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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Enviado: 11 Fev 2013, 09:53
por waldir
Carlos,

verifique também o rotor (cachimbo) do distribuidor se não trincou vazando alta voltagem para o eixo e consequentemente ao negativo do Hei

Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Enviado: 11 Fev 2013, 10:08
por Marcel Murai
MonzaClub20EFICHZ escreveu:
Marcel Murai escreveu:Segundo um teste prático o Monza EFI consegue manter o motor funcionando com mínimo de até 7-8v.
Até onde eu saiba o HEI foi colocado porque a ECM não consegue trabahar com voltagens abaixo de 10 V, abaixo disso o HEI passa a chavear com avanço travado em zero!
Meu monza quando deu problema no alternador, nem tinha força pra acender o painel nem mesmo os instrumentos. mesmo assim o motor estava funcionando. E a voltagem estava em torno disso. 7-8Volts

Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Enviado: 11 Fev 2013, 12:54
por MonzaClub20EFICHZ
Marcel Murai escreveu:Segundo um teste prático o Monza EFI consegue manter o motor funcionando com mínimo de até 7-8v.

Até onde eu saiba o HEI foi colocado porque a ECM não consegue trabahar com voltagens abaixo de 10 V, abaixo disso o HEI passa a chavear com avanço travado em zero!

Meu monza quando deu problema no alternador, nem tinha força pra acender o painel nem mesmo os instrumentos. mesmo assim o motor estava funcionando. E a voltagem estava em torno disso. 7-8Volts
Sim, sei que funciona, só que não tem o avanço gerenciado pela ECM, o HEI assume com avanço zero.

Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Enviado: 11 Fev 2013, 13:03
por MonzaClub20EFICHZ
Fiz todos estes testes hoje pela manhã pois já sabia o que procurar, aterramento ótimo, cachimbo integro, tampa integra, carvão bom, sem fuga de centelha, e fiquei com preguiça de tirar as velas, a única coisa que encontrei foi o cabo de vela mais longo com 8,8 kohms, como ainda tinha o original no porta malas e ele estava com 5,5 troquei o cabo, botei o DELPHI andei 50 km dentro de Porto Alegre para testar e tudo OK, pelo menos por enquanto.

O engraçado é que a RPM do painel digital tinha ficado oscilando, tanto no MTE quanto no DELPHI, liguei o scanner e a RPM não oscilava, liguei um conta-giros externo que tenho em paralelo e este também não oscilava, desliguei o fio do RPM junto à bobina e depois dos 50 km, religuei o fio e o painel voltou ao normal, vá entender.

Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Enviado: 11 Fev 2013, 21:56
por MonzaClub20EFICHZ
Levei o Monza devolta para Canela, e ... o RPM voltou a oscilar, agora tenho umas semanas para tentar descobrir porque e como resolver, minhas primeiras idéias são desligar o alternador e ver o que acontece, e trazer um novo fio da bobina para o painel.

Só espero que o módulo HEI da Magneti Marelli não tenha ferrado meu painel!!!!!!!

Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Enviado: 12 Fev 2013, 08:04
por Carlos A. Freire
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Levei o Monza devolta para Canela, e ... o RPM voltou a oscilar, agora tenho umas semanas para tentar descobrir porque e como resolver, minhas primeiras idéias são desligar o alternador e ver o que acontece, e trazer um novo fio da bobina para o painel.

Só espero que o módulo HEI da Magneti Marelli não tenha ferrado meu painel!!!!!!!
No dois casos que acompanhei esse sintoma de oscilação do conta giros, foi no meu Monza GLS 96 e no Monza SL/E 92 de um amigo. No dois casos, logo a bobina de ignição pifou. Com a troca nunca mais o conta giros deu problema.

Como teve caso de defeito de HEI recente, fique atento a bobina de ignição.

Abs,

Carlos Freire

Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Enviado: 12 Fev 2013, 09:05
por MonzaClub20EFICHZ
Mas isso também deveria ocorrer com o contagiros externo que coloquei em paralelo, neste externo tudo estava normal, enquanto o painel digital oscilava.

Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Enviado: 12 Fev 2013, 09:54
por Carlos A. Freire
MonzaClub20EFICHZ escreveu:Mas isso também deveria ocorrer com o contagiros externo que coloquei em paralelo, neste externo tudo estava normal, enquanto o painel digital oscilava.

A comparação para mim deve ser feita com outro equipamento igual. Equipamentos eletrônicos diferentes podem ter ganhos e sensibilidades diferentes. De qualquer forma, foi só uma recomendação pelo que já acompanhei pessoalmente e, quando coloquei aqui no fórum, outros também passarem por isso.

No caso do Monza SL/E 92 do meu amigo, já tinha e combinado para fazer reparos em uma oficina de reparação de painéis e velocímetros automotivos. Logo pifou a bobina de ignição e com a troca, nunca mais o conta giros deu problema. Tanto no Monza dele como no meu, já tem alguns anos que ocorreu esse sintoma.

Abs,

Carlos Freire