Modulo Injeção 16166009 AYMN

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Modulo Injeção 16166009 AYMN

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

RappeR escreveu: 29 Ago 2025, 19:01
tyo escreveu: 29 Ago 2025, 18:01 Para testar a bomba não é esse o procedimento. Tem que medir a pressão (2.0 bar) e a vazão (1,5 litro)
Mas para fazer esse teste o carro precisa ligar, não é?
Não estava ligando...
Não necessariamente. Pode fazer a bomba funcionar de forma contínua pelo relê, ou pelo conector AL DL. Claro que que vai precisar de um manômetro e um vazômetro.
Então, para ter certeza de problemas com a bomba elétrica de combustível, somente medindo pressão, vazão e a corrente elétrica (amperes) dela.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1992
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por RappeR »

Carlos A. Freire escreveu: 30 Ago 2025, 09:09
tyo escreveu: 29 Ago 2025, 18:01 Para testar a bomba não é esse o procedimento. Tem que medir a pressão (2.0 bar) e a vazão (1,5 litro)
Não estava ligando...
Não necessariamente. Pode fazer a bomba funcionar de forma contínua pelo relê, ou pelo conector AL DL. Claro que que vai precisar de um manômetro e um vazômetro.
Então, para ter certeza de problemas com a bomba elétrica de combustível, somente medindo pressão, vazão e a corrente elétrica (amperes) dela.

Abs,

Carlos Freire
Ah sim, maravilha. Obrigado!
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

Não estava ligando...
Não precisa necessariamente ligar. É só virar a chave que a bomba aciona já vai marcar pressão no manômetro. Caso a bomba não ligue ai mede se está chegando corrente nela se estiver o defeito está na bomba se não estiver, tem que procurar o defeito.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

tyo escreveu: 31 Ago 2025, 08:06
Não estava ligando...
não precisa necessariamente ligar. É só virar a chave que a bomba aciona já vai marcar pressão no manometro. Caso a bomba não ligue ai mede se está chegando corrente nela se estiver o defeito está na bomba se não estiver ai tem que procurar o defeito.
Ah sim, entendi meu amigo. Muito obrigado
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Carlos A. Freire escreveu: 30 Ago 2025, 09:09

Abs,

Carlos Freire
Agora estou com um outro problema que eu não havia mencionado aqui antes de acontecer tudo isso. Um dia antes da bomba queimar, acredito que queimou o fusível do eletroventilador, pois o carro superaqueceu e acendeu a luz da temperatura. Verifiquei ali próximo da bateria os fios que ligam o eletroventilador e percebi que estavam duros e ressecados. Substitui apenas 30cm colocando 1 fio de 4mm em cada ponta e liguei novamente no eletroventilador. O fusível parou de queimar, mas de lá para cá o carro vem se comportando com a temperatura muito estranha. Antes acionava no meio 101ºC e desligava próximo de 1/4 (94ºC). Agora o eletroventilador está ligando próximo de 1/4, porém no scanner já acusa 101ºC e vai subindo até uns 110ºC (mas o detalhe que em vez do ponteiro subir ele continua descendo, e aí desliga em 94ºC pouco abaixo de 1/4.

Percebi que quanto mais rápido eu ando com o carro e o vento bate, mais rápido atinge 101ºC a ventoinha liga (se eu continuo andando rápido os graus vão subindo até uns 110ºC hoje chegou até 115ºC. E quanto mais devagar eu ando, mais rápido ela atinge 94ºC e desliga. Questão de segundos ela cai da casa dos 100ºC para 94ºC

Testei a válvula termostática fora do carro ontem e estava normal. Porém mesmo assim preferi substituir mas o problema continuou. Esse problema todo que está acontecendo agora será devido ao pedaço de fio de 4mm que coloquei? Porque foi a única coisa diferente que eu fiz. Ou será que quando superaqueceu deu problema no sensor de temperatura e devo substituir?
Eu também testei o sensor de temperatura fora do carro com multímetro e tava tudo ok, resistência sobe e baixa normal.

EDIT:
Troquei o sensor de temperatura CTS e o problema não resolveu, continua acusando código 14. O eletroventilador está ligando normal em 101ºC, mas com os mesmos problemas acima. Porém percebi que agora a qualquer momento que desliga o chicote do sensor, o eletroventilador não arma mais, mas eu sinto aquela aceleração de leve no motor e a luz da injeção ascende. Andando com o carro a temperatura no scanner sobe e desce ao mesmo tempo. Tipo chegou em 98ºC depois desceu para 95ºC e fica nessa oscilação as vezes e o carro um pouco instável. Será alguma obstrução na galeria?
Faz um tempo q não estou usando aditivo.

Se alguém puder ajudar... Vou postar um vídeo curto com o carro ligado parado, link abaixo:

https://youtube.com/shorts/ndUVLLMhSyI? ... G8OJeTTXvF

RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Aparentemente o problema de não ligar a ventoinha ao desligar o sensor CTS está no chicote que passa ao lado da capa da correia dentada e sensor CTS e vai sentido o reservatório de água, acredito que o chicote do módulo. Sacudi ele e o carro fica oscilando bastante a lenta. Ao mexer nesse chicote ao soltar o sensor a ventoinha voltou armar. Agora não sei se o problema da temperatura está relacionado também com esse chicote, vou ter que investigar.

EDIT:

Alguém pode me ajudar com o esquema de fios desse chicote?
Para eu já ir direto no fio e ver se está partindo ou descascado... Olhando para o scanner, ao balançar esse chicote a temperatura fica oscilando muito 85º, 101º, 125º, 94º, só balançar o chicote fica essa loucura e a luz da injeção piscando.
RappeR
Membro SR (Ní­vel 4)

Desmontei aquela parte do chicote e não encontrei mau contato nenhum. Na verdade tem no sensor de borboleta, mas eu dei um jeito parou. Não tem nada a ver com a temperatura, sobre a temperatura o que eu percebi é o que eu já havia comentado, galeria entupida. Esperei o carro esquentar bastante depois deixei parado por 10min desligado. Soltei pouca coisa a tampa do reservatório de água para dar pressão, e começou fazer um barulho absurdo de pedra abaixo do radiador ao lado da bateria e no meio do radiador.

Queria usar um limpa radiador para limpar o sistema todo, problema que estou uns 3 anos sem usar aditivo somente água de torneira mesmo. Poderia ir com algum limpa radiador especifico, o que me sugerem?
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

RappeR escreveu: 31 Ago 2025, 15:55

EDIT:

Alguém pode me ajudar com o esquema de fios desse chicote?
Para eu já ir direto no fio e ver se está partindo ou descascado... Olhando para o scanner, ao balançar esse chicote a temperatura fica oscilando muito 85º, 101º, 125º, 94º, só balançar o chicote fica essa loucura e a luz da injeção piscando.
Nos manuais de injeção eletrônica contidos na seção de manuais tem vários esquemas da IE.
Pela descrição é certo que tem mau contato. Normalmente ocorre no conector do CTS, mas pode seguir esse chicote até o possível problema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder