Vrsilva, eu deveria responder com o mesmo nível de deboche com o qual você escreveu este texto sem o menor fundamento.
Confesso que desanima ter que responder uma pessoa como você .
É lastimável que os conceitos básicos de uma ignição ainda não foram assimilados.
Outra coisa importante é que eu nunca disse que a vela era inteligente como você tenta sugerir, o seu raciocínio irracional e bitolado tampam o seu campo de visão assim como os cavalos usam antolhos.
assim fica difícil, tendo que desenhar tudo. é uma pena a língua portuguesa não vir com o autocad junto, seria muito enriquecedor, porque eu desenhava e renderizava o desenho centelha.dwg em perspectiva pra você.
um motor em marcha lenta precisa de algo entre 5 e 10kV pra centelhar com gap de 0,8mm. a medida que vai se abrindo a folga das velas, essa tensão vai aumentando, e os 30kV citados podem chegar até 60kV com 2mm de abertura.... mas dai alguem pode perguntar se não seria necessário os 60kV, mas de antemão é muito difícil, praticamente impossível, conseguir fazer a centelha saltar corretamente com 2mm de abertura numa vela comum, que precise desses 60kV. Portanto a energia da descarga esta diretamente ligada ao gap da vela e a condição de centelhamento do ambiente dentro da câmara que é o turbilhonamento, taxa de compressão e a resistência dielétrica.
Portanto é a vela e o meio quem irão solicitar a tensão a ser demandada e de nada adianta poder ter 60kv se esta condição nunca será atingida e desta forma a ignição nunca irá fornecer o que promete.
Irei usar apenas o que você escreveu para te mostrar que quem solicita a centelha é a vela e observe você mesmo informa isto em seu texto, mas como? se tentou dizer o contrário.
Agora o “(LOL)” e “vela não é inteligente... “ fica para o seu grade e brilhante raciocínio estático e irracional.
Realmente a vela não é inteligente nem nunca foi e nunca será, mas os diferentes gaps de vela e as condições na câmara fazem com que ela solicite tensões diferentes.......(LOL).
vrsilva escreveu:darkknight escreveu:
Absolutamente nada, quem solicita é a vela se ela não pedir nada de mais irá acontecer.
Cara, me desculpe, mas... sou formado em Mecatronica, fiz 4 anos de enenharia e só não terminei porque me encontrava numa situação financeira das brabas, e também porque me decepcionei com o mercado para engenheiro elétrico que só ficam mandando e mail e atualizando planilhas no geral.
Cara não desmereça a profissão de ninguém, isto é uma falha grave de caráter e soa como inveja.
Pode me dizer o que estudou de termodinâmica?
vrsilva escreveu:
A vela não solicita nada, ela é apenas um eletrodo, a vela é somente um eletrodo envolto de ceramica para aguentar a temperatura elevada, e SÓ, a grosso modo você pode por até um clipes ali que teoricamente vai fazer a mesma coisa, não sei quanto duraria, pois é um teste que ninguém quer fazer...
Chegamos a colocar quase 40mil volts naquela bobina e vela, lembrando que para cada 1 centimetro de espaço no ar, a eletricidade necessita de 1kV para ionizar o ar e abrir o arco voltaico, se tinha mais ou menos uns 5cm, porém levando em conta a umidade do ar, a tensão cai um pouco, então algo em torno do que foi dito por mim...
Primeiro que a cada 1 centímetro são necessários 10kv e não apenas um como você falou.
Observe que você pode mandar os 40kv para a vela mas se esta estiver apenas com 1 cm você não terá os 40kv na ponta da vela, só o terá com a abertura próxima aos 5 centímetros.
vrsilva escreveu:
E a vela respondia SEMPRE de acordo com a tensão colocada na bobina, ou seja se nós diminuíamos a tensão, a distancia de alcance da faísca era menor, OBVIO
Então já falou tudo, não adianta ter um super faiskator para manter o gap original e não adianta aumentar o gap que você não ganha coisa alguma.
No seu sistema quem varia é a tensão aplicada, mas no sistema do carro quem comanda a demanda da energia é o gap da vela.
vrsilva escreveu:não tem essa de vela necessitar...
Tem sim não adianta mandar 60kv com 1mm que a tensão na ponta da vela nunca será os 60kv e sim apenas o suficiente para ela romper a resistência e formar o arco.
Você precisa urgente de um livro de termodinâmica.
vrsilva escreveu:ela é apenas um eletrodo e vai soltar faísca de acordo com o que entrar... vela não é inteligente...
Quem falou que a vela é inteligente?
A vela não é inteligente, mas o cara que instalou ela no motor do seu carro é sim e muito, observe que você mesmo já deu a resposta, quem requer a tensão é a vela e a condição de centelhamento dentro da câmara, portanto dependendo da abertura do gap e da condição de centelhamento dentro da câmara a energia necessária será diferente e por isto que digo que quem requer a centelha será a vela.
Antes de emitir comentários tentando zombar dos outros sugiro estudar sobre o sistema em debate e a sua aplicação prática, de nada adianta a sua teoria sem saber termodinâmica e o que realmente ocorre dentro da câmara de combustão.
Não adianta ter um módulo faiskator com 60kv pois ele não irá mandar isto, ele ira mandar apenas o necessário para ignitar a mistura, por isto que o pessoal do faiskator tenta inutilmente aumentar o gap se iludindo que estão ganhando potência e economia como já provei no gráfico anterior.
Colocando isto de forma prática:
Se você tiver um carro totalmente original com o seu sistema de ignição perfeitamente original e a abertura de vela original sabe o que vai ocorrer quando colocar um super faiskator??????????
Nada de mais como foi a minha resposta para o Nizer.........“(LOL)”“(LOL)”“(LOL)”.
O faiskator só fará sentido a partir do momento em que ele for necessário, quando a solicitação dentro da câmara for superior ao que o sistema original consegue suprir.
Mas para que isto se não se ganha nada com um aumento de energia!!!!! apenas estressar o sistema? Furar cabos de velas, gastar as velas de forma mais rápida?
Observe que o distribuidor é uma limitação e por causa dele você não conseguira fazer as grandes aberturas de velas, lembre que o sistema de isolação também limita a abertura da vela.
Portanto você com o seu monza e o sistema original com distribuidor nunca conseguira extrair os 60kv que o fabricante diz que pode fornecer. Por isto que sou contra os faiskators da vida.
Agora você tem um carro com um moderno sistema cop e coloca um super faiskator, não funcionara da mesma forma que expliquei antes o sistema já é eficiente o suficiente e você não conseguira fazer ele solicitar tal energia, e mesmo que consiga não terá efeitos práticos como o comprovado pelo gráfico que postei.
Aqui você se superou.
vrsilva escreveu:Os estudos e avanços que há em cima de uma vela de ignição, é quanto a sua eficiencia em distribuir de forma homogenea a faísca
Juro que já li vários livros e nunca ouvi falar disto, pode me explicar o que é distribuir a faísca de forma homogênea? De onde tirou isto?
A faísca só é o início ( o gatilho ) de uma combustão da mistura de combustível com comburente.
vrsilva escreveu:para que haja uma queima eficiente e de maneira também homogenea,
Antes de fazer estes tipos de afirmações, pegue um livro de termodinâmica e vá estudar sobre irregularidades do ciclo Otto.
vrsilva escreveu:e também os estudos em cima do material usado é para que elas tenham durabilidade, pois é dificil conciliar eficiencia elétrica com durabilidade térmica, portanto o emprego de materiais mais nobres. Não é atoa que uma vela pode chegar a custar mais de 100 reais a unidade.
Acertou uma parabéns.
vrsilva escreveu:E o aumento de potencia da centelha aumenta a eficiencia na explosão e combustão do combustível,
O combustível entra em combustão sozinho????????
Quando eu estudei, para ocorrer uma combustão tinha que ter combustível e comburente, será que mudaram alguma coisa e eu estou desatualizado.
Qual é a diferença entre combustão e explosão.........
vrsilva escreveu:se uma vela não conseguir explodir 100% da mistura ar/combustivel
Quero apenas o exemplo de um único motor no planeta terra que consiga “explodir” 100% de uma mistura de ar/combustível.
Cara falo muito sério mesmo, corra e vá estudar termodinâmica, você esta precisando muito.
Para todo motor conseguir o melhor torque e a melhor potência ele necessariamente tem que estar rico sacou tem que ter combustível sobrando sacou.....
Misturas pobres ou estequiométricas em carga aumentam muito a temperatura da câmara, você esta querendo fundir os internos do seu motor??????
vrsilva escreveu:o que sobrar vira vapor e é expelido em forma de gases, e gases poluentes pois houve uma queima e não uma explosão completa,
Queima e explosão completa – são novos termos da engenharia e da termodinâmica??????
vrsilva escreveu:se a faísca da vela for suficiente para explodir toda a mistura,
Não existe isto, nunca mais repita uma afirmação desta.
vrsilva escreveu:a quantidade de gases a ser expelido diminui, portanto o APROVEITAMENTO da mistura é maior, assim aumenta a EFICIENCIA, que melhora o consumo, deixa o funcionamento do motor mais redondo, mais liso...
Lembra de Antoine Lavoisier?
“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. “
Gás se mede em volume pode me explicar como você diminuiu o volume?
Só tenho um único comentário a fazer do seu post......
Procure urgente um livro de termodinâmica.