BREVE REFLEXÃO SOBRE OS ANOS 80
Olá pessoal, boa noite a todos!
Hoje foi um sabadão de sol, com muito calor e muitas recordações nostálgicas dos anos 80, enquanto eu funcionava o Monza pela manhã, dentro da garagem. Com isso, me lembrei de outro sábado de sol, pela manhã, em meados do ano de 1986, quando conversávamos, eu e meu pai, defronte à Santa Casa aqui da cidade, enquanto admirávamos, defronte ao estacionamento, um Monza SL/E sedan, azul marinho, 1.8 álcool, duas portas, novinho em folha. O Monza tinha aquela raríssima calota integral cinza nas rodas e nem sequer tinha placa. Era mesmo 0km. Fiquei admirando aquele Monza, analisando os detalhes, como o ainda recente "pisca amarelo", que ainda era novidade nas lanternas do Monza, as calotas grandes (ao meu meu, muito bonita, por sinal) e aquele azul da pintura metálica que eu nunca tinha visto antes. E a luz de teto, então? Para mim, uma suntuosa luminária. O Monza já era um carro moderno, mas este Monza demonstrava que a GM sempre se superava. De repente, saiu um médico do hospital, que é amigo do meu pai, que logo ia se dirigindo àquele belo Monza zeradão. Abriu a porta do motorista, perguntou-nos se havíamos gostado do carro e chamou-nos para ver os detalhes internos mais de perto, já que percebera que estávamos bastante entusiasmados para tanto. Aproximamo-nos e logo sentimos aquele forte e delicioso cheirinho de carro novo e notamos que ainda havia plásticos no carpete, por baixo dos tapetes de borracha. Segundo ele, o carro havia sido comprado no dia anterior. Que coisa linda!
É bem verdade que todos os Monza são muito bonitos e que cada uma de suas versões tem as suas características marcantes. Mas, naquela época, o Monza ainda vivia a fase do estrelato, afinal de contas, era um dos carros mais modernos e mais vendidos da década, um estrelato que nem mesmo os futuros Monza tubarão e nem o Ômega experimentariam. Por conta disso, as experiências que tínhamos nos anos 80 ao encontrarmos um Monza 0km rodando pelas ruas sempre foram muito marcantes.
Aí vem um monte de coisa na cabeça. Os colegas de escola, os detalhes antigos da cidade, músicas, etc.
O carro que vi naquele momento era igual a este:
Recomendo que vocês vejam esta foto ouvindo estas duas músicas que bombavam na época:
https://www.youtube.com/watch?v=_C4rYTexO3A
https://www.youtube.com/watch?v=rWZEogOs048
E por quê me lembrei destas músicas? Porque, naquele mesmo sábado, fui à festa de aniversário de uma colega de turma (haha - estávamos ainda na terceira série) e, chegando lá, ela veio me mostrar um LP que ela havia acabado de ganhar de presente dos irmãos dela. Aí, eu sugeri a ela tirar o LP que estava tocando, para podermos ouvir as músicas do novo LP (presente). E neste novo LP, que tocou inteiro pelo menos umas 3 vezes e fez o maior sucesso na festa, havia estas duas músicas. Detalhe: a festa foi muito boa (festinha de garagem), a menina tem hoje 37 anos e continuamos amigos. No quintal da casa, naquela noite, estava o Monza 86 do pai dela, que era igual ao que eu tenho hoje (SL/E, sedan, prata), com a inesquecível placa DP-9999.
Lembrando de tudo isso, chego a, pelo menos, duas conclusões: como os tempos mudaram e como aquele tempo (anos 80) era bom!
Abraço a todos e espero que gostem desta pequena viagem, que embora curta, é muito prazerosa.