Partida pesada...

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Partida pesada...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Fast,

se o distribuidor for original de fábrica e nunca foi trocado, a marca que fica no "pé" do distribuidor deve coincidir com a marca do cabeçote. Para adiantar o ponto de avanço inicial do Monza, o distribuidor deve ser movido em direção ao para-brisas, para atrasar o distribuidor deve ser movido em direção do radiador.
Para correia dentada estar posicionada corretamente, a marca da polia do comando de válvulas deve coincidir com marca na chapa de proteção traseira posição para cima 12:00hs e, a polia dentada do virabrequim deve coincidir com a marca na bomba de óleo, posição para baixo 12:30hs. Devo lembrar que para ter acesso a essa posição, a polia lisa deve ser retirada.

Para verificar o ponto e aterramento acima do farol, é preciso soltar o parafuso e ver as condições fisicas. Também é possível medir, neste caso com o motor quente, farol e desembaçador ligados meça do positivo da bateria para o negativo de depois meça do positivo da bateria para a carroceria do carro, se a diferença for igual ou superior a 1v tem problemas com aterramento.

O comum no Monza "tubarão", é a prensagem dos fios no terminal do cabo negativo dar problemas ou oxidação na fixação do cabo negativo na carroceria, não deixe de verificar a fixação do cabo negativo no câmbio.
Problemas em qualquer um dos chicotes positivo ou negativo poderão acasionar problemas.
Como falei em mensagem anterior, meça a tensão ao "dar partida", se a tensão cair para menos de 9v nesse instante, certamente a bateria está comprometida, neste caso, passe em "casa de bateria" para teste da mesma.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por Fastback »

Carlos A. Freire escreveu:Fast,

se o distribuidor for original de fábrica e nunca foi trocado, a marca que fica no "pé" do distribuidor deve coincidir com a marca do cabeçote. Para adiantar o ponto de avanço inicial do Monza, o distribuidor deve ser movido em direção ao para-brisas, para atrasar o distribuidor deve ser movido em direção do radiador.
Para correia dentada estar posicionada corretamente, a marca da polia do comando de válvulas deve coincidir com marca na chapa de proteção traseira posição para cima 12:00hs e, a polia dentada do virabrequim deve coincidir com a marca na bomba de óleo, posição para baixo 12:30hs. Devo lembrar que para ter acesso a essa posição, a polia lisa deve ser retirada.

Para verificar o ponto e aterramento acima do farol, é preciso soltar o parafuso e ver as condições fisicas. Também é possível medir, neste caso com o motor quente, farol e desembaçador ligados meça do positivo da bateria para o negativo de depois meça do positivo da bateria para a carroceria do carro, se a diferença for igual ou superior a 1v tem problemas com aterramento.

O comum no Monza "tubarão", é a prensagem dos fios no terminal do cabo negativo dar problemas ou oxidação na fixação do cabo negativo na carroceria, não deixe de verificar a fixação do cabo negativo no câmbio.
Problemas em qualquer um dos chicotes positivo ou negativo poderão acasionar problemas.
Como falei em mensagem anterior, meça a tensão ao "dar partida", se a tensão cair para menos de 9v nesse instante, certamente a bateria está comprometida, neste caso, passe em "casa de bateria" para teste da mesma.

Abs,

Carlos Freire

Carlos, esse teste do aterramento matou à pau, hein! :) Vou fazê-lo assim que possível. Porém, faço com o motor funcionando, não, ou não faz muita diferença?
Já sobre o ajuste da correia, fiz justamente desta forma... Sincronizado a marca da polia do comando com a marca na carcaça metálica "entre" o bloco e a polia do comando e na parte inferior, a marca da polia do virabrequim (aquela menor atrás da polia lisa da correia do alternador/DH) com a marca na bomba de óleo...
Assim que pegar o carro, faço os testes com os aterramentos... Pelo o que lí, é provável que este seja o problema (assim espero!) porque não aguento mais gastar dinheiro com carro. :(
Carlos A. Freire
MODERADOR

Fast,

o teste é com motor funcionando, já bem quente e, com farol e desembaçador ligados para ter consumo de energia.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por Fastback »

Aliás, Carlos você como uma pessoa mais experiente neste assunto... O problema também não poderia ser a bobina impulsora? Digo isso por ter ouvido algum comentário a respeito, porque nem imagino onde exatamente a bobina impulsora haja neste sistema, muito menos como.
Como eu posso saber se ela está boa? Há como testar sua resistência? No material da injeção eu tenho os valores tanto da bobina impulsora quanto o da bobina de ignição... Porém, como testá-los?

Bobina de ignição
Resistencia da bobina impulsora 500 ... 1500 ohms
Resistencia primária 0.35 ... 1.50 ohm
Resistencia secundária 7500 ... 9000 ohms
Carlos A. Freire
MODERADOR

Fastback escreveu:Aliás, Carlos você como uma pessoa mais experiente neste assunto... O problema também não poderia ser a bobina impulsora? Digo isso por ter ouvido algum comentário a respeito, porque nem imagino onde exatamente a bobina impulsora haja neste sistema, muito menos como.
Como eu posso saber se ela está boa? Há como testar sua resistência? No material da injeção eu tenho os valores tanto da bobina impulsora quanto o da bobina de ignição... Porém, como testá-los?

Resistencia da bobina impulsora 500 ... 1500 ohms

Bobina de ignição
Resistencia primária 0.35 ... 1.50 ohm
Resistencia secundária 7500 ... 9000 ohms
Como você mesmo citou, para medir é só colocar um miter na escala de ohms e verificar a resistência da bobina impulsora de 500ohms a 1500ohms entre os dois terminais. A que coloquei no meu Monza tem 800ohms. Lembrando que a bobina impulsora fica dentro do distribuidor, junto com módulo HEI.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
cfmaradeia
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por cfmaradeia »

ola amigo !
Tive o mesmo problema com meu kadett e tive a pouco tempo com meu monza !

Aconteceu q minha bateria depois de quente não funcinava, troquei a bateria e funcionou ! ja estou com carro a 1ano e não deu mais problema quando a isso .
Arrume uma bateria que vc tem 100% de certeza q esteja boa e faça o teste antes de mexer em qualquer coisa e gastar uma grana !

Depois vc pode levar num eletricista e testar a carga q o alternador esta jogando pra bateria.
ELTON LUIZ
Membro GL (Ní­vel 2)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por ELTON LUIZ »

Carlos A. Freire escreveu:Fast,

Regular o "ponto"

Regular o ponto, maneira popular de dizer "ajuste da avança inicial de ignição", requer um certo conhecimento e, nos motores com ignição eletrônica sem platinado, equipamento especial (lâmpada estrabascópica). Essa lâmpada torna a operação muito simples e rápida, com precisão. Como é difícil ter uma em casa, o jeito é usar outra metodologia de regulagem: a do ouvido e da sensibilidade.

Com o motor funcionando em marcha-lenta, e depois de soltar a fixação do distribuidor, permitindo que ele seja girado, vá movimentando bem devagar o distribuidor no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, que corresponde a avançar a ignição. Percebe-se que o motor vai aumentando a rotação, depois estabiliza e a seguir começa a ocorrer funcionamento áspero, podendo até haver ligeira diminuição de rotação. A partir dessa posição do distribuidor, gire-o de volta (sempre devagar) até que a aspereza desapareça, sem haver redução de rotação do motor. Fixe o distribuidor e saia para um teste. Se não for escutada "batida de pino" (detonação) em terceira e acelerando forte, entre 30 e 60 km/h, o ajuste foi correto. Caso contrário, atrase ligeiramente a ignição. Lembre-se que o movimento do distribuidor é sempre pequeno, em torno de 10 graus, o que representa 20 graus de movimento do virabrequim do motor. Portanto, um "toque de nada" mexe com o ponto em quatro ou cinco graus.(http://www.monzaclube.com/fafacil/fafac ... bado.shtml)

não entendi nada agora.
EX -MONZA CLUB 94, AZUL, COMPLETÃO + abertura do porta malas no controle. ATUAL ASTRA SEDAN ADVANTAGE 2007

Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR

Elton,

devo lembrar que no Monza EFI que tem ignição digital, para ser feito qualquer ajuste de ponto de avanço inicial, com a lâmpada estroscópica ou no ouvido como você citou, é preciso curto-circuitar os terminais A e B do conector ACDL. Deste modo a ignição fica trava e sem fazer o jumper nos teminais A e B a ignição tenta corrigir ao mecher no ditribuidor.

Abs,

Carlos Freire
São Paulo-SP
Responder