Dúvidas sobre modelos de Bomba d'água

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Dúvidas sobre modelos de Bomba d'água

Mensagem não lida por avvsilva »

S h E e Q u O escreveu:
Por fim, me surgiu agora uma nova dúvida: se a bomba velha ainda tiver o rotor de metal em boas condições (apesar de o rotor já estar condenado em grande parte dos casos), será que eu conseguiria aproveitá-lo na bomba nova?

Abraço
Olá Chico, obrigado por este tópico ilustrativo e informativo. :smt023

Quanto a esta última pergunta, acredito que sim, porque já vi rotor avulso para essa bomba d'água do Monza sendo vendido na Internet. :smt023

EDIT: desculpe-me, o que vi anunciado avulso é a polia da bomba e não o rotor. Então, por favor, desconsidere minha resposta.
Editado pela última vez por avvsilva em 13 Jul 2014, 23:14, em um total de 1 vez.
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
avvsilva

Olá Chico e pessoal,

Esta vendo meu catálogo fotográfico de peças e acredito que esta proteção da correia vem a preencher este buraco da cobertura traseira inferior da Correia Dentada, nos anos de 87 e 88, como o pessoal observou logo acima. Complementando que nestes anos não havia o tensor da correia dentada. O Monza passou a usar tensor a partir de 89. Até 95, usa um modelo, em 96 o tensor muda. :wink:

Imagem

Imagem

coy
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Mensagem não lida por coy »

Tem um detalhe que acho que não estão dando atenção: a quantidade de dentes da polia da bomba.
Quando comprei a minha(nakata com impulsor metalico) achei umas com quantidade de dentes diferentes ( não lembro as marcas).
E com relação a troca do impulsor, na epoca perguntei a um amigo a mesma coisa e a resposta foi negativa. Este amigo é vendedor da altese.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

A quantidade de dentes mudam entre os modelos até 95 e o modelo 96.

Se não estiver enganado, uma tem 21 e outra 25 dentes.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
S h E e Q u O
Estado: Paraná-PR
Ano: 1987
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

avvsilva escreveu:Olá Chico e pessoal,
Esta vendo meu catálogo fotográfico de peças e acredito que esta proteção da correia vem a preencher este buraco da cobertura traseira inferior da Correia Dentada, nos anos de 87 e 88, como o pessoal observou logo acima. Complementando que nestes anos não havia o tensor da correia dentada. O Monza passou a usar tensor a partir de 89. Até 95, usa um modelo, em 96 o tensor muda. :wink:
Quanto mais estudo o caso, mais chego a esta conclusão!
Obrigado pela contribuição, Alexandre. Pelo jeito, não conseguirei me safar da bomba com rotor de plástico. :x
Abraço
coy escreveu:Tem um detalhe que acho que não estão dando atenção: a quantidade de dentes da polia da bomba. Quando comprei a minha (Nakata com impulsor metálico) achei umas com quantidade de dentes diferentes (não lembro as marcas).E com relação à troca do impulsor, na época perguntei a um amigo a mesma coisa e a resposta foi negativa. Este amigo é vendedor da altese.
Bem lembrado, Coy! Confesso que eu havia, mesmo, me esquecido deste detalhe.
Grande contribuição!
Obrigado :smt023 :smt023
Carlos A. Freire escreveu:A quantidade de dentes mudam entre os modelos até 95 e o modelo 96.
Se não estiver enganado, uma tem 21 e outra 25 dentes.
Abs,
Carlos Freire
Prof. Carlos, atentando-me a esta informação e à do Coy, me lembrei de que o aspecto das polias das bombas d'água fotografadas tem uma ligeira diferença. Dá a impressão de que o vão entre os dentes da polia Urba aparentava ser um pouquinho maior/mais grosso do que os da Nakata. Mas, por incrível que pareça, me esqueci do detalhe do número de dentes. Vou me atentar na próxima análise e passo mais esta informação aqui no tópico.
Obrigado pela contribuição!
Abraço :smt023
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 14 Jul 2014, 21:41, em um total de 1 vez.
S h E e Q u O

Pessoal, hoje no final da tarde eu fotografei o local da bomba d'água que está no meu carro. Como eu não tinha condições adequadas para analisar a peça, considerando que o carro está em casa, onde eu só consegui chegar no final da tarde, quase escurecendo e, especialmente, por eu ser um Monzeiro amador, ou seja, de conhecimento técnico muito básico, eu acabei só sacando a correia do alternador e afastando um pouco a proteção da correia dentada. O ideal, mesmo, seria mexer com tempo no carro e, se possível, retirar toda a proteção da correia, o que pretendo fazer em breve.

Mas, com esta breve experiência de hoje, acabei quase me conformando com o modelo de bomba d'água com o disco. Só acreditarei, definitivamente, vendo a peça toda, mas esta minha desconfiança ainda maior foi gerada pelas fotos abaixo:

Esse é o meu carro: Monza SL/E Sedan 87/87, 2.0 álcool, sem A/C, sem DH, sem ar quente, com 80.500 km rodados.
Imagem

Capa/Proteção da correia dentada:
Imagem

Conforme observamos, a parte de dentro da proteção é vazada.
Imagem

Aquele pequeno brilho é da tinta do bloco. Esta parte redonda de plástico protege a polia da bomba d'água.
Imagem

Aqui dentro fica a polia da bomba d'água. Sob este ângulo, a correia dentada toca a polia da bomba pela lateral esquerda.
Imagem

Pelo tato, dá para sentir que existe uma proteção atrás da polia da bomba d'água. Não consegui distinguir se esta proteção é de plástico e integra a proteção da correia dentada ou se é o disco/separador de metal que protege a polia e se encaixa na proteção da correia dentada. Até tentei, mas consegui visualizar e nem fotografar esta parte de trás da peça.
Imagem

Com o motor em funcionamento, nada muda. Nem parece que a polia está ali dentro.
Imagem

Falando hoje de manhã com o mecânico que trabalha neste carro, ele também não soube precisar com certeza o modelo real desta bomba d'água, dúvida que deveremos tirar em breve, apenas com o saque completo da proteção da correia dentada.

Mas, ao que tudo indica, vocês tem toda razão. Pelo ano do carro, a bomba aplicável deve ser mesmo daquele modelo que contém o disco/separador de metal, com rotor de plástico. Nas primeiras fotos acima, o modelo fornecido pela Urba.

Se assim for, acredito que o disco/separador seja uma peça importante para proteger a polia, principalmente, de sujeira ou vazamentos, até porque, a área da polia que encosta na correia dentada é bem pequena. Por outro lado, acredito eu que, em condições emergenciais ou adversas, a troca da bomba d'água por uma nova peça que não contenha o tal disco/separador não deve comprometer o funcionamento do mecanismo e nem a performance do motor, uma vez que, nesta hipótese, a nova peça apenas deixaria de oferecer a proteção ideal prevista e projetada pelo fabricante do veículo, sem consequências importantes à saúde do motor ou à segurança do veículo, concordam?

Havendo novidades, mantenho todos informados!

Obrigado e um grande abraço :smt023
avvsilva

Olá Chico, tudo bem? Se você fizer questão de colocar uma bomba com rotor e polia de metal, acredito que possa colocar uma que não tenha o separador protetivo, embora a original para o ano do seu carro tenha. Ele deve servir apenas como uma proteção adicional contra poeira ou coisa assim. Mas vamos esperar mais algum monzeiro se manifestar quanto a essa questão do separador.

Imagem

S h E e Q u O

avvsilva escreveu:Olá Chico, tudo bem? Se você dizer questão de colocar uma bomba com rotor e polia de metal, acredito que possa colocar uma que não tenha o disco protetivo, embora a original para o ano do seu carro tenha. Mas vamos esperar mais algum monzeiro se manifestar quanto a essa questão do disco protetivo.
Olá, tudo bem Alexandre, e vc?
Pois é, a ideia era bem essa mesmo!!
Eu acho que o propósito do disco/separador seria esse mesmo que você falou, proteger a correia dentada de poeira ou talvez de eventual vazamento daquela mangueira de água do radiador que fica na parte de trás do motor e termina bem ali perto da polia da bomba d'água (foto 6). :smt017

:smt023 :smt023
Responder