Partida pesada...

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Fastback
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Partida pesada...

Mensagem não lida por Fastback »

Fala galera, blz?

É o seguinte, de uns dois ou três dias pra cá, comecei a sentir aquele desgosto de dar a partida no carro e o mesmo não querer pegar, ficar pesado a ponto de o motor não rodar.
Isso acontecia há mais ou menos um mês mas, era muito esporádico e, ao tentar girar a chave pela segunda vez, o motor de partida girava e o motor pegava numa boa.
Porém, agora começou a complicar um pouco mais... Geralmente quando paro o carro quente por alguns minutos e tento dar partida novamente, ele dá aquela travada no motor. Giro a chave e o motor de partida dá uma "meia volta" e para. Desligo e ligo a chave de novo e é a mesma coisa. E, isso não aconteceu nem uma nem duas vezes não. É praticamente toda vez que tento ligar o carro com ele já quente.
Algumas vezes acontece com ele frio também mas, é bem mais difícil acontecer do que com ele quente.

Me sugeriram a bateria mas, como eu poderia testá-la? No multímetro eu tenho 12,78V com o motor desligado e, o mínimo de tensão preciso para se dar a partida é 10,8V. Também lí algo a respeito num tópico parecido do nosso amigo Dedé, dos quais também poderia ser o aterramento do motor. Onde ele é feito? :|
Não sei porque, ou se tem alguma coisa a ver mas, isso começou a ficar mais intenso um certo tempo depois de eu ter colocado o chip do Monza a alcool na minha central. Meu pai sugeriu que eu desse uma atrasada no ponto mas, mesmo assim, o problema persiste.

Sugestões são sempre bem vindas!

Valeu...
Marcel Murai
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Re: Partida pesada...

Mensagem não lida por Marcel Murai »

precisa ver se as velas estão ok, pois se tiver uma ruim já fica pesado a partida.
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Diego Paiva
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Re: Partida pesada...

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Pelo jeito é motor de arranque, as buchas do motor de arranque.. meu ex kadett teve este problema... depois de quente, a partida pesava... mandei olhar o arranque, trocaram um tal de bendix e as buchas e ficou bom. Já tinha trocado até a bateria, mas n resolveu...
O aterramente do motor, fica no bloco do motor, prox à caixa de marchas. :smt023
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Fastback
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Re: Partida pesada...

Mensagem não lida por Fastback »

Marcel Murai escreveu:precisa ver se as velas estão ok, pois se tiver uma ruim já fica pesado a partida.
Amigo nipônico, quando eu fiz a instalação do bico a alcool há algumas semanas atrás, eu regulei os eletrodos. A abertura estava em +-0.9mm e eu aumentei pra +- 1.0mm. Numa matéria que lí no clube do vectra, tal mudança melhora o rendimento do motor, porém, pode forçar mais a bobina e o distribuidor. Mas, como a abertura está nos padrões estabelecidos para o Monza (entre 1 e 1.1) achei que não pudesse influir... Quanto à situação das velas, sequer têm sinal de carbonização. Será que pelo valor da resistência dela dá pra detectar algum problema???

Diego Paiva escreveu:Pelo jeito é motor de arranque, as buchas do motor de arranque.. meu ex kadett teve este pro...
Amigo sertanejo, também pensei ser o motor de arranque... O que me deixa intrigado é que só após um determinado tempo é que ele dá esse tipo de problema. Se eu desligo a chave e ligo novamente, ele pega numa boa. Quero dizer, o motor de partida gira um pouco mais como se o carro estivesse afogado mas, pega normalmente.
Outro fato que eu observei é que quando ligo o motor após desligar e ligar a chave, o voltímetro está no meio, mais ou menos, já quando deixo ele um certo tempo parado, não é raro ele estar um pouco abaixo do meio e, também, acionar a ventoínha logo após a partida. Será que assim que giro a chave o módulo não estaria mandando a ventoínha acionar também e assim não há carga para tudo funcionar duma vez?

A bateria eu desacredito um pouco, justamente porque o sistema elétrico do carro não "cai" duma vez. Ele só fica pesado pro motor de partida... O resto enfraquece um pouco mas, do mesmo jeito como se o motor de partida estivesse girando normalmente. A partida não fica "preguiçosa" como se o carro estivesse com a bateria arriada, é algo mais parecido como o motor de partida não dando conta de rodar o motor em determinada situação, entendem? :smt017
Como é difícil explicar problema com letras! hehehe
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Carlos A. Freire
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Re: Partida pesada...

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Fast,

para o motor "pesar" nas partidas o defeito pode estar:

- Ponto de avanço inicial muito adiantado
- Ponto da correia dentada (sincronismo)
- Falta de aterramento entre motor e carroceria
- Motor de partida (induzido ou escovas)
- Bateria "fraca"
- Chicote do motor de partida

Para testar a bateria, meça a tensão no momento da partida. Se ficar abaixo de 9v a bateria está fraca.
O aterramento do Monza de 91 a 96 que dá muito problema, é o fio que sai da bateria e vai na carroceria acima do farol dianteiro esquerdo. Esse ponto pode estar oxidado (parafuso, carroceria, arruelas e cabo) e, também o próprio chicote negativo onde é prensado os dois fios grosso no terminal (negativo da bateria) pode dar problemas. O chicote positivo que vai do alternador ao motor de partida, pode oxidar.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Partida pesada...

Mensagem não lida por Fastback »

Grande Carlos!

Só me explica mais alguns detalhes...
No caso do ponto, tentei dar uma atrasada pequena e não mudou muita coisa... Aquela regulagem do distribuidor está no meio, mais ou menos. Mesmo assim, quando eu rodava com aquele chip convertido, o ponto estava praticamente todo adiantado e isso não acontecia. Aliás, para ele estar adiantado, o curso do distribuidor deve estar com o seu curso finalizado com o parafuso bem no final, ou seja, com o distribuidor "puxado" (como se estivesse acelerando uma moto, puxando ele pra frente), né? Ou então, olhando de lado, com ele rodado no sentido anti-horário...

A correia dentada eu desacredito, na hora de troca, eu e meu pai sincronizamos exatamente os pontos tanto da polia do comando quanto daquela polia do eixo da arvore de manivelas, ou virabrequim.
O aterramento da bateria na carroceria, visualmente, não tem nada de anormal. Mesmo assim, vou retirar e dar uma boa "Limpada" tanto nele quanto no conector da bateria.

O motor de partida poderia ser testado? Como?

Quanto ao aterramento do motor, seria praticamente o mesmo caso do aterramento da bateria, né?
E, quanto ao polo positivo, problemas nele também poderiam ocasionar esse tipo de problema?
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500EF
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Re: Partida pesada...

Mensagem não lida por 500EF »

Ponto inicial muito adiantado faz isso e regular isso no "olhômetro" é complicado. Arrume uma pistola de ponto emprestada... :wink:

A abertura das velas, eu já tinha sugerido por MP fechar um pouco para ver se melhorava as falhas em aceleração rápida.

Como o bico é novo, é muito pouco provável que esteja com estanqueidade ruim, mas se tiver como você dar uma conferida no anel de vedação de borracha que fica na ponta dele... É que se estiver passando combustível por ali quando você desliga o carro e ele ficar gotejando lá dentro, quando você for ligar, ele vai girar pesado também...
Eduardo Rettore
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Re: Partida pesada...

Mensagem não lida por Fastback »

500EF mas, caso ele goteje, não seria o caso do carro "afogar" e, ao invés de dar uma "travada" na hora de dar partida, apenas ficar rodando ameaçando pegar? :smt017
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