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Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza
Enviado: 20 Jul 2015, 16:17
por Leocastro
DÉCO escreveu:.
Aí sim heim leo, nota 10 "procê" .
E o resultado ? como ficou a frenagem do carro ? nao ficou com freio " demais " na trazeira ?
abraçao amigo !!
Que isso DECO, pra um 10 eu deveria ter pelo menos lavado o carro por baixo! kkkkk.
Valeu ai DECÃO! Cara, nunca esqueço a primeira vez que o vi pessoalmente, eu tava saindo do clube da GM, e você chegando!
Bem, o freio já ficou melhor de cara, mas tem muito a melhorar ainda, devido o assentamento das pastilhas no disco, já que são novos. E, sobre frenar mais a traseira que a dianteira, as válvulas equalizadoras dão conta disso, a dianteira sempre vai frear mais!
O legal é o seguinte, é a resposta do freio, você pisa e ele já responde de imediado.
Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza
Enviado: 23 Jul 2015, 11:44
por arnaldo silva
B tarde Leo! Quanto ao cabo freio de mão / alavanca ficou segurando bem? A alavanca não sobe exageradamente? abs
Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza
Enviado: 23 Jul 2015, 14:09
por Leocastro
Arnaldo, a alavanca sobe 3 estalos, e "ANCORA" o carro no chão. Mas, é regulável, o cabo a regulagem é a mesma do Monza.
Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza
Enviado: 26 Jul 2015, 11:44
por luiz sle
E aí, Léo. Sentiu a diferença no freio? hahaha Numa freada bem forte a traseira assenta junto com a frente, isso no meu que é do Vectra A 260 mm, imagina esse que é maior!
O freio de mão é ... também, não tem comparação! O freio de mão do Monza nunca foi eficiente, logo, o freio pedal na traseira também não é, pois compartilham o mesmo funcionamento.
Agora venha o ABS! hehehe Na chuva faz diferença, porque esses freios travam com maior facilidade quando está só o piloto. Com o carro cheio acredito que seja um pouco mais dificil. Os do monza se tiver cheio não trava nunca
Abraço.
Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza
Enviado: 27 Jul 2015, 10:21
por Robson Lott
Poxa Luiz, freio bom é pneu bom!
Zueras à parte, o sistema aprimorado à disco faz mesmo o efeito de curso menor no pedal e para o carro com menos esforço.
Abraço!
Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza
Enviado: 08 Set 2015, 09:13
por Leocastro
Complementando:
Em resumo, no eixo dos Kadetts 98, a instalação é plug and play, não precisa furar o eixo!
Plateau escreveu:Aproveitando o seu tópico, Leo, vou acrescentar algumas fotos que tirei para demonstrar o processo para quem quiser fazer no Kadett.
Eu tenho 3 Kadetts, sendo 2 GLS 98 e um GLS 97. Inicialmente, iria fazer o processo em um dos 98 mas acabei optando pelo 97 (que está com apenas 80.000 Km originais).
Em função dessa mudança, percebi que os eixos dos 98 são diferentes dos anteriores no que diz respeito ao tamanho do furo onde se encaixa a ponta de eixo. O eixo traseiro dos 98 possui furação com diâmetro semelhante a dos Vectras, enquanto os demais tem furação menor (tal como a do Monza descrito nesse tópico). Dessa forma, passei o eixo de um dos 98 para o 97 para não ter que efetuar cortes. As figuras abaixo apresentam essas diferenças.
Eixo traseiro do GLS 98
Eixo traseiro do GLS 97
Ponta de eixo do Vectra
Ponta de eixo do Vectra sendo acoplada ao eixo traseiro do GLS 98
(obs.: ela adentra até o fim, apesar de eu não ter dado enfoque nisso)
Ponta de eixo do Vectra sendo acoplada ao eixo traseiro do GLS 97
Como podemos perceber, a ponta de eixo do Vectra não adentra totalmente o eixo do GLS 97 (e modelos anteriores) como acontece no GLS 98. Com isso, continuei o projeto transferindo o eixo do 98 para o 97, como mencionado anteriormente.
Para os que não possuam o eixo de um 98, a solução seria usar a ponta de eixo do próprio Kadett, como mostrado a seguir.
Ponta de eixo do Kadett sendo acoplada ao eixo traseiro do GLS 97
Quanto ao cabo do freio de mão, utilizei o do próprio Kadett. Apesar disso, fui obrigado a fazer dois suportes para que encontrar a curvatura correta, de modo que o cabo não ficasse estrangulado. As figuras abaixo demostram esse suporte, o qual foi feito usando o próprio suporte presente no Vectra.
Suporte para o cabo do freio de mão
Por fim, aproveitei e instalei tambem o conjunto de freios dianteiros do Vectra GLS. O resultado foi o seguinte:
Conjunto de freios a disco traseiro do Vectra instalado
Conjunto de freios a disco dianteiro do Vectra instalado
(obs.: Utilizei os flexíveis dianteiros e trazeiros do próprio Vectra. Aqui fiz uma adaptação do suporte que prende, no Vectra, os flexiveis dianteiros. Na torre do Kadett existia um furo, no qual abri rosca M6 e prendi a peça do Vectra)
Grande abraço a todos,
Pedro Rosa.
Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza
Enviado: 08 Dez 2015, 11:34
por vitormenezes9
Léo,to instalando os meus nesse exato momento! Rs
Abraços! :smt023
Re: [TUTORIAL] Freios a disco traseiros do Vectra B no Monza
Enviado: 18 Abr 2016, 22:44
por italo_
Entao deixa eu ver se entendi. Se for adptar o freio traseiro a disco do vectra B no monza, a unica modificaçao sera este rasgo no eixo para passar a alavanca do freio de mao? O cabo do freio de mao precisarei comprar o do vectra A ne? (meu monza possui tambor na traseira). Alem deste rasgo, das pinças, discos e pastilha e do cabo de freio de mao, precisarei comprar mais alguma peça?
Tambem vi alguns topicos e vou instalar as pinças e disco dianteiro do vectra B (254mm). Terei, obviamente, que usar os espelhos do vectra né? Vi que um amigo teve o dorso da pinça de freio pegando na roda.... Eu estou usando as rodas originais do monza gls 96, aro 14. Sera que terei este problema ou o caso dele foi pontual?