Ventuinha só liga na 2ª velocidade.

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Diego Paiva
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Re: Ventuinha só liga na 2ª velocidade.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Pessoal, tirei a resistência do lugar e uni os dois fios que vão nela.... Armou o segundo estágio na hora....
Peguei o multimetro e medi a resistência.... deu continuidade, marcou 0.00 no multímetro....

Então montei tudo novamente, coloquei a resistência no seu lugar, com os fios ligados etc. Dai coloquei a central de injeção no modo de emergência(fazendo um jump nos conectores do modulo de injeção), na hora que liguei a ignição, o ventilador ligou no segundo estágio...
Mas quando eu desligo o plug do sensor de temperartura, o ventilador não liga! E acho que era pra ligar.... Apenas noto que o carro fica um pouco mais acelerado com o sensor desligado...Isso tá certo?


Valeu!
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José Leal
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Re: Ventuinha só liga na 2ª velocidade.

Mensagem não lida por José Leal »

Diego, como a gente tava conversando no MSN, fui lá e fiz esse equema de desligar o sensor de temp.

Como o carro tava frio, ao desconectar o sensor, o carro ficou acelerado. Daí tentei acelerar um pouco mais, acionando a alavanca onde passa o cabo do acelerador, e o carro afogou. Depois de uns 20 seg., é que a ventoinha disparou.

Fiz o reset da IE retirando o fusível. Quem sabe vc fazendo o reset resolve o problema?

Até mais.
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Carlos A. Freire
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Re: Ventuinha só liga na 2ª velocidade.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Diego Paiva escreveu:Pessoal, aproveitando o feriadão hoje.. resolvi dar uma geral no sistema de arrefecimento do monzão.
Troquei sensor de temperatura, coloquei água desmineralizada com aditivo, tirei o radiador para limpa-lo.... enfim, uma geral. Ficou muito bom, sem vazamentos, a ventoinha acionando certinho o primeiro estágio, show de bola.

MAS, ao ligar o AC, a ventolinha não ligou o segundo estágio, deixei o carro uns 15 min em marcha lenta e nada do segundo estágio acionar. Fiz uma "ponte" na resistência, unindo os dois fios, também não funcionou o segundo estágio.... desconectei a tomada do sensor de temperatura e nem assim o segundo estágio ligou :(

O que será que tá acontecendo????

Valeu! :smt023
Diego,

para entrar no segundo estágio com motor frio e AC ligado, esperimente acelerar por algum tempo, para aumentar a pressão no sistema do AC, ele tem que entrar o segundo estágio.

Ví em outra mensagem, que você soltou o conector do sensor de temperatura que fica no alojamento da válvula termostática e a ventuinha não armou? Nesta condição, a injeção entra em modo de emergência e deve acionar a ventuinha no segundo estágio.
O relê do primeiro estágio, deve estar conectado no módulo de injeção eletrônica no ponto A3 e o relê do segundo estágio no ponto C1. Talvez seria interessante verificar se nesses pontos estão mudando de nível, ou seja, para acionar o relê esses pontos passam para nível baixo ou aterrando para o relê atracar. Também pode ser medido nos relês nos pinos 85, sendo que os pinos 86 são de alimentação da bobina dos relês, 12v fusível N5 de 15A.

Abs,

Carlos Freire
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mello3
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Re: Ventuinha só liga na 2ª velocidade.

Mensagem não lida por mello3 »

Olhou o fusível?
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Diego Paiva
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Re: Ventuinha só liga na 2ª velocidade.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Pessoal, problema resolvido.... era só uma crostazinha nos conectores da resistência, hehehe...

Mas agora estou com outro problema.... a porcaria do radiador furou, hehehehhe(tô rindo pra não chorar) :smt010 Saí pra dar uma voltinha com o carro, todo feliz... quando paro o carro, vejo aquela água pingando :smt010 :smt011 Abro o capuz e me deparo com aquele esguicho no radiador, hehehe!

Tá com um furo na caixa preta do lado esquerdo...talvez tivesse algum sujinho tapando o buraco.... acho que era por ai que tava baixando água.... pq de 10 em 10 dias eu tinha que completar com uns 300ml....

Como não gosto de gambiarras, estou pensando em comprar um radiador novo.... eu sei que dá pra ajeitar o meu, trocando a caixa lateral.... Mas, sei lá, acho que não vale à pena.... vai que o radiador fura de novo em outro lugar, ai lá vai mandar consertar de novo, mais gasto, no fim das contas acaba gastando o valor de um radiador novo, heheheh... No meu ponto de vista não compensa....

Mas a questão é a seguinte, qual marca devo comprar? O que tá no meu carro é VALEO.
Posso comprar o VALEO... ou é melhor comprar outro? Na net achei um tal de VISCONDE por R$148,00, será que presta?

MAis uma vez agradeço pela ajuda.

Abraço! :smt023
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José Leal
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Re: Ventuinha só liga na 2ª velocidade.

Mensagem não lida por José Leal »

Diego, quando mandei arrumar meu radiador, lá na casa eles trabalhavam com esse Visconde. Para lhe falar a verdade, eu não conheço muito essa marca. Como a mais conhecida é a Valeo, vai ao seu gosto.

Até mais.
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Diego Paiva
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Re: Ventuinha só liga na 2ª velocidade.

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Liguei nas casa de peças agora pela manhã, e, achei o visconde por 160 e o valeo por 188. Um rapaz que trabalha com radiadores me falou que o visconde é melhor, refrigera mais, pq é mais largo :? Isso procede?

Aguardo uma resposta dos amigos... pra comprar logo o radiador.

Abraço!
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Carlos A. Freire
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Re: Ventuinha só liga na 2ª velocidade.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Diego,

o radiador original de fábrica do Monza de 91 a 96 (tubarão), é da marca Delphi. Ele é do tipo "brasado". O problema é encontrar um radiador da Dephi para reposição e, quando se encontra, custa muito caro.
Tive esse mesmo problema em julho do ano passado. Procurei o Delphi e não encontrei, verifiquei a possibilidade de um distribuidor Dephi encomendar para mim, mas na época custaria R$440,00. Achei um radiador original GM (Delphi) na concessionária Disbrasa aqui em São Paulo-SP e custaria R$350,00 (útima peça), fui buscar... estava torto... pintado e com aspecto de recondicionado, deixei para lá. Comprei um radiador Visconde por R$140,00 na época e está até hoje no carro. Qualquer dia desses mando recondicionar o original que está guardado em casa.
Para o Monza tubarão, onde o radiador fica muito visível no compartimento do motor, ao contrário do caixote que fica embaixo do painel dianteiro da carroceria, o aspecto não é muito bom, o Delphi deixa o conjunto mais bonito e, como o Visconde, o Sofica e o valeo são "aletado" (Delphi é brasado), tem que tomar muito cuidado quando vai lavar o motor, para não deixar jogar jato de água com muita pressão, para não amassar as aletas e deixar o visual ainda pior.
Com relação ao funcionamento do radiador Visconde no carro, nada a reclamar, está fucionando como o Dephi estava até trincar a tampa preta. É importante lebrar que no nosso caso, que o carro tem AC de fábrica, o radiador deve ser para modelos com AC.

Abs,

Carlos Freire
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