tyo escreveu: ↑29 Ago 2025, 18:01
Para testar a bomba não é esse o procedimento. Tem que medir a pressão (2.0 bar) e a vazão (1,5 litro)
Mas para fazer esse teste o carro precisa ligar, não é?
Não estava ligando...
Não necessariamente. Pode fazer a bomba funcionar de forma contínua pelo relê, ou pelo conector AL DL. Claro que que vai precisar de um manômetro e um vazômetro.
Então, para ter certeza de problemas com a bomba elétrica de combustível, somente medindo pressão, vazão e a corrente elétrica (amperes) dela.
tyo escreveu: ↑29 Ago 2025, 18:01
Para testar a bomba não é esse o procedimento. Tem que medir a pressão (2.0 bar) e a vazão (1,5 litro)
Mas para fazer esse teste o carro precisa ligar, não é?
Não estava ligando...
Não necessariamente. Pode fazer a bomba funcionar de forma contínua pelo relê, ou pelo conector AL DL. Claro que que vai precisar de um manômetro e um vazômetro.
Então, para ter certeza de problemas com a bomba elétrica de combustível, somente medindo pressão, vazão e a corrente elétrica (amperes) dela.
tyo escreveu: ↑29 Ago 2025, 18:01
Para testar a bomba não é esse o procedimento. Tem que medir a pressão (2.0 bar) e a vazão (1,5 litro)
Mas para fazer esse teste o carro precisa ligar, não é?
Não estava ligando...
Não precisa necessariamente ligar. É só virar a chave que a bomba aciona já vai marcar pressão no manômetro. Caso a bomba não ligue ai mede se está chegando corrente nela se estiver o defeito está na bomba se não estiver, tem que procurar o defeito.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
tyo escreveu: ↑29 Ago 2025, 18:01
Para testar a bomba não é esse o procedimento. Tem que medir a pressão (2.0 bar) e a vazão (1,5 litro)
Mas para fazer esse teste o carro precisa ligar, não é?
Não estava ligando...
não precisa necessariamente ligar. É só virar a chave que a bomba aciona já vai marcar pressão no manometro. Caso a bomba não ligue ai mede se está chegando corrente nela se estiver o defeito está na bomba se não estiver ai tem que procurar o defeito.
Carlos A. Freire escreveu: ↑30 Ago 2025, 09:09
Não necessariamente. Pode fazer a bomba funcionar de forma contínua pelo relê, ou pelo conector AL DL. Claro que que vai precisar de um manômetro e um vazômetro.
Então, para ter certeza de problemas com a bomba elétrica de combustível, somente medindo pressão, vazão e a corrente elétrica (amperes) dela.
Abs,
Carlos Freire
Agora estou com um outro problema que eu não havia mencionado aqui antes de acontecer tudo isso. Um dia antes da bomba queimar, acredito que queimou o fusível do eletroventilador, pois o carro superaqueceu e acendeu a luz da temperatura. Verifiquei ali próximo da bateria os fios que ligam o eletroventilador e percebi que estavam duros e ressecados. Substitui apenas 30cm colocando 1 fio de 4mm em cada ponta e liguei novamente no eletroventilador. O fusível parou de queimar, mas de lá para cá o carro vem se comportando com a temperatura muito estranha. Antes acionava no meio 101ºC e desligava próximo de 1/4 (94ºC). Agora o eletroventilador está ligando próximo de 1/4, porém no scanner já acusa 101ºC e vai subindo até uns 110ºC (mas o detalhe que em vez do ponteiro subir ele continua descendo, e aí desliga em 94ºC pouco abaixo de 1/4.
Percebi que quanto mais rápido eu ando com o carro e o vento bate, mais rápido atinge 101ºC a ventoinha liga (se eu continuo andando rápido os graus vão subindo até uns 110ºC hoje chegou até 115ºC. E quanto mais devagar eu ando, mais rápido ela atinge 94ºC e desliga. Questão de segundos ela cai da casa dos 100ºC para 94ºC
Testei a válvula termostática fora do carro ontem e estava normal. Porém mesmo assim preferi substituir mas o problema continuou. Esse problema todo que está acontecendo agora será devido ao pedaço de fio de 4mm que coloquei? Porque foi a única coisa diferente que eu fiz. Ou será que quando superaqueceu deu problema no sensor de temperatura e devo substituir?
Eu também testei o sensor de temperatura fora do carro com multímetro e tava tudo ok, resistência sobe e baixa normal.
EDIT:
Troquei o sensor de temperatura CTS e o problema não resolveu, continua acusando código 14. O eletroventilador está ligando normal em 101ºC, mas com os mesmos problemas acima. Porém percebi que agora a qualquer momento que desliga o chicote do sensor, o eletroventilador não arma mais, mas eu sinto aquela aceleração de leve no motor e a luz da injeção ascende. Andando com o carro a temperatura no scanner sobe e desce ao mesmo tempo. Tipo chegou em 98ºC depois desceu para 95ºC e fica nessa oscilação as vezes e o carro um pouco instável. Será alguma obstrução na galeria?
Faz um tempo q não estou usando aditivo.
Se alguém puder ajudar... Vou postar um vídeo curto com o carro ligado parado, link abaixo:
Aparentemente o problema de não ligar a ventoinha ao desligar o sensor CTS está no chicote que passa ao lado da capa da correia dentada e sensor CTS e vai sentido o reservatório de água, acredito que o chicote do módulo. Sacudi ele e o carro fica oscilando bastante a lenta. Ao mexer nesse chicote ao soltar o sensor a ventoinha voltou armar. Agora não sei se o problema da temperatura está relacionado também com esse chicote, vou ter que investigar.
EDIT:
Alguém pode me ajudar com o esquema de fios desse chicote?
Para eu já ir direto no fio e ver se está partindo ou descascado... Olhando para o scanner, ao balançar esse chicote a temperatura fica oscilando muito 85º, 101º, 125º, 94º, só balançar o chicote fica essa loucura e a luz da injeção piscando.
Desmontei aquela parte do chicote e não encontrei mau contato nenhum. Na verdade tem no sensor de borboleta, mas eu dei um jeito parou. Não tem nada a ver com a temperatura, sobre a temperatura o que eu percebi é o que eu já havia comentado, galeria entupida. Esperei o carro esquentar bastante depois deixei parado por 10min desligado. Soltei pouca coisa a tampa do reservatório de água para dar pressão, e começou fazer um barulho absurdo de pedra abaixo do radiador ao lado da bateria e no meio do radiador.
Queria usar um limpa radiador para limpar o sistema todo, problema que estou uns 3 anos sem usar aditivo somente água de torneira mesmo. Poderia ir com algum limpa radiador especifico, o que me sugerem?
Alguém pode me ajudar com o esquema de fios desse chicote?
Para eu já ir direto no fio e ver se está partindo ou descascado... Olhando para o scanner, ao balançar esse chicote a temperatura fica oscilando muito 85º, 101º, 125º, 94º, só balançar o chicote fica essa loucura e a luz da injeção piscando.
Nos manuais de injeção eletrônica contidos na seção de manuais tem vários esquemas da IE.
Pela descrição é certo que tem mau contato. Normalmente ocorre no conector do CTS, mas pode seguir esse chicote até o possível problema.