de escape).

Pra falar a verdade, não sei se o sistema EFI tem sensor IAT. Se tiver, o carro vai ficar fraco...

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Filtro de ar Esportivo!

Mensagem não lida por TheRipper »

José Leal escreveu:mello3, exatamente o que eu disse.

O filtro ficou mal posicionado, então pega ar quente sempre, por isso não precisa do "misturador" de ar (aquela portinhola controlada por vácuo, que fica em cima da proteção do coletor de escape).

Pra falar a verdade, não sei se o sistema EFI tem sensor IAT. Se tiver, o carro vai ficar fraco...

Até mais.
Realmente, ali está pegando ar mais quente do que com o filtro original. Certamente não ganhou nenhuma potência com essa modificação.

O sistema Multec não usa IAT, pois teoricamente a temperatura do ar da admissão é sempre constante, por causa do coletor aquecido. Na prática não é bem assim, mas acaba funcionando.
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Filtro de ar Esportivo!

Mensagem não lida por José Leal »

TheRipper escreveu:O sistema Multec não usa IAT, pois teoricamente a temperatura do ar da admissão é sempre constante, por causa do coletor aquecido. Na prática não é bem assim, mas acaba funcionando.
Aproveitando o assunto: se eu trocar aquela panela em cima do motor por uma mufla e uma caixa de filtro de ar, com captação de ar pelo paralamas, eu teria algum ganho, ou só seria mais estético/funcional? Estava pensando em fazer isso...

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Responder