Ignição CDI e as mitos da cmracing

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
nizer
Membro Classic (Ní­vel 7)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ignição CDI e as mitos da cmracing

Mensagem não lida por nizer »

Rafaelo escreveu: por isso que é bom ter forum e discutir, sempre se acaba aprendendo. problema quando vira barraco e nao tira proveito algum.
Exato, por isso é bom deixar essas coisas de lado..

agora ainda com relação a Ignições CDI, o seu uso juntamente com velas diretas também proporciona uma queima melhor, quais as vantagens e não usar velas e cabos resistivos ?
Quem está atrás apenas dos elogios não está disposto a ouvir a verdade
Tópico do Monza Preto....
viewtopic.php?f=33&t=20046
Monza na ROFORMA....
viewtopic.php?f=43&t=23806
PROCURO CB DO MONZA EFI...
Rafaelo
MODERADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por Rafaelo »

nizer escreveu:agora ainda com relação a Ignições CDI, o seu uso juntamente com velas diretas também proporciona uma queima melhor, quais as vantagens
amplificador e COP? pra mim nao tem vantagem, ate ja discuti isso com o 500ef tempos atras, segundo ele melhorou. eu acho um custo muito alto pra tao pouco retorno caso o tenha. o COP ja é um sistema honesto,bastante preciso sem falhas nao precisa mais que isso.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
nizer
Membro Classic (Ní­vel 7)

Mensagem não lida por nizer »

Rafaelo escreveu:amplificador e COP? pra mim nao tem vantagem, ate ja discuti isso com o 500ef tempos atras, segundo ele melhorou. eu acho um custo muito alto pra tao pouco retorno caso o tenha. o COP ja é um sistema honesto,bastante preciso sem falhas nao precisa mais que isso.
Não, eu quis dizer velas não resistivas, junto com um Amplificador, melhora ou pouco interfere com relação às Resistivas

Imagem
Imagem
Quem está atrás apenas dos elogios não está disposto a ouvir a verdade
Tópico do Monza Preto....
viewtopic.php?f=33&t=20046
Monza na ROFORMA....
viewtopic.php?f=43&t=23806
PROCURO CB DO MONZA EFI...
darkknight
Membro SL (Ní­vel 1)

Re: Discussão técnica - Ignição CDI x original

Mensagem não lida por darkknight »

Vrsilva, eu deveria responder com o mesmo nível de deboche com o qual você escreveu este texto sem o menor fundamento.
Confesso que desanima ter que responder uma pessoa como você .
É lastimável que os conceitos básicos de uma ignição ainda não foram assimilados.
Outra coisa importante é que eu nunca disse que a vela era inteligente como você tenta sugerir, o seu raciocínio irracional e bitolado tampam o seu campo de visão assim como os cavalos usam antolhos.

assim fica difícil, tendo que desenhar tudo. é uma pena a língua portuguesa não vir com o autocad junto, seria muito enriquecedor, porque eu desenhava e renderizava o desenho centelha.dwg em perspectiva pra você.

um motor em marcha lenta precisa de algo entre 5 e 10kV pra centelhar com gap de 0,8mm. a medida que vai se abrindo a folga das velas, essa tensão vai aumentando, e os 30kV citados podem chegar até 60kV com 2mm de abertura.... mas dai alguem pode perguntar se não seria necessário os 60kV, mas de antemão é muito difícil, praticamente impossível, conseguir fazer a centelha saltar corretamente com 2mm de abertura numa vela comum, que precise desses 60kV. Portanto a energia da descarga esta diretamente ligada ao gap da vela e a condição de centelhamento do ambiente dentro da câmara que é o turbilhonamento, taxa de compressão e a resistência dielétrica.
Portanto é a vela e o meio quem irão solicitar a tensão a ser demandada e de nada adianta poder ter 60kv se esta condição nunca será atingida e desta forma a ignição nunca irá fornecer o que promete.

Irei usar apenas o que você escreveu para te mostrar que quem solicita a centelha é a vela e observe você mesmo informa isto em seu texto, mas como? se tentou dizer o contrário.

Agora o “(LOL)” e “vela não é inteligente... “ fica para o seu grade e brilhante raciocínio estático e irracional.

Realmente a vela não é inteligente nem nunca foi e nunca será, mas os diferentes gaps de vela e as condições na câmara fazem com que ela solicite tensões diferentes.......(LOL).

vrsilva escreveu:
darkknight escreveu: Absolutamente nada, quem solicita é a vela se ela não pedir nada de mais irá acontecer.
Cara, me desculpe, mas... sou formado em Mecatronica, fiz 4 anos de enenharia e só não terminei porque me encontrava numa situação financeira das brabas, e também porque me decepcionei com o mercado para engenheiro elétrico que só ficam mandando e mail e atualizando planilhas no geral.
Cara não desmereça a profissão de ninguém, isto é uma falha grave de caráter e soa como inveja.
Pode me dizer o que estudou de termodinâmica?
vrsilva escreveu: A vela não solicita nada, ela é apenas um eletrodo, a vela é somente um eletrodo envolto de ceramica para aguentar a temperatura elevada, e SÓ, a grosso modo você pode por até um clipes ali que teoricamente vai fazer a mesma coisa, não sei quanto duraria, pois é um teste que ninguém quer fazer...
Chegamos a colocar quase 40mil volts naquela bobina e vela, lembrando que para cada 1 centimetro de espaço no ar, a eletricidade necessita de 1kV para ionizar o ar e abrir o arco voltaico, se tinha mais ou menos uns 5cm, porém levando em conta a umidade do ar, a tensão cai um pouco, então algo em torno do que foi dito por mim...
Primeiro que a cada 1 centímetro são necessários 10kv e não apenas um como você falou.
Observe que você pode mandar os 40kv para a vela mas se esta estiver apenas com 1 cm você não terá os 40kv na ponta da vela, só o terá com a abertura próxima aos 5 centímetros.
vrsilva escreveu: E a vela respondia SEMPRE de acordo com a tensão colocada na bobina, ou seja se nós diminuíamos a tensão, a distancia de alcance da faísca era menor, OBVIO

Então já falou tudo, não adianta ter um super faiskator para manter o gap original e não adianta aumentar o gap que você não ganha coisa alguma.
No seu sistema quem varia é a tensão aplicada, mas no sistema do carro quem comanda a demanda da energia é o gap da vela.
vrsilva escreveu:não tem essa de vela necessitar...
Tem sim não adianta mandar 60kv com 1mm que a tensão na ponta da vela nunca será os 60kv e sim apenas o suficiente para ela romper a resistência e formar o arco.
Você precisa urgente de um livro de termodinâmica.
vrsilva escreveu:ela é apenas um eletrodo e vai soltar faísca de acordo com o que entrar... vela não é inteligente...
Quem falou que a vela é inteligente?
A vela não é inteligente, mas o cara que instalou ela no motor do seu carro é sim e muito, observe que você mesmo já deu a resposta, quem requer a tensão é a vela e a condição de centelhamento dentro da câmara, portanto dependendo da abertura do gap e da condição de centelhamento dentro da câmara a energia necessária será diferente e por isto que digo que quem requer a centelha será a vela.
Antes de emitir comentários tentando zombar dos outros sugiro estudar sobre o sistema em debate e a sua aplicação prática, de nada adianta a sua teoria sem saber termodinâmica e o que realmente ocorre dentro da câmara de combustão.
Não adianta ter um módulo faiskator com 60kv pois ele não irá mandar isto, ele ira mandar apenas o necessário para ignitar a mistura, por isto que o pessoal do faiskator tenta inutilmente aumentar o gap se iludindo que estão ganhando potência e economia como já provei no gráfico anterior.
Colocando isto de forma prática:
Se você tiver um carro totalmente original com o seu sistema de ignição perfeitamente original e a abertura de vela original sabe o que vai ocorrer quando colocar um super faiskator??????????
Nada de mais como foi a minha resposta para o Nizer.........“(LOL)”“(LOL)”“(LOL)”.
O faiskator só fará sentido a partir do momento em que ele for necessário, quando a solicitação dentro da câmara for superior ao que o sistema original consegue suprir.
Mas para que isto se não se ganha nada com um aumento de energia!!!!! apenas estressar o sistema? Furar cabos de velas, gastar as velas de forma mais rápida?
Observe que o distribuidor é uma limitação e por causa dele você não conseguira fazer as grandes aberturas de velas, lembre que o sistema de isolação também limita a abertura da vela.
Portanto você com o seu monza e o sistema original com distribuidor nunca conseguira extrair os 60kv que o fabricante diz que pode fornecer. Por isto que sou contra os faiskators da vida.
Agora você tem um carro com um moderno sistema cop e coloca um super faiskator, não funcionara da mesma forma que expliquei antes o sistema já é eficiente o suficiente e você não conseguira fazer ele solicitar tal energia, e mesmo que consiga não terá efeitos práticos como o comprovado pelo gráfico que postei.

Aqui você se superou.
vrsilva escreveu:Os estudos e avanços que há em cima de uma vela de ignição, é quanto a sua eficiencia em distribuir de forma homogenea a faísca
Juro que já li vários livros e nunca ouvi falar disto, pode me explicar o que é distribuir a faísca de forma homogênea? De onde tirou isto?
A faísca só é o início ( o gatilho ) de uma combustão da mistura de combustível com comburente.
vrsilva escreveu:para que haja uma queima eficiente e de maneira também homogenea,
Antes de fazer estes tipos de afirmações, pegue um livro de termodinâmica e vá estudar sobre irregularidades do ciclo Otto.
vrsilva escreveu:e também os estudos em cima do material usado é para que elas tenham durabilidade, pois é dificil conciliar eficiencia elétrica com durabilidade térmica, portanto o emprego de materiais mais nobres. Não é atoa que uma vela pode chegar a custar mais de 100 reais a unidade.
Acertou uma parabéns.
vrsilva escreveu:E o aumento de potencia da centelha aumenta a eficiencia na explosão e combustão do combustível,
O combustível entra em combustão sozinho????????
Quando eu estudei, para ocorrer uma combustão tinha que ter combustível e comburente, será que mudaram alguma coisa e eu estou desatualizado.
Qual é a diferença entre combustão e explosão.........
vrsilva escreveu:se uma vela não conseguir explodir 100% da mistura ar/combustivel
Quero apenas o exemplo de um único motor no planeta terra que consiga “explodir” 100% de uma mistura de ar/combustível.
Cara falo muito sério mesmo, corra e vá estudar termodinâmica, você esta precisando muito.
Para todo motor conseguir o melhor torque e a melhor potência ele necessariamente tem que estar rico sacou tem que ter combustível sobrando sacou.....
Misturas pobres ou estequiométricas em carga aumentam muito a temperatura da câmara, você esta querendo fundir os internos do seu motor??????
vrsilva escreveu:o que sobrar vira vapor e é expelido em forma de gases, e gases poluentes pois houve uma queima e não uma explosão completa,
Queima e explosão completa – são novos termos da engenharia e da termodinâmica??????
vrsilva escreveu:se a faísca da vela for suficiente para explodir toda a mistura,
Não existe isto, nunca mais repita uma afirmação desta.
vrsilva escreveu:a quantidade de gases a ser expelido diminui, portanto o APROVEITAMENTO da mistura é maior, assim aumenta a EFICIENCIA, que melhora o consumo, deixa o funcionamento do motor mais redondo, mais liso...
Lembra de Antoine Lavoisier?
“Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. “
Gás se mede em volume pode me explicar como você diminuiu o volume?

Só tenho um único comentário a fazer do seu post......
Procure urgente um livro de termodinâmica.
THE DARK KNIGHT RISES
darkknight
Membro SL (Ní­vel 1)

Re: Discussão técnica - Ignição CDI x original

Percebi que você esta encarando este debate de forma pessoal ou que esta sentindo uma certa implicância da minha pessoa para contigo.
Acho que você esta interpretando de forma equivocada os fatos e as minhas intenções.

500EF escreveu:Mais uma vez: Não fui eu. Se fosse eu diria sem o menor problema. Tendo sido proposital ou não.
A única exclusão que fiz foi do meu próprio post.
Mas lembre-se que existem outros moderadores e o admin do fórum. Pergunte a eles quem deletou as mensagens.
Ok Rettore, pensei que tivesse sido você.
Mas de qualquer forma o mais importante é que foi bem feito e a atitude estava correta.
500EF escreveu:Sou apenas um usuário. E se pesquisar, vai ver que sempre cito o fato de existem outros fabricantes de módulos que usam o mesmo princípio de funcionamento (quem é daqui a mais tempo pode confirmar). O texto de autoria do sukys também já havia sido postado aqui no fórum por mim antes.
Não duvido Rettore, conheço você a bastante tempo, mas uma coisa é você pegar um texto sem ensaio científico e outra coisa é você pegar um livro de engenharia.

500EF escreveu:Não sou xiita, enganador, ou coisa do tipo, como quer fazer parecer (quem é daqui a mais tempo pode confirmar).
Não afirmei nenhuma das colocações que você sugeriu acima, mas você é o maior divulgador deste produto e fala apenas dos supostos benefícios ( os quais eu duvido e já provei que não funcionam), mas você nunca mencionou as mazelas, os problemas e a conduta do fabricante e quem ele é realmente.
Acho muito importante que as pessoas saibam com quem estão lidando e no caso do produto que você utiliza.
1- Não existe empresa (não tem CNPJ)
2- Não emite nota fiscal – dificulta muito qualquer solicitação de garantia.
3- É um homicida em potencial com vários casos registrados de abuso das próprias razões e ameaças.
Não bastasse a técnica fajuta com a qual ele engana as pessoas tentando vender o produto existem ainda as 3 razões acima que prejudicam qualquer envolvimento com o dito cujo.
500EF escreveu:Mas é natural que os tópicos com fotos e comentários dos carros que mexi tenham citação à CMRacing. Pois este foi o módulo que utilizei.
Natural, mas lembre que desta forma influencia outras pessoas a terem que lidar com aquela pessoa e terem diversos tipos de problemas incluindo prejuízos financeiros.
500EF escreveu:Se eu tivesse um monza com megasquirt teria escrito "monza com megasquirt" no título do tópico. Ou se tivesse um com MSD teria escrito "monza com ignição MSD". E aí você não estaria implicando. Aliás, nem teria se dado o trabalho de entrar aqui...
Acho que isso está bem claro para todos.
Talvez sim, talvez não, ninguém pode garantir nada, mas esta claro que você esta se sentindo ameaçado.
500EF escreveu:Sinto muito desapontá-lo. Mas pode provocar a vontade que mesmo assim não vou entrar nessa.

Eu tenho as minhas convicções e você as suas. Não vou mudá-las e você também não.

Já coloquei argumentos técnicos aqui e em vários outros posts. Você também.

Agora cabe a cada um ler e julgar o que quiser sobre o assunto.
Rettore, eu coloquei argumentos técnicos de verdade e de um livro de engenharia, você ainda não fez isto, os seus argumentos não tem uma base científica.
Mas cada um acredita no que quiser, nisto eu concordo contigo.
Mas fico desapontado de você não apresentar argumentos técnicos confiáveis.

500EF escreveu:E se você tem algum problema, foi lesado, prejudicado, ofendido por alguém (e não fui eu, já nós não temos nenhum problema. Certo?), sugiro que procure seus direitos ou faça justiça da melhor forma que encontrar. Ligue para o cara, vá até lá, processa, sei lá... Mas sua briga definitivamente não é comigo... 
Aqui esta o problema, pelo fato de você tanto defender o produto dele você esta achando que eu estou brigando contigo quando esta nunca foi e nem será a minha intenção.
Como você disse nós não temos problemas e concordo contigo.
Já estou fazendo justiça sim e a forma que encontrei foi de alertar as pessoas para não caírem no papo mole do …...........adjetivos cm.

500EF escreveu:Não precisa agradecer. Além de retratar melhor o rumo da discussão, é minha função aqui ajudar a manter a organização do fórum.
Ok
Editado pela última vez por darkknight em 19 Set 2012, 22:56, em um total de 1 vez.
THE DARK KNIGHT RISES
darkknight
Membro SL (Ní­vel 1)

Rafaelo escreveu:concordo com Vinicius, vela nao pede tensao alguma é so um mecanismo de curto. talvez o Dark se expressou mal. quem manda no pedaço é modulo de igniçao que fecha a tensao vinda la do poschave da bobina passa pela bobina(enrolamento) e fecha no terminal aterrado do transistor aterrando ele. se o alternador esta fornecendo ex: 14.4V entra na bobina primaria e no transformador 100:1 ou 75:1, etc, multiplica essa tensao de saida... ae vai pro secundario e a ultima etapa é o aterramento da vela propriamente dito. é simples de intender. a vela é o ultimo do processo que começa la no sensor de rotação

se um motor estiver fabricando 16V vai sair la vela uma tensao muito superior que se estive com 14.4V.

outra coisa modulos de igniçao sao transistores de potencia do tipo IGBT alta corrente e alta tensao, so fazem o chaveamento o circuito da bobina, simples assim.

pessoal vamos manter o foco tecnico e esquecer quem apagou ou deixou de apagar, se ele é feio ou nao, se presta ou nao. isso cada um vai julgar pessoalmente e tirar suas conclusoes. vamos se manter na parte tecnica, se o produto melhorou em vez de brita agora tem isolante especial, em fim essas coisa OKKK ?
Rafaelo, respeito você e o seu conhecimento, já percebi que você entende bastante de gerenciamento e do sistema de ignição, mas infelizmente você foi levado a um raciocínio equivocado pelo Vinícius.

Tudo do ciclo Otto ocorre dentro da câmara, a tensão solicitada depende destes fatores e o módulo esta ai para produzir esta tensão.
Se precisar mais ele se esforça e tenta mandar e portanto quem solicita esta energia para a ignição é o meio e a abertura do gap da vela, por isto que ele solicita sim a energia necessária.

Simples assim, se ela a vela tiver um gap grande e o seu sistema não tiver condição de mandar esta carga ai sim ocorre a perda daquele ciclo por completo, mas de nada adianta ter um módulo de 60kv e a necessidade de energia ser a original.
Por exemplo o seu motor é completamente original e o seus sistema necessita para centelhar em alta carga e alto rpm 23kv e o seu sistema original tem condição de fornecer isto, de nada adianta ter um modulo faiskator de 60kv pois mesmo com ele instalado e podendo fornecer tamanha voltagem o que ira acontecer dentro da câmara será apenas os 23kv sacou......

Mas se você abrir o gap das velas e assim aumentar a necessidade de uma maior voltagem para poder ignitar o faiskator irá entrar em ação e será fundamental, porem o que você ganha com isto?

Lembre que no sistema com distribuidor não conseguira fazer grandes aberturas de vela, e pelo gráfico que postei a grade abertura de vela nem te dará economia e muito menos potência, portanto é melhor manter o sistema original e não se aborrecer.
THE DARK KNIGHT RISES
darkknight
Membro SL (Ní­vel 1)

nizer escreveu:Legal, isso em carro a Alcool pode ajudar ainda mais então.
E no caso dos monzas que são mais antigos a perda de centelhamento é mais significativa que nos COP modernos.
Não Nizer, a perda no seu carro já esta computada no projeto, a necessidade de energia depende do projeto, se o seu carro for completamente original não adianta aumentar a centelha, só terá alguma validade este aumento se o seu carro tiver com algum problema, mas aumentando a energia você estará apenas mascarando o seu problema e não resolvendo.
Porque melhoraram as ignições nos carros modernos, porque os projetos mais modernos necessitam de mais energia, basta você ver que a taxa de compressão aumentou, por isto que melhoraram a ignição.

nizer escreveu:Então sem perda de centelhamento a queima fica melhor, e consequentemente a queima de combustivel torna-se mais adequada, aproveitando melhor este.
Nizer o seu carro só perderá centelhamento se ele tiver algum problema ou se você mudou os parâmetros originais do seu carro, se mantiver o sistema original não irá surtir efeito algum.
A centelha de projeto do seu carro já é mais do que suficiente.
nizer escreveu:Queimando melhor o combustivel a carbonização das velas e outras partes do motor também deverá ser reduzida, não ?
Se não tiver alterações mecânicas que necessitem maior energia não vai mudar nada.

nizer escreveu:isso explica o porque inventaram vela com mais eletrodos, ou seja, para evitar falhas no centelhamento, certo, o que no meu caso esta sendo suprido por um modulo adicional.
I

Errado e muito errado, a quantidade de eletrodos não tem nada com um melhor centelhamento, a quantidade de eletrodos é apenas para aumentar a durabilidade da vela, pois assim ela terá 4 eletrodos para sofrerem desgastes ao invés de um único, mas a vela de 4 eletrodos não irá melhorar centelhamento algum.

Nizer com esta sua afirmação percebo que você não leu tanta coisa assim do fórum do cm, não faça esta argumentação para ele, nem chegue perto de falar que uma vela de 4 eletrodos trará uma eficiência de queima melhor, o próprio Rettore aqui pode te explicar melhor, e tenho certeza que neste quesito tanto eu como ele concordamos plenamente.
THE DARK KNIGHT RISES
darkknight
Membro SL (Ní­vel 1)

Nizer tente formular melhor a sua pergunta.
A forma que você fez a única resposta que pode ser dada é depende.
Depende de muitos fatores.
O motor é original?
O que pretende com esta alteração?

Lembre do gráfico que postei aqui no fórum, onde não existe benefício com o aumento do gap e consequentemente com a maior energia de uma centelha.

Lembre que qualquer ganho só é válido se o seu sistema original não suprir a necessidade.

nizer escreveu:
Rafaelo escreveu:amplificador e COP? pra mim nao tem vantagem, ate ja discuti isso com o 500ef tempos atras, segundo ele melhorou. eu acho um custo muito alto pra tao pouco retorno caso o tenha. o COP ja é um sistema honesto,bastante preciso sem falhas nao precisa mais que isso.
Não, eu quis dizer velas não resistivas, junto com um Amplificador, melhora ou pouco interfere com relação às Resistivas

Imagem
Imagem
THE DARK KNIGHT RISES
Trancado