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Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Enviado: 23 Nov 2018, 11:18
por Carlos A. Freire
Diplo90 escreveu: 23 Nov 2018, 11:07 Olá pessoal...

Dutra.... vocé afortunado meu caro.... rs

Luiz Carlos..... obrigado por suas observações. Voce já tinha me ajudado no tópico: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... 18#p432118

Pois bem, meu carro tá gelando normal depois do conserto do selo do compressor conforme citei no tópico acima , ocorre que continua a questão do liga e desliga do compressor o que me fez pensar nessa questão da pressão do pressostato pois o que está instalado ainda é pro R12 .

O técnico que me atende na empresa de ar condicionado é bem atencioso e gosta de mexer com Monza, mas já retornei lá pelo menos umas 4 vezes e toda vez tenho que deixar o carro o que me atrapalha muito no meu dia a dia.

Sendo assim pensei em fazer essa troca por aqui mesmo já que sempre coloco a mão na massa.

Obrigado a todos e sugestões são bem vindas.
Quando foi adicionado gás e óleo, acompanhou e viu se fizeram vácuo por um grande período? Será que aplicaram sem fazer os procedimentos de vácuo?

Abs,

Carlos Freire

Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Enviado: 23 Nov 2018, 11:55
por Diplo90
Quando foi adicionado gás e óleo, acompanhou e viu se fizeram vácuo por um grande período? Será que aplicaram sem fazer os procedimentos de vácuo?

Abs,

Carlos Freire
Olá Carlos,
Como eu citei anteriormente, tenho que deixar o carro lá e não tenho como acompanhar.
Mas, de acordo com a informação do técnico essa é a razão de deixar o carro lá, pois os testes demoram. Inclusive quando estive lá a primeira vez, ele disse que pra testar se havia vazamentos, o carro teria que estar totalmente frio e que eles sempre deixavam o carro de um dia para o outro.
Então, considerando que foram bem recomendados por um mecânico amigo meu, suponho que tenham feito isso sim.
Obrigado por suas considerações.

Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Enviado: 23 Nov 2018, 12:42
por Carlos A. Freire
Muito estranho isso. Nunca precisei deixar o carro de um dia para o outro, muito me os o carro ficar frio.
Essas avaliações são demoradas mesmo, tem que deixar um tempo com pressão e outro no vácuo, para depois completar com gás.
No máximo são 2hs. Se for em máquinas, melhores ainda.
Se tem essa dúvida, faça o serviço com máquina, que recolhe e guarda o gás e o óleo, diz a quantidade e se faltar ele recoloca a quantidade necessária.
Com máquina não fica mais de 1h.
Aqui na região, a recarga de gás na máquina está em torno de R$90,00. Se tiver vazamento grande a máquina já avisa e interrompe o serviço. Se for micro vazamento a máquina não encontra. Esse é o lado ruim dá máquina. De resto o procedimento correto é diz a quantidade que está no sistema.

Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Enviado: 23 Nov 2018, 13:38
por mspagiari
Sobre o ar condicionado, desde 2015 qdo comprei o carro, levei na friocar aqui na baixada santista e fizeram um ótimo serviço.

Primeiro verificaram se há vazamento, fizeram vários testes, não sei o q mexeram pois a ventilação estava fraca. Depois deram carga e está gelando até hj.

O unico problema q tive desde então foi a troca da correia do compressor q estava fazendo barulho.

Tomara q continue assim pois agora vem o calor.

Recomendo ao pessoal q mesmo no inverno ligue um pouco o ar (inclusive o de casa) para evitar surpresas. Sem contar que o reparo no inverno é bem mais fácil pela demanda muito inferior.

Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Enviado: 23 Nov 2018, 22:11
por Gilmar Martins
Luiz Carlos (Rio) escreveu: 22 Nov 2018, 20:16 Diplo

Andei pesquisando e descobri que existe um gás que substitui o R-12 e é 11% mais eficiente que ele.
Trata-se do Freon™ MO49Plus (R-437A).
Segundo andei lendo, não é preciso nenhuma adaptação para usar esse gás.
Ele na verdade é uma mistura de R-134 com outros gases.
Não é preciso nem trocar o tipo de óleo.
Resta saber se as oficinas de ar condicionado automotivo sabem disso e se é fácil conseguir esse gás.

Abs
Boa dica. Essa informação me deu um novo ânimo para eu tentar recuperar o sistema do meu Monzão, pois está faltando apenas uma mangueira que está estourada e dar uma geral no compressor para montar o sistema. Estava meio desanimado por conta da dificuldade de encontrar o R-12 e ainda por cima se fosse trocar para o R-134 teria que trocar basicamente todo o sistema. No momento estou tendo outras prioridades, mas na volta do ano talvez eu consiga dar um up no Monzão. :lol:
Abraços,
Gilmar

Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Enviado: 25 Nov 2018, 21:07
por Luiz Carlos (Rio)
Olá pessoal.

Meu ar condicionado do Monza, como muitos aqui no fórum, está desativado.
Meu sistema usa o gás R-12 que, como muitos sabem, foi proibido. Só existe R-12 reciclado, e mesmo assim é caro e difícil de encontrar.
A maioria das oficinas que visitei dizem que se pode simplesmente substituir o R-12 pelo R-134a, mas isso não é certo. Acho que querem enfiar o R-134a na nossa goela ou não conhecem ar condicionado automotivo.
Existem várias misturas de gases que substituem o R-12. A mais nova é o R-437a, conhecido também como ISCEON MO49 Plus. Não é o mesmo ISCEON MO49, cuja outra denominação era R-413a.
Segundo informações seguras, não é preciso nenhuma modificação no sistema original. Recomenda-se troca de guarnições, pois as originais podem estar ressecadas e esse gás, como é uma mistura de R-134a, R-125, R-600 e R-601, tem suas moléculas 100 vezes menores que as do R-12.
O R-134 tem muito mais facilidade para vazar, devido a moléculas bem menores.
Recomenda-se também substituir o Acumulador (filtro secador) por um específico para esse gás ou um universal.
O ISCEON MO49 antigo era uma mistura de R-134a, R-218 e R-600a
Essa mistura aceita qualquer dos vários tipos de óleo. Pode-se completar com o mesmo óleo mineral que já está no sistema.
Existe esse gás à venda no Mercadolivre, em embalagens de 12 kgs e embalagens de 750 g.
Segundo andei lendo, quando se substitui o R-12 pelo R-437a, deve-se colocar no sistema uma quantidade 75 a 90% da quantidade original de R-12.
Fiquei de ligar para uma dessas empresas e pedir informações exatas para o sistema do Monza. Sabemos que os Monzas com R-12 usam 1250 g e os que usam R-134 pegam só 700 g. Acredito que o R-437a fique próximo das 700 g. Mas falta confirmação oficial.
É isso.

Nota: Sei que vários donos de Monza seguiram o que a maioria das oficinas recomenda, isso é, trocaram o gás. Alguns dizem que está funcionando legal, outros não. De qualquer forma, o que eu escrevi aqui é o que prescrevem os fabricantes de gases, os sites que tratam de ar condicionado, etc. É o mesmo que encher o tanque de um Monza a gasolina com etanol e dizer que o carro funciona da mesma maneira. Segundo as teorias de combustíveis e de motores, não pode funcionar igual. Então, deixemos essas discussões para lá. Quem estiver interessado em fazer o retrofit (atualização) do ar condicionado de maneira profissional, que siga o que eu escrevi (ou procure por mais informações na net). Quem quiser inventar ou seguir instruções outras, que faça como achar melhor. E que Deus nos ajude a todos. :)

Abs

Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Enviado: 26 Nov 2018, 01:39
por dutra s a
Essas informações são uteis Luiz. Eu mesmo tenho bastante material informativo no meu pc e nunca olho, rsrsr! É tanto dados que tenho de ficar 1 dia estudando. Então, é coisa de preguiçoso mesmo, rsrsrs!

Esses dados deve ser fato mesmo. Lembro de algo que relaciona o ciclo de trabalho diferenciado dos gases r12 /r134. Com base no seu texto, na primeira vez que dei carga de gás R134 no meu, o mecânico botou 800g, ele ia botar 730g dai eu pedi para arredondar e ele me disse: O problema é se o compressor aguentar e nisso, andei anos e nunca deu nenhum problema (não que eu recomende que todos façam isso, né?), mesmo porque, o certo é seguir os parâmetros de fabrica, mas fiz por minha conta em risco.

Devido a uma batida em que tive de remover todo agregado dianteiro, eu esvaziei ao ar livre mesmo, olha que demorou para acabar esse gás, rsrsr! Nessa segunda carga foi entre 600g a 700g de r134, a unica diferença para primeira carga é que demora um tiquinho para gelar em comparação a primeira vez que gelava rápido por demais, num baita dia de céu azul e ainda sim, gela bem sempre mesmo porque tenho uma ventoinha auxiliar na frente para acelerar o resfriamento gelando mais rápido, apenas isso.

Talvez, não pela quantidade, mas sim porque numa parte da tubulação do ciclo de gás, eu removi o isolamento que eu tinha feito com tubo sanfonado de alumínio, quem sabe né? O fato é que muitos pensam (e eu era assim também) que quanto maior a quantidade de gás mais rápido vai ser para gelar, quando fiquei sabendo que não, o que difere no Monza é o isolamento de tubulação, nem isolar demais nem de menos, pois a tubulação tem sempre e muito contato com o ambiente do motor que sempre vai estar quente.

abs estamos ai

Re: ADAPTAÇÃO R12 PARA R134

Enviado: 13 Jan 2019, 20:26
por Giancarlo
Luiz Carlos (Rio) escreveu: 25 Nov 2018, 21:07 Olá pessoal.

Meu ar condicionado do Monza, como muitos aqui no fórum, está desativado.
Meu sistema usa o gás R-12 que, como muitos sabem, foi proibido. Só existe R-12 reciclado, e mesmo assim é caro e difícil de encontrar.
A maioria das oficinas que visitei dizem que se pode simplesmente substituir o R-12 pelo R-134a, mas isso não é certo. Acho que querem enfiar o R-134a na nossa goela ou não conhecem ar condicionado automotivo.
Existem várias misturas de gases que substituem o R-12. A mais nova é o R-437a, conhecido também como ISCEON MO49 Plus. Não é o mesmo ISCEON MO49, cuja outra denominação era R-413a.
Segundo informações seguras, não é preciso nenhuma modificação no sistema original. Recomenda-se troca de guarnições, pois as originais podem estar ressecadas e esse gás, como é uma mistura de R-134a, R-125, R-600 e R-601, tem suas moléculas 100 vezes menores que as do R-12.
O R-134 tem muito mais facilidade para vazar, devido a moléculas bem menores.
Recomenda-se também substituir o Acumulador (filtro secador) por um específico para esse gás ou um universal.
O ISCEON MO49 antigo era uma mistura de R-134a, R-218 e R-600a
Essa mistura aceita qualquer dos vários tipos de óleo. Pode-se completar com o mesmo óleo mineral que já está no sistema.
Existe esse gás à venda no Mercadolivre, em embalagens de 12 kgs e embalagens de 750 g.
Segundo andei lendo, quando se substitui o R-12 pelo R-437a, deve-se colocar no sistema uma quantidade 75 a 90% da quantidade original de R-12.
Fiquei de ligar para uma dessas empresas e pedir informações exatas para o sistema do Monza. Sabemos que os Monzas com R-12 usam 1250 g e os que usam R-134 pegam só 700 g. Acredito que o R-437a fique próximo das 700 g. Mas falta confirmação oficial.
É isso.

Nota: Sei que vários donos de Monza seguiram o que a maioria das oficinas recomenda, isso é, trocaram o gás. Alguns dizem que está funcionando legal, outros não. De qualquer forma, o que eu escrevi aqui é o que prescrevem os fabricantes de gases, os sites que tratam de ar condicionado, etc. É o mesmo que encher o tanque de um Monza a gasolina com etanol e dizer que o carro funciona da mesma maneira. Segundo as teorias de combustíveis e de motores, não pode funcionar igual. Então, deixemos essas discussões para lá. Quem estiver interessado em fazer o retrofit (atualização) do ar condicionado de maneira profissional, que siga o que eu escrevi (ou procure por mais informações na net). Quem quiser inventar ou seguir instruções outras, que faça como achar melhor. E que Deus nos ajude a todos. :)

Abs

Luiz Carlos,
Boa tarde.

Chegaste a efetuar a substituição pelo gas informado (R-437a)?
Caso positivo, qual foi o resultado? Ficou bom? Ótimo? Recomenda?

Nossos Monzas mais antigos, pré 96 todos terão que passar por esse upgrade em algum momento. O mais adequado seria substituir todo o sistema para operar com o R-134a, porém o custo de tal substituição na integra fica muito salgado(incluíndo troca do condensador, compressor e o sistema como um todo).

Espero que alguém já tenha obtido êxito nesta jornada.

Abraços fraternos.