Monza 89 aquecendo até o vermelho

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Alysson09091988
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Re: Monza 89 aquecendo até o vermelho

Mensagem não lida por Alysson09091988 »

italo_ escreveu:Excelente observaçao, Luiz!!!!!
Ja tive um problema parecido com meu ex vectra, mas no meu caso era o rotor da bomba que "relaxou", ai a arvore da bomba girava, mas o rotor girava menos. As vezes ele agarrava, as vezes nao. Olha, demorou pra descobrir! Nao vazava nem fazia barulho. Mas a sua bomba é nova....

off topic: apesar de na rodovia ter muito vento na fuça do monza, o motor precisa de muita potencia pra vencer o arrasto aerodinamico + atrito (pneus-solo). So pra ter uma ideia, o arrasto cresce ao quadrado da velocidade. Entao se, por exemplo, voce passar de 100km/h para 120km/h, so o arrasto aumenta 44% O.o
Então, pelo que eu vi, no meu caso, o rotor da bomba não pode ser. A não ser que ela tenha vindo com defeito de fábrica. Isso pode acontecer??? É difícil , mas pode acontecer.
Sim, eu entendo que quando se precisa de velocidade, o motor tem que fazer um esforço maior. A questão, é que o aquecimento é maior nesse quesito, mas aquece mais na subidas. Se for no plano, ele não sobe tanto, pois não precisa de tanto esforço para manter a velocidade estável. Vou ver direito com o mecânico essa parte do rotor, para ver essa possibilidade, mesmo que sendo nova.
Outra questão que estamos olhando é o radiador. Fiz a troca do radiador do possante, zero bala.
Obrigado pela informação!
Alysson Rodrigues de Andrade
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Re: Monza 89 aquecendo até o vermelho

Mensagem não lida por italo_ »

Muito pouco provável ser problema na bomba de agua, infelizmente.
Pelos seus relatos, há indícios de que a água nao está circulando livre e plenamente pelo seu sistema de arrefecimento. Como seu carro é a álcool, primeiramente de uma checada se a galeria de água do coletor de admissão nao está entupida com oxido de ferro (aquele borra cor de barro que se forma quando nao usa aditivo). Esta passagem de agua, responsavel por aquecer o coletor, é delgada o que a torna um ponto propenso para obstrução.
Após verificá-la, parta para inspeção do tubo distribuidor de água e e mangueira que liga a carcaça da valvula termostatica ao tubo. Por fim, verifique as outras mangueiras. E depois de feito tudo isso, confira denovo se nao ficou ar no sistema.
Posta pra gente as avaliações e os resultados depois.

Ps: em superaquecimento o motor pode fazer autoignição.... bate pino mesmo. Devido a alta temperatura, o combustivel queima mesmo quando nao é a hora. Ja andei algumas quadras com o motor no vermelho, sem agua pra nao deixar o carro na rua, e o barulho que fazia era horrível. Nesse dia ganhei um radiador trincado e serviço de cabeçote no vectra 16v, saiu bem caro, nunca mais esqueço rs
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tyo
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Re: Monza 89 aquecendo até o vermelho

Mensagem não lida por tyo »

amigo isso de aquecer em subidas normalmente é o ponto de ignição adiantado.Uma vez o centrifugo travou adiantado e acontecia exatamente isso no meu monza na cidade era normal na estrada subia
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
DÉCO
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Re: Monza 89 aquecendo até o vermelho

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Nunca tive qq aumento de temperatura em qq tipo de subida em estradas, com e sem peso, o nosso radiador com tudo em ordem, da conta e sobra em refrigeraçao tem coisa errada ai . . .
Porem, c a grade nao for original, e nao mexer nela (recortar) , nao entra a mesma quantidade de ventilaçao, mas mesmo assim nao acredito que ocorra qq variaçao significativa de temperatura , por este motivo, o problema esta em outro lugar .

Eu tenho observado para saber c a bomba/sistema de refrigeraçao estao funcionando direito, com o carro parado, motor ligado, observo que alguns segundos antes de armar a ventoinha começa a voltar agua para o reservatorio de expansão, c neste momento acelerar um pouco o carro da pra ver com clareza a agua caindo do retorno para dentro do reservatorio de expansao , a agua dele começa a c movimentar , e quando a VT fecha nao cai mais agua no reservatorio de expansao .
Nao sei , nem nunca perguntei c este procedimento de avaliaçao é correto, mas consigo observar este comportamento , talvez te ajude :ok:
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Carlos A. Freire
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Re: Monza 89 aquecendo até o vermelho

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

É muito difícil avaliar um defeito como esse sem estar com carro presente. Tem muitas causas para o mesmo sintoma.

Diz estar tudo em ordem, mas não há dados técnicos para avaliação a distância. Diz que as mangueiras estão em suas posições corretas mas não informou como estão, pois aqui no fórum mesmo há imagens de posições erradas na saída do suporte da válvula termostática onde alguns acham estar corretos.
Nem mesmo passou se medir o valor da temperatura para saber se é erro do painel, problemas elétricos ou está mesmo super aquecendo.
Com falta de dados muitos aqui nem posta nada no tópico, sem falar que muitos defeitos como esse já foram colocados aqui no fórum em vários tópicos sobre o sintoma.

Nos diga onde vai cada mangueira da saída da VT. O correto é que em cima vai para o ar quente ou tampada se não tiver ar quente e embaixo deve ir para o coletor de admissão. Se inverter e a VT tiver o disco na ponta, quando ela fechar o motor vai super aquecer antes dela abrir e quando abrir a temperatura despenca.

Pela descrição do problema me parece um sintoma causado pela troca de calor, mas nenhum item deve ser descartado e assim fazer os devidos testes.

Problemas relacionados ao sintoma:
- Mangueiras invertidas
- VT travada fechada
- Radiador com obstrução interna, externa ou com aplicação errada ao motor.
- Condensador do A/C (se tiver A/C) com obstrução externa.
- Bomba d'água com defeito. Fique atento em peças com impulsor de material plástico, pode podem se soltar do eixo.
- Junta de cabeçote.
- Ventoinha com problemas, girando pouco ou sentido inverso.
- Problemas elétricos como alimentação da ventoinha ou aterramento deficiente entre motor e carroceria. Tem que fazer teste de queda de tensão.

Nunca confie 100% em peças novas recém trocadas. Elas podem apresentar defeitos ou serem mal aplicadas. Peças novas sempre devem entrar na avaliação do defeito.

Espero ter ajudado e boa sorte na avaliação e conclusão do problema.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Monza 89 aquecendo até o vermelho

Mensagem não lida por Alysson09091988 »

italo_ escreveu:Muito pouco provável ser problema na bomba de agua, infelizmente.
Pelos seus relatos, há indícios de que a água nao está circulando livre e plenamente pelo seu sistema de arrefecimento. Como seu carro é a álcool, primeiramente de uma checada se a galeria de água do coletor de admissão nao está entupida com oxido de ferro (aquele borra cor de barro que se forma quando nao usa aditivo). Esta passagem de agua, responsavel por aquecer o coletor, é delgada o que a torna um ponto propenso para obstrução.
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Posta pra gente as avaliações e os resultados depois.

Ps: em superaquecimento o motor pode fazer autoignição.... bate pino mesmo. Devido a alta temperatura, o combustivel queima mesmo quando nao é a hora. Ja andei algumas quadras com o motor no vermelho, sem agua pra nao deixar o carro na rua, e o barulho que fazia era horrível. Nesse dia ganhei um radiador trincado e serviço de cabeçote no vectra 16v, saiu bem caro, nunca mais esqueço rs
Obrigado, já passei a informação para o mecânico.
Estou juntando as informações do fórum e fazendo os testes.
Assim que tiver os resultados, eu repasso para vocês.
Vamos a Luta.
Alysson Rodrigues de Andrade
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italo_
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Re: Monza 89 aquecendo até o vermelho

Mensagem não lida por italo_ »

infelizmente esta parte de arrefecimento do tubo de agua e suas mangueiras fica muito dificil fazer em casa, com o carro erguido nos cavaletes, porque voce nao consegue ter jogo com os braços direito. Eh muito incomodo. Nessas hora é melhor um elevador mesmo. Depois conta ai pra gente o que deu...
DÉCO
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Re: Monza 89 aquecendo até o vermelho

Mensagem não lida por DÉCO »

italo_ escreveu:infelizmente esta parte de arrefecimento do tubo de agua e suas mangueiras fica muito dificil fazer em casa, com o carro erguido nos cavaletes, porque voce nao consegue ter jogo com os braços direito. Eh muito incomodo. Nessas hora é melhor um elevador mesmo. Depois conta ai pra gente o que deu...
.
Verdade, ja tive que mexer nas mangueiras, meu carro nao tem nem A/C nem D/H o que facilitaria, mas mesmo assim para avaliar direito o correto seria remover o coletor de admissao, ou usar elevador mesmo.

Ja estourei minha mao fazendo troca da mangueira em S que vai da bomba d'agua pro distribuidor de agua, usando cavalete, fora a dor no pescoço etc. . .
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