Aumentar pressão de óleo no motor.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por luiz sle »

Rafaelo escreveu:
luiz sle escreveu:Tá ok então, manterei original. No bloco original do Monza há alguma alteração que possa ser feita para otimizar o fluxo?
nao.
faz como eu...

*filtro genuíno (GM ou acdelco)
*oleo sintetico 100% 5w30 (mobil,castrol,texaco,motul,shell, oleos de marca conceituadas)
*bomba original, pressao original
*bomba FGP

--------------------

o bloco GM X FGP nessa parte de baixo mudou quase nada, que lembro as capas de mancais e dreno no pe da biela mudaram. agora nao existe mais o dreno de saida do oleo neles como no GM. agora no FGP é fechado, mas mudar isso pra mim é arriscado. eu deixaria tudo original, quanto menos coisa inventar, menos chances de dar errado.

aqui no forum teve um exemplo de um cara que fuçou tanto no motor que depois deu varios problemas e nao sabia por onde começar a achar eles...

-------------------

monta a bomba, compre filtro e oleo qualidade, encha o carter de oleo com a quantidade usada no monza, fecha o motor que vai funcionar muito bem.
Sim, isso mesmo. Gosto do Mobil, sempre usei no Monza. Tenho vontade de experimentar Motul, tanto na moto quanto no carro

O primeiro óleo pode ser aquele AcDelco semi sintetico? Depois dos mil de amaciamento colocaria o Mobil sintético.

O que tu acha do Militec?
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Ano: 1982
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

pode sim. o ideal é lavar o carter pq como o motor vai ser feito deposita todo o residuo no fundo e no filtro. so tirar o carter da uma lavada, que é mais garantido. misturar semi com sintetico nao tem problema. mas é bom evitar, e lavar o carter na primeira troca é uma boa pratica.

o meu motor novo quando troquei o oleo depois de 1 ano e meio saiu bem limado(apesar de limpo nao tava escuro claro né). ele estava no sintetico 5w30 e agora denovo e toda troca que fizer é so sintetico 5w30 e mais nada misturado :wink:
luiz sle escreveu:O que tu acha do Militec?
eu ja sou contra a qualquer tipo de aditivos. oleo de caixa, motor, etc...

o oleo sintetico ja tem tudo que esse aditivo milagroso tem. nao faz sentido algum gastar dinheiro com isso. ah o outro cara tb usou isso e se deu mal rsrsrsr ou seja o problema com o motor recem feito dele, e com oleo com esse aditivo não foi capaz de travar o motor dele. ferrou tudo...

use so o oleo original que o cabeçote pede e esquece o resto.

como disse antes, quanto menos coisa tu fuçar mais naturalmente e seguro o motor vai funcionar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Luiz, c a bomba ta funcionando perfeitamente, nao vejo necessidade de aumentar a pressao do oleo, eu uso 5w30 sintético Valora ou f1 , ha quase 40.000 km , sem problemas, tudo funcionando muito bem, e olha que meu motor roda 80000 RPM sem a menor dificuldade (evito mesmo esta rotaçao).

Eu uso Bomba Schadek .

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)

Rafaelo escreveu:pode sim. o ideal é lavar o carter pq como o motor vai ser feito deposita todo o residuo no fundo e no filtro. so tirar o carter da uma lavada, que é mais garantido. misturar semi com sintetico nao tem problema. mas é bom evitar, e lavar o carter na primeira troca é uma boa pratica.

o meu motor novo quando troquei o oleo depois de 1 ano e meio saiu bem limado(apesar de limpo nao tava escuro claro né). ele estava no sintetico 5w30 e agora denovo e toda troca que fizer é so sintetico 5w30 e mais nada misturado :wink:
luiz sle escreveu:O que tu acha do Militec?
eu ja sou contra a qualquer tipo de aditivos. oleo de caixa, motor, etc...

o oleo sintetico ja tem tudo que esse aditivo milagroso tem. nao faz sentido algum gastar dinheiro com isso. ah o outro cara tb usou isso e se deu mal rsrsrsr ou seja o problema com o motor recem feito dele, e com oleo com esse aditivo não foi capaz de travar o motor dele. ferrou tudo...

use so o oleo original que o cabeçote pede e esquece o resto.

como disse antes, quanto menos coisa tu fuçar mais naturalmente e seguro o motor vai funcionar.
Vamos ver quanto vai ser a diferença do semi pro sintético. Se for baixa vamos de sintético mesmo.

Mas não é prejudicial esse tempo todo o óleo no motor? Não é 1 ano?

Então, eu vi um vídeo demonstrativo do militec, mas o compararam com óleo mineral da BR Lubrax. Teste de fricção e atrito severo. Em comparação com o mineral se comportou muito bem.
DÉCO escreveu:.
Luiz, c a bomba ta funcionando perfeitamente, nao vejo necessidade de aumentar a pressao do oleo, eu uso 5w30 sintético Valora ou f1 , ha quase 40.000 km , sem problemas, tudo funcionando muito bem, e olha que meu motor roda 80000 RPM sem a menor dificuldade (evito mesmo esta rotaçao).

Eu uso Bomba Schadek .

abraço
A bomba é nova, FGP. Eu tive vontade de mexer na pressão e vazão visando alta km, visto que eu acredito que o motor do meu S/R começou bater saia por baixa pressão dessa bomba. Eu sempre troquei óleo e filtro, rigorosamente no prazo correto. Inclusive no dia que começou bater, foi numa viagem de 400 e poucos km's. Quando cheguei na casa da minha tia escutei um ruído estranho no motor ao entrar na garagem, abri o capô e percebi a batida e nesse dia eu havia colocado óleo novo Mobil e filtro novo Bosch.

Mas, por outro lado, o ponto de ignição já queimou a junta do cabeçote dele na ultima viagem, quase ficamos na estrada. Era uma viagem de urgência e de pressa, a velocidade média foi na casa dos 160 km/h. Quando completei 250 dos 300 km's parei no pedágio e o carro morreu, logo em seguida uma fumaça branca encobriu o carro, oriunda do escapamento. Não sei se esse ponto de ignição também pode ter feito o motor começar bater (acredito eu saia do pistão nº 2).

Infelizmente o vira-brequim dele tinha uma folga enorme na chaveta, a chaveta estava quase destruída, depois que meu pai fez outra e coloquei tudo no lugar, o distribuidor chegou a alinhar a marca de referência junto a gaiola do comando coisa que antes, o carro só ficava estável com ponto quase que todo adiantado. Outra coisa que voltou ao normal foi a marca de referência da polia de acessórios junto a capa da correia, antes marcava medidas fora do padrão, o que me fazia acreditar que a polia havia se deslocado entre o miolo e o externo.

O que vcs acham?

Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Rafaelo
MODERADOR

luiz sle escreveu:Mas não é prejudicial esse tempo todo o óleo no motor? Não é 1 ano?
6 meses a mais nao é problema, se fosse pela quilometragem sim. passou um pouco mas como o motor é novo e nao foi muito exigido com carga(ligado parado) sem problemas. o ideal é cada ano ou 10,000 km no sintetico. mas trocar antes é sempre melhor, ja pelo tempo 1 ano nao teria problema, mas pela quilometragem eu acho puxado 10k mesmo sendo o limite tecnico do oleo.
luiz sle escreveu: Então, eu vi um vídeo demonstrativo do militec, mas o compararam com óleo mineral da BR Lubrax. Teste de fricção e atrito severo. Em comparação com o mineral se comportou muito bem.
a comparaçao foi ridicula. um oleo defasado contra um aditivo sintetico rsrsrsrs
estamos falando de sintetico de ultima classificação oque ja tem tudo isso ae e mais um pouco num oleo so.
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)

Rafaelo escreveu:
luiz sle escreveu:Mas não é prejudicial esse tempo todo o óleo no motor? Não é 1 ano?
6 meses a mais nao é problema, se fosse pela quilometragem sim. passou um pouco mas como o motor é novo e nao foi muito exigido com carga(ligado parado) sem problemas. o ideal é cada ano ou 10,000 km no sintetico. mas trocar antes é sempre melhor, ja pelo tempo 1 ano nao teria problema, mas pela quilometragem eu acho puxado 10k mesmo sendo o limite tecnico do oleo.
luiz sle escreveu: Então, eu vi um vídeo demonstrativo do militec, mas o compararam com óleo mineral da BR Lubrax. Teste de fricção e atrito severo. Em comparação com o mineral se comportou muito bem.
a comparaçao foi ridicula. um oleo defasado contra um aditivo sintetico rsrsrsrs
estamos falando de sintetico de ultima classificação oque ja tem tudo isso ae e mais um pouco num oleo so.
O Monza pede 6 meses no mineral, pra um carro que não roda nem 300 km nesse tempo chega a incomodar as trocas, sempre tive vontade de deixar mais, mas tive receio.

Isso é verdade.

Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Rafaelo
MODERADOR

no sintetico por ele ser feito em laboratorio sintetizado ele dura bem mais usando pouco o motor. entao vale apena pra carros que rodam pouco, aqui no omega, i30, monza sao todos de baixa rodagem.

o i30 é carro pro "dia a dia" daqui a dois meses vai fazer um ano. rodei so 1000 km e uso sintetico sempre 100%. o omega rodava com meu pai uns 500 km ano, na minha mao acho que nao fez 100 km no ano passado. eu sou obrigado a usar sintetico. esses oleos mineral defasados estragam o motor em que sao pouco usado(aquecidos)
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)

Rafaelo escreveu:no sintetico por ele ser feito em laboratorio sintetizado ele dura bem mais usando pouco o motor. entao vale apena pra carros que rodam pouco, aqui no omega, i30, monza sao todos de baixa rodagem.

o i30 é carro pro "dia a dia" daqui a dois meses vai fazer um ano. rodei so 1000 km e uso sintetico sempre 100%. o omega rodava com meu pai uns 500 km ano, na minha mao acho que nao fez 100 km no ano passado. eu sou obrigado a usar sintetico. esses oleos mineral defasados estragam o motor em que sao pouco usado(aquecidos)
Acho que só o fato de custar mais caro mas vc não ter que trocar duas vezes por ano já vale o investimento. Cada litro do Mobil mineral aqui eu pago R$13,00. Sai pouca diferença.

Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Responder