Duvidas sobre alternador

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
HUGOcaxote2 0
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Duvidas sobre alternador

Mensagem não lida por HUGOcaxote2 0 »

Tomcat escreveu:Obrigado a todos pela ajuda dada.

Um detalhe que esqueci de mencionar a luz vermelha do painel no medidor de bateria acende assim que liga o carro mas apaga quando ele estar em funcionamento e quando desligo o carro na primeira volta acende a luz e na segunda volta que desliga o carro por completo.

Então o certo é estar medindo em 14volts???

E caso isso é uma questão de curiosidade minha vi em alguns tópicos pessoal colocando o do omega e que o mesmo é plug and play só que vi que a corrente dele é 140 waths e o vectra puxa 120 waths e no evento de sábado passado vi alguns com esses modelos de alternado marcando 120 e 140 modelos novos bem diferente dos originais que eu tenho ai uma dúvida.

Por ser uma amperagem maior que a original do carro existe algum risco tipo aquecimento no fios ou até mesmo no motor por ele estar trabalhando acima do especificado no manual ou não.

Porque no manual pelo menos no meu indica uma bateria de 70A quando comprei o carro ele tinha uma de 55V isso porque o carro é completo com ar-condicionado e CB. OU é relativo a potência entre a bateria e o alternador??

Espero ter sido mais claro possível ou caso falte alguma informação peço desculpas mas com a ajuda de todos serei mais claro e objetivo possivel.

Cordialmente

Rogério N Silva
Essa especificação do alternador 120A ou 140A que vc citou é a corrente máxima que o Alternador tem a capacidade de trabalhar sem queimar
Exemplo:
Se o Alternador original do seu carro for de 120 ampére e seu veículo for original também, nao tem o porquê colocar um de 140, quem projetou o carro sabe qual é a potência máxima que o sistema elétrico pode chegar, e dimensionou o Alternador pra essa potencia.
Mas se vc coloca um som com módulos potentes, troca a iluminação original por xenon, adiciona faróis auxiliares, luz néon no assoalho, etc....
A demanda de potência vai aumentar e a corrente vai aumentar também
Esse é o motivo para colocar um alternador que aguente uma maior amperagem

Essas dúvidas de eletrica são meio complicadas,
Pois para entender precisamos saber um pouco sobre o que é:
Potência - capacidade de realizar trabalho medida em watts (W)
Tensão - diferença de potencial medida em volts (V)
Corrente - movimentação ordenada de eletrons medida em ampére (A)

Aconselho a dar uma lida sobre o Básico da eletrica pra quem gosta de tirar dúvidas sobre o sistema elétrico do carro, para que possamos entender melhor
Nunca trabalhei na área automotiva, sou electrotécnico, trabalho com outro tipo de máquinas, mas a eletricidade é eletricidade em qualquer lugar,
Qualquer dúvida estamos à disposição
MONZA 1990 2.0 - Último dos Caxóte - Carburado é o que há. :smoke:
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Ano: 1994
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Tomcat escreveu:
... a luz vermelha do painel no medidor de bateria acende assim que liga o carro mas apaga quando ele estar em funcionamento
Então aparentemente está tudo bem com o circuito da Lâmpada. O problema deve estar no próprio alternador ou regulador de voltagem dele.
Então o certo é estar medindo em 14volts???
Como a voltagem de uma bateria completamente carregada é em torno dos 13 volts, o ideal é que a voltagem do alternador seja acima disso. 14 a 14,5 seria o ideal para manter a bateria carregada sempre.
vi em alguns tópicos pessoal colocando o do omega e que o mesmo é plug and play só que vi que a corrente dele é 140 waths e o vectra puxa 120 waths e no evento de sábado passado vi alguns com esses modelos de alternado marcando 120 e 140 modelos novos bem diferente dos originais que eu tenho ai uma dúvida.
No Monza tubarão acho que não existe nenhum alternador de 120 ou 140 Amperes que seja 'plug & play', onde é só substituir o original por ele. Quem instalou o de 120 amperes, por exemplo, teve de mexer até no coletor (tirar um pedaço dele)para o alternador caber.
Por ser uma amperagem maior que a original do carro existe algum risco tipo aquecimento no fios ou até mesmo no motor por ele estar trabalhando acima do especificado no manual ou não.
Quem determina a quantidade de corrente que circula pelo sistema são os consumidores de corrente, e não o alternador. Este só fornece aquilo que o sistema pede. O que tem causado problemas é colocar uma bateria de alta capacidade e manter um alternador de baixa amperagem. Isso faz com que a bateria nunca esteja completamente carregada, o que é ruim para a vida útil dela, mas alternadores só produzem determinada amperagem, nunca vão trabalhar acima disso, ou seja, não vão queimar por excesso de trabalho.
Porque no manual pelo menos no meu indica uma bateria de 70A quando comprei o carro ele tinha uma de 55V isso porque o carro é completo com ar-condicionado e CB. OU é relativo a potência entre a bateria e o alternador??
Acho estranho constar uma bateria de 70 amperes/hora no seu manual. Normalmente o Monza sem ar condicionado saía de fábrica com bateria de 45A/h e o com ar condicionado 55A/h

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Carlos A. Freire
MODERADOR
Ano: 1996

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Especificações do Monza 91:

Imagem

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Tomcat
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Ano: 1991
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por Tomcat »

Obrigado a todos pela a ajuda e os esclarecimentos prestado aqui para sanar minhas dúvidas.

Faço aqui uma nota de desculpas por uma informação que passei errado realmente no manual estar a bateria de 55a e 65a no alternador e passei no grupo que ele estar descrito como de 70a.

A todos de coração agradeço a ajuda então já sei que na possibilidade pode ser o regulador de tensão ou próprio alternador então o mais sensato.

Estava vendo que é uma caixinha esse medidor de tensão e qual é o modelo indicado para a troca pois vi que " me corrige se estiver errado" é só desparafusar essa caixinha e colocar uma nova.

E se for necessário a troca do alternador é possível achar um novo original bosch ou colocar um " Recondicionado" ou procurar em desmanche do Monza mas usado.

E qual é o preço médio vi que esse medidor estar na casa dos 30 a 50 reais mas vi que tem uma numeração e até o momento não consegui visualizar no meu se alguém souber a numeração e poder passar para que eu possa comprar a certa fico muito agradecido.

Outro detalhe esse medidor é uma caixinha com dois conectores voltados para cima???

Obrigado a todos pela a ajuda dada e peço desculpas pela falta de algumas informação e uma que passei errada sobre a bateria.

Cordialmente

Rogério N Silva
Tomcat
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Uma observação.

No caso como comprei uma bateria de 70A nesse caso que estou passando seria melhor eu trocar ela e colocar uma 60A pois meu carro não tem som potente e os faróis de xenon.

E se caso tiver que trocar o alternador e colocar um 65A original do Monza "caso fiquei com a bateria de 70A" esse 5A ele não vai carregar ou ele carrega mais demorando um pouco a mais no carregamento???
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: Monza Classic SE
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Com certeza vai demorar um pouco mais de tempo para carregar a bateria, mas isso não vai dar maiores problemas.
Abçs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Tomcat escreveu:
se for necessário a troca do alternador é possível achar um novo original bosch ou colocar um " Recondicionado" ou procurar em desmanche do Monza mas usado.
Vc pode comprar um alternador novo. Na internet existem algumas lojas que vendem. Só que a maioria vende alternadores que não são Bosch, são cópias deles feitas na China. Não recomendo. Por outro lado, A Wapsa, empresa comprada pela Bosch, vende alternadores remanufaturados, isto é, a fábrica Wapsa recondiciona alternadores Bosch originais e deixa como novo. Só que custa caro, às vezes mais caro do que um Bosch original novo. :(
Existe ainda a possibilidade de levar seu alternador a um auto elétrico tradicional e pedir para fazer o conserto, aproveitando para trocar rolamentos, etc. Muitos auto elétricos não consertam mais alternadores, preferem instalar um remanufaturado.
E qual é o preço médio vi que esse medidor estar na casa dos 30 a 50 reais mas vi que tem uma numeração e até o momento não consegui visualizar no meu se alguém souber a numeração e poder passar para que eu possa comprar a certa fico muito agradecido.
Os últimos reguladores originais Bosch que comprei custaram menos de 30 reais. Até 50 acho que está no preço, pois tudo tem subido nesses meses.
A Bosch tem unificado os tipos de regulador. O alternador do meu Fiat Mille (45Amperes) e o do meu Monza com ar (75Amperes) usam o mesmo regulador, com final 32. Acredito que o de 65 Amperes, do seu Monza, também use esse modelo 32. Na net existem muitos catálogos que indicam o tipo correto para cada alternador.
Outro detalhe esse medidor é uma caixinha com dois conectores voltados para cima???
Foto de reguladores Bosch
Imagem

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Tomcat
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Caros Amigos e Irmão.

Hoje finalmente conseguir arrumar o meu alternador é que mão sei como postar as fotos de como estava as escovas mas só foi trocar elas e nossa deu diferença na lenta o carro estar carregando os 14.1 a 14.2 volts e com a ventoinha acionada ele fica nos 13.8 a 13.0 depois que ela desliga volta para 13.8 a 14.2 volts isso que só troquei o regulador de voltagem pela foto acima achei o modelo do meu é com o final 27 e o antigo que estava nele também é final 27 e o que estava nele antes é da marca gauss.

Agora me deparo com um problema novo o alternador estar carregando normal mas a bateria não estar segurando carga e as luzes quando abro o carro fica muito fracas e não dá partida o máximo que acontece é os ponteiros funcionarem e o conta giro sobe no limite e volta mas fiz o teste a bateria fica no máximo 11.0 volts mesmo com o alternador carregando mas como fiz dei um tranco no carro e ele funcionou mas como sabemos não podemos dar tranco no carro mas para fazer os testes foi preciso ai agora tenho que comprar uma bateria nova.

Fiz umas pesquisas e achei muitas variações em preço das mesmas.

Moura min R$ 430 a 562 reais
Heliar min R$ 350 a 552 reais
Jupter R$ 250 reais
Refor R$ 347 reais

e uma outra que estou pesquisando que a Zetta fabricada pela moura.

Ai gostaria de uma orientação do grupo em relação a bateria uma boa por experiência qual me recomendaria para troca.

Obrigado a todos pela ajuda dada.
Responder