Pessoal, hoje no final da tarde eu fotografei o local da bomba d'água que está no meu carro. Como eu não tinha condições adequadas para analisar a peça, considerando que o carro está em casa, onde eu só consegui chegar no final da tarde, quase escurecendo e, especialmente, por eu ser um Monzeiro amador, ou seja, de conhecimento técnico muito básico, eu acabei só sacando a correia do alternador e afastando um pouco a proteção da correia dentada. O ideal, mesmo, seria mexer com tempo no carro e, se possível, retirar toda a proteção da correia, o que pretendo fazer em breve.
Mas, com esta breve experiência de hoje, acabei quase me conformando com o modelo de bomba d'água com o disco. Só acreditarei, definitivamente, vendo a peça toda, mas esta minha desconfiança ainda maior foi gerada pelas fotos abaixo:
Esse é o meu carro: Monza SL/E Sedan 87/87, 2.0 álcool, sem A/C, sem DH, sem ar quente, com 80.500 km rodados.
Capa/Proteção da correia dentada:
Conforme observamos, a parte de dentro da proteção é vazada.
Aquele pequeno brilho é da tinta do bloco. Esta parte redonda de plástico protege a polia da bomba d'água.
Aqui dentro fica a polia da bomba d'água. Sob este ângulo, a correia dentada toca a polia da bomba pela lateral esquerda.
Pelo tato, dá para sentir que existe uma proteção atrás da polia da bomba d'água. Não consegui distinguir se esta proteção é de plástico e integra a proteção da correia dentada ou se é o disco/separador de metal que protege a polia e se encaixa na proteção da correia dentada. Até tentei, mas consegui visualizar e nem fotografar esta parte de trás da peça.
Com o motor em funcionamento, nada muda. Nem parece que a polia está ali dentro.
Falando hoje de manhã com o mecânico que trabalha neste carro, ele também não soube precisar com certeza o modelo real desta bomba d'água, dúvida que deveremos tirar em breve, apenas com o saque completo da proteção da correia dentada.
Mas, ao que tudo indica, vocês tem toda razão. Pelo ano do carro, a bomba aplicável deve ser mesmo daquele modelo que contém o disco/separador de metal, com rotor de plástico. Nas primeiras fotos acima, o modelo fornecido pela Urba.
Se assim for, acredito que o disco/separador seja uma peça importante para proteger a polia, principalmente, de sujeira ou vazamentos, até porque, a área da polia que encosta na correia dentada é bem pequena. Por outro lado, acredito eu que, em condições emergenciais ou adversas, a troca da bomba d'água por uma nova peça que não contenha o tal disco/separador não deve comprometer o funcionamento do mecanismo e nem a performance do motor, uma vez que, nesta hipótese, a nova peça apenas deixaria de oferecer a proteção ideal prevista e projetada pelo fabricante do veículo, sem consequências importantes à saúde do motor ou à segurança do veículo, concordam?
Havendo novidades, mantenho todos informados!
Obrigado e um grande abraço :smt023