Bomba de combustivel parou de funcionar

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Bomba de combustivel parou de funcionar

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O interruptor de pressão de óleo não corta a alimentação elétrica para bomba de combustível. Ele apenas reforça para que eventuais mau contato no relê da bomba possa prejudicar o funcionamento do motor. Se soltar o conector do interruptor de pressão de óleo, a bomba deve funcionar perfeitamente, desde que seu circuito esteja em ordem.

Com relação ao defeito, foi encontrado o problema mas não o defeito. Foi feito uma gambiarra de emergência. Siga o fio e encontre o defeito e resolva o problema de vez, para manter o carro original. Se fosse para ter a mesma ligação, a fabrica manteria 1 só fio e não dois.

No tubarão há conectores no cofre do motor, que pode gerar mau contato, por oxidação ou falta de manutenção preventiva. Solte esses conectores e verifique se o problema não estão neles. Cuidado ao soltar esses conectores, pois pelo tempo devem estar ressecados e assim, podem quebrar com facilidade.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: Monza GL
Ano: 1993
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

Eu soltei, e fiz a limpeza dos conectores, não obtive resultado. Bom, sabendo q é o positivo do rele, da pra ter uma noção de onde vem esse fio? Pq pra achar creio que sejá complicado por ter mais de um fio na msm cor..
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Em elétrica não adianta fazer apenas inspeção visual. Tem que usar um voltímetro para saber onde vem e onde morre a tensão. Fazendo corretamente a avaliação e testes, vai encontrar facilmente o defeito.
Use o esquema elétrico do carro para auxiliar nessa manutenção.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)

Bom, vou ter q ir em uma alto elétrica, já que eu não tenho os equipamentos. Fica pra semana que vem
Obrigado a todos que me ajudaram
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlos Ferreira

O circuito da bomba de combustível do Monza é um tanto complicado para se testar.
Vejamos:
Da bateria vem, sem passar pela chave de ignição (no esquema consta um fusível de 10 A no caminho), a alimentação do contato de trabalho do relé da bomba (30) e do contato de trabalho (com pressão) do pressostato do óleo do motor.
Então, com a chave de ignição desligada, deverá ter corrente nesses pontos. Não é necessário multímetro para testar, uma lâmpada de 12 volts ligada a dois fios pode ser usada para esse teste.
O relé da bomba tem esses contatos de trabalho e os contatos da bobina dele. Esses contatos, um está ligado na massa (85) e o outro (86) vem do módulo da injeção, do pino A1 (se não me engano é do plugue menor do módulo).
Mas só tem corrente circulando nesse ponto quando se liga a chave de ignição, e só por uns 2 segundos ou com motor girando (aí não tem limite de tempo). Fica difícil testar por aí. Pelo desenho a massa é contínua, mas o positivo é fechado ou aberto pelo circuito interno do módulo.
Um terceiro ponto onde a bomba recebe energia é através de um dos pinos da tomada ALDL. Tem um pino lá, não me lembro agora qual é, que se injetarmos 12 volts direto da bateria a bomba deve funcionar.
Imagem

Como dá para perceber, a bomba só deverá funcionar continuamente com o motor girando.

Então, para começar o teste da bomba, deve-se injetar 12 volts (puxando um fio direto da bateria) para a tomada ALDL (tomada de diagnóstico, do lado do passageiro da frente). Se a bomba funcionar, já se elimina um monte de coisas, como plugue dela, massa dela, fiação.
Se não funcionar a bomba, aí parte-se para checar isso.
A bomba funcionando, faz-se o teste de ligar a chave de ignição e alguém observar se a bomba funciona por 2 segundos. Se ela funcionar, o módulo está mandando corrente para ela e o relé dela está bom.
Se não funcionar, aí se mede se há corrente no pino A1 do plugue pequeno do módulo. Se sim, verifica-se se o módulo está recebendo alimentação. Fusível primeiro e fiação depois.
Se a bomba funciona os 2 segundos e na partida do motor ela não gira, aí entra o módulo HEI e a bobina de pulsos do distribuidor. Com esses dois componentes em pane a bomba não funciona continuamente.

Não deu para eu entender direito como foi feita a 'gambiarra', mas até por segurança a bomba não pode ser alimentada continuamente.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)

Então Luiz Carlos, o cara mexeu e falou que não estava chegando 12v no rele da bomba, o que ele fez foi pegar um 12v que vem na caixa de fusível e ligou no positivo do relê. Desse jeito, a bomba está funcionando perfeitamente. Ele me disse que como a fiação é antiga, eu devo ter partido o fio na hora de manusear o chicote do plug do sensor de óleo.. Agora como eu não manjo muito, pensei em achar esse fio e ligar ele do jeito que estava, sem emenda...
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)

Para atualizar...
Fui sair com o carro para trabalhar, ligou perfeito. Girei o botão para ligar o farol e surpresa, só pega luz baixa. Verifiquei o fusivel, nem corrente chega neles. Fiquei nervoso e deixei o carro la. Vim com minha moto, já estava de cabeça cheia. Vejo amanhã o que houve.
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

o cara mexeu e falou que não estava chegando 12v no rele da bomba, o que ele fez foi pegar um 12v que vem na caixa de fusível e ligou no positivo do relê. Desse jeito, a bomba está funcionando perfeitamente
Carlos Ferreira

Se ao ligar a chave de ignição, com motor parado, a bomba funcionar continuamente, aí a gambiarra ficou perigosa, pois o relé está sendo alimentado sem passar pelo módulo da injeção.

Como eu disse, a bomba só deve funcionar continuamente com motor girando.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder