Substituicao bobina impulsora Monza EFI.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Substituicao bobina impulsora Monza EFI.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Coloque o motor em PMS, ou seja, o primeiro cilindro em ordem de explosão e, removendo a tampa do distribuidor, verifique onde está apontando o rotor. Ele deve ficar para cima, apontando para o local onde vai o cabo do primeiro cilindro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)
Modelo: Monza SLE
Ano: 1993
Combustível:: Etanol

Mensagem não lida por saul jorge »

Waldir,no momento eu nao me lembro,mas quuando retirei o eixo aquele ima continuou fixado a ele. Os fios da bobina so se encaixa de um jeito no modulo, a unica diferença que notei foi que a bobina antiga fcava aqueles fios de cobre a mostra,e a bobina nova e` coberta por plastico,isso `e correto? O encaixe do eixo no comando esta na vertical,ou se o rotor esta virado para cima,inverti em180° e nao mudou nada! Abraços
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)

Amigos,consegui faser o carro pegar,era os fios da bobina invertidos.Mas surgiu outro problema,o distribuidor mesmo todo atrasado nao da os 7° o que pode ter acontecido?? Abraços
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

saul jorge escreveu:Amigos,consegui faser o carro pegar,era os fios da bobina invertidos.Mas surgiu outro problema,o distribuidor mesmo todo atrasado nao da os 7° o que pode ter acontecido?? Abraços
Foi medido com lâmpada de ponto (estroboscópica)?

No olhômetro ou de ouvido não funciona. Tem que colocar a UCE em modo de ajuste, posicionar a lâmpada e ir girando o distribuidor para ajustar corretamente com a referência na capa.

Tem matéria à respeito no forum e exaustivamente discutida.

viewtopic.php?f=3&t=2469
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Alguém que não me recordo quem mostrou aqui no forum um erro de montagem na bobina impulsora (me parece que o fio branco e verde (?) estavam trocados de posição. Ele inverteu e funcionou).
Eu sempre achei que a corrente gerada na bobina indutora era corrente alternada, retificada por um setor dentro do módulo HEI, que fornecia a corrente pulsante para a bobina (passando por um amplificador de potência) e para a UCE (sinal de referência), que, de posse de vários parâmetros medidos por alguns sensores, trabalhava a mesma para fornecer à bobina depois das 400 rpm.

Alguns esquemas de módulo HEI parecem confirmar isso:
Imagem

Sendo corrente AC, inverter os polos faria diferença?

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)

Waldir,quando deixo o distribuidor na posiçao original fica com partida pesafa e nao estabiliza na lenta,se tirar o pe ele morre.

Luis,primeiro eu coloquei o motor em pms ajeitei o rotor e dei partida,logo ele pegou mas parecia que o motor ia sair pra fora do carro de tanto tranco que dava quando eu acelerava,entao eu inverti o conector e o carro pegou lisinho,so que pra deixar +ou- no ponto o distribuidor fica todo atrasado.
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Ano: 1995

Mensagem não lida por waldir »

saul jorge escreveu:Waldir,quando deixo o distribuidor na posiçao original fica com partida pesafa e nao estabiliza na lenta,se tirar o pe ele morre.

Luis,primeiro eu coloquei o motor em pms ajeitei o rotor e dei partida,logo ele pegou mas parecia que o motor ia sair pra fora do carro de tanto tranco que dava quando eu acelerava,entao eu inverti o conector e o carro pegou lisinho,so que pra deixar +ou- no ponto o distribuidor fica todo atrasado.
Saul,
Como vc verificou o PMS? pelo pistão?

ou

Verificou a sincronia da correia?

Se a correia estiver dessincronizando o eixo de comando um dente que seja, vai ocasionar problema na partida e na lenta e que pode ser compensada (indevidamente) pelo avanço ou atraso do distribuidor (impiricamente) até certo ponto, mas o motor ficará descompensado.

Tem que tirar a polia de acessórios e checar direitinho o sincronismo. Feito isso volte o distribuidor na marcação de fábrica e dê a partida.

Se não pegar, tente ver se a sua montagem do eixo não está invertida.

Depois teria que conferir o ponto com a pistola estrobo conforme manual (jump no AeB do ALDL depois de bem aquecido)
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
saul jorge
Membro Class (Ní­vel 5)

Waldir,desculpe a demora para responder pois so agora tive tempo.
Bom,o carro ainda esta parado,eu retirei a polia que vai no vira e a capa da correia e verifiquei o ponto que por sinal estava correto (12:30). Depois alinhei o rotor para o primeiro cilindro e o carro pegou so que falhando muito,dando até uns estouros no escape e dando solavancos,então inverti o conector da bobina impulsora e o carro pegou normal funcionando lizinho,só que com o distribuidor todo atrasado.Levei no mecânico,ele fez o jump na uce e ligou a pistola nos polos fa bateria, e mesmo com o distribuidor todo atradado deu 15° e o motor com uma partida muito pesada.
Ai o mecânico em que eu confiava disse que tinha que trocar o distribuidor todo,comprwi um da marca MT instalamos no carro e nao resolveu nada,continuou a mesma coisa, o carro so pega com ele todo atrasado e mesmo assim não da os 7° .
Já ia me esquecendo... Ele também. fez o teste com a lâmpada no distribuidor novo com os fios da bobina impulsora invertidos (com o motor falhando e dando trancos) e testando desse jeito que falei com o distribuidor mesmo todo ADIANTADO ficava com o ponto atrasado,e com faisca muito fraca.
Agora eu ja não sei mais o que fazer para resolver o problema. Abraços
Responder