Pessoal, atualizando o tópico que iniciei em 2007!
O Monzão está mais velho. Eu uso ele regularmente e ele sofreu as marcas do tempo, que obviamente não tinha quando ficou guardado no cavalete por 17 anos. Mesmo assim continua bonito. Sempre achei que carro foi feito pra ser usado. Com cuidado, mas sempre utilizado. E esse foi bastante aproveitado nesses últimos 4-5 anos. Quando peguei o carro em 2006-7 cheguei até a criar um tópico aqui para que me ajudassem a decidir o que faria com o carro, tão imaculado, já que não sou nem pretendo ser colecionador de museu. Na época, então, eu estudante de direito não tinha a menor vocação $$ para colecionador haha. E decidi utilizá-lo, não diariamente como carro para bater mas com alguma freqüência, inclusive em viagens curtas em boas estradas, o que sempre, sempre mesmo foi uma experiência muito prazerosa.
Tive sorte, é verdade, pois nunca sofri uma colisão nem nada que abalasse seriamente a orginalidade do carro, mas mesmo que uma fatalidade dessa tivesse acontecido, posso dizer que teria valido a pena. Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de ter esse carro e não me arrependo. Acho que fui um dos únicos da nossa idade a poder ter um Monza "zero", mas nos dias de hoje. Se você for contar o tempo que ele ficou guardado, para o carro ainda seria como se estivéssemos em 1994-5. Quando era comum vermos belos Monzas quadradinhos desfilando com seus felizes proprietários pelas ruas.... Hahaha Mas deixa de saudosismo, apesar de que, querendo ou não, essa é a temática fundo desse fórum.
O mais difícil de preservar nesse tempo não foi nem tanto a lata, tendo apenas um ou dois risquinhos, que saíram com lixa fina. O mais difícil foi preservar os parachoques e adereços cinza do Monza Classic, este tem sido meu calvário rsrs. A moldura do spoiler do lado do motorista caiu na rua, eu mesmo atropelei e nunca mais consegui utilizá-la. O carro ficou muito feio sem ele. Por sorte encontrei um joguinho novo no ML ainda original e fiz a troca nesse fds. Troquei tbm a capa do parachoque traseiro e a polaina direita traseira que por um descuido do frentista foram atingidas por grande quantidade de gasolina durante um abastecimento.
O parachoque dianteiro ficou um pouquinho desbotado, sobretudo em relação ao spoiler novo, mas com um tipo específico de parafina, vulgo renovador, consegui renová-lo de uma forma até bastante boa, de forma que farei um tópico sobre isso mais adiante para outros monzeiros também possam aproveitar seus parachoques.
Feito isso, limpei e regulei o carburador e outras muitas coisinhas mecânicas, agora só falta trocar os pneus pra deixá-lo zero novamente.
Seguem algumas fotos, mas nem todas da etapa final. Depois tirarei mais fotos com máquina, aqui em SP está chovendo todo dia, as fotos não ficam boas.
Abraços!
Henrique
Chegando em casa de carona, com seu feliz proprietário, depois de uma esquentadinha básica numa de muuuitas manhãs ensolaradas de domingo rsrsrs
