Bomba d'água do Monza - considerações

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba d'água do Monza - considerações

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos (Rio) escreveu: 16 Ago 2018, 18:34 Carlos Freire

O diâmetro das polias está diretamente ligado ao número de dentes. Se alguém conseguir fabricar duas polias do mesmo diâmetro, uma com dentes (dentes de mesmo tamanho) a mais que a outra, terá revolucionado a física.

Uma polia maior tem necessariamente mais dentes do que uma menor, desde que o tamanho de cada dente seja igual nas duas.
Claro que se fosse uma correia em V ou multiV só o tamanho iria variar.
A correia dentada se movimenta e seus dentes se movimentam junto.
Se você fizer uma marcação na polia dentada e outra igual na polia da bomba, vai notar que, dando uma volta completa numa, se elas tiverem um número diferente de dentes, logo na primeira volta notará que uma delas não deu uma volta completa.

Lembro do meu tempo de adolescente, quando meu pai foi comprar uma bicicleta para entregas na mercearia dele. Como havia muitas ladeiras na minha cidade, Catanduva, a catraca da roda teria de ter mais dentes, para ter menos velocidade e mais força.
O número de dentes era 22. Lembro até hoje. Bicicletas para passeio tinham menos dentes. Poucos tinham bicicleta com marcha.
catraca de bicicleta.jpg
Abs
Luiz Carlos

Permita discordar da a sua analogia.
Se a polia em comparação tiver o mesmo tamanho e forma de dentes, sim, a polia com mais dentes será maior. Mas uma polia com dentes diferentes não necessariamente será maior. Então, seguindo a sua lógica, o comando de válvulas também gira em velocidade diferente do comando dos motores anteriores, para mesma rotação do virabrequim? A todas as polias do 96 tem quantidade e forma de dentes diferentes dos modelos anteriores. Na sua analogia está computando apenas uma polia nessa bicicleta, mas no caso do motor as outras polias também são diferentes dos modelos anteriores, para talvez se manter o mesmo giro do conjunto anterior.
No caso do motor, os dentes de fazem necessário para que as polias girem no mesmo sincronismo e não para alterar a velocidade. Essa é minha opinião.

Como disse, comparando as polias de bomba d'água e comando entre modelos até 95 e modelos até 96, com exceção da quantidade e forma de dentes, o diâmetro me parece o mesmo. Se tiver diferença, essa é muito pequena, que se vê colocando uma ao lado da outra. Quando possível farei uma comparação em diâmetro de giro entre essas polias.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlos Freire escreveu:
Permita discordar da a sua analogia.
Se a polia em comparação tiver o mesmo tamanho e forma de dentes, sim, a polia com mais dentes será maior. Mas uma polia com dentes diferentes não necessariamente será maior.
Carlos Freire

É lógico que os dentes de todas as polias que giram comandadas pela mesma correia dentada têm de ser iguais.
Então, seguindo a sua lógica, o comando de válvulas também gira em velocidade diferente do comando dos motores anteriores, para mesma rotação do virabrequim?
Não. A cada volta da polia de comando de válvulas a polia do virabrequim dá 2 voltas. Isso porque em todos os Monzas a polia de comando tem exatamente o dobro de dentes da polia do virabrequim. A diferença é que no meu Monza a polia de comando tem 42 dentes e a do vira tem 21. No seu a polia de comando tem 46 dentes e a do vira tem 23.
A todas as polias do 96 tem quantidade e forma de dentes diferentes dos modelos anteriores.
Isso eu estou sabendo. Acredito que os dentes das polias do 96 sejam menores.
Na sua analogia está computando apenas uma polia nessa bicicleta, mas no caso do motor as outras polias também são diferentes dos modelos anteriores, para talvez se manter o mesmo giro do conjunto anterior.
No caso do motor, os dentes de fazem necessário para que as polias girem no mesmo sincronismo e não para alterar a velocidade. Essa é minha opinião.
A corrente da bicicleta foi só para fazer uma analogia, a de que o número de dentes é que determina a razão de giro entre as duas polias. Se uma corrente ou correia dentada acionar duzentas polias, não muda nada. Cada polia acionada terá sua razão de giro determinada pelo número de dentes dela.
O exemplo que dei, aplicado ao Monza, seria a mesma coisa da bicicleta.
Como disse, comparando as polias de bomba d'água e comando entre modelos até 95 e modelos até 96, com exceção da quantidade e forma de dentes, o diâmetro me parece o mesmo. Se tiver diferença, essa é muito pequena, que se vê colocando uma ao lado da outra. Quando possível farei uma comparação em diâmetro de giro entre essas polias.
Sim, faça o teste que eu sugeri e verá que a cada volta do vira, a polia da bomba vai virar um pouco menos, isto é, as marcações não vão coincidir.
Relembrando: no meu Monza a polia do vira e a da bomba têm 21 dentes. No seu são 23 no vira e 25 na bomba. São números diferentes, então a bomba gira menos que o vira.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Imagem
Imagem
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
Carlos A. Freire
MODERADOR

Compare o diâmetro de giro da polia e não a quantidade de dentes.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Compare o diâmetro de giro da polia e não a quantidade de dentes.
Deixa pra lá, Carlos Freire. Já vi que por mais que eu tente explicar como a coisa funciona, você não vai aceitar nunca.
Não vale a pena nos estendermos no assunto.
Quem ler o tópico e quiser saber quem está certo, é só fazer aquele teste que eu citei.

Abs
Luiz Carlos
Rio de Janeiro - RJ
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

Eu li bem o tópico e concordo com o Carlos Freire em partes e com o Luiz em partes.O que importa é o diâmetro da polia e não o numero de dentes,por exemplo,uma polia tem 15 cm de diâmetro e 40 dentes ela não vai girar menos do que uma polia que tenha os mesmo 15 cm e 35 dentes agora uma polia que tenha 15 cm e 40 dentes vai girar menos do que uma de 12 cm e os mesmos 40 dentes.As polias tem o mesmo diâmetro de giro.Mas eu concordo com o Luiz no sentido de que a bomba d'água vai girar menos que o vira no monza 96 pela diferença de 2 dentes já que por serem dentes iguais em todas as polias do motor ela ter 2 dentes a mais aumenta o diâmetro dela com certeza mas é tão pouco que acho irrelevante não muda nada era gira beem pouco a menos nada assim de "oh meu deus".
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Carlos A. Freire
MODERADOR

Então tá... Se o bomba d'água do Monza 96 gira menos que as demais, fazendo circular ou tendo menos pressão que os modelos até 95, por que a ventoinha ativa na velocidade 1 (mais baixa) e nos modelos anteriores ativa na velocidade 2 (modelos com A/C)? Não seria ao contrário, já que com menos pressão ou menos circulação teria o arrefecimento prejudicado?

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza Classic SE
Ano: 1989
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por tyo »

como eu mesmo disse ela gira tão pouco a menos mas tão pouco que não faz diferença nenhuma é praticamente a mesma coisa e concordo com você Carlos.
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Responder