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Re: Corsa Wind 1994/1995 Azul Haydn
Enviado: 29 Ago 2014, 21:44
por Adrianno Sakamoto
Senhores, finalmente pude fazer a troca do óleo... primeiro foi o desmonte do protetor de cárter e sua lavagem:

Além de um babadão que deixaram uma vez que fizeram a troca sem terem retirado o protetor na oficina tinha um vazamento vindo do filtro velho que não estava bem parafusado...
Lavando... as marcas deixadas pelos raspados e aquela "voadora" na lombada

Rodar com protetor é obrigatório:
Limpinho aguardando remontagem:
Próxima etapa a retiranda do óleo velho:
Usei Havoline 20w50 e um filtro Mahle:
A opção foi por ser a mesma fabricante do óleo ACDelco. A embalagem é do mesmo formato mudando a cor:

Aqui na cidade o ACDelco está muito caro pro meu bolso no momento.....
Após dar o tempo necessário fechei o carter e parafusei o filtro no lugar. E adicionei a quantidade necessária, sem excessos:
Detalhe do filtro Mahle. Deixou de ser um preto brilhante para ser vinilico:

Foi parafusar até aparecer o nome "Mahle" no topo, tudo certo. O mais apertado que deu.
Escorrendo até a última gota da terceira garrafa. Um pouco mais da quarta, menos da metade:
Os resíduos... o óleo velho será entregue no ponto de descarte correto:
Tudo certo para rodar mais um semestre.
Abraços.
Re: Corsa Wind 1994/1995 Azul Haydn
Enviado: 30 Ago 2014, 09:31
por Robson Lott
Ótimo procedimento, hein Adrianno? Nossa, seu protetor de cárter está NOVO!!! Mesmo com a voadora na lombada, aquilo alí são triscos de arranhados...
Cara, só um detalhe: O filtro e óleo tem um torque específico, que se não me engano, é meio "fraco"!. Me preocupei quando vc falou que fez "o mais apertado que deu", e acho que issso pode fazer com que a junta saia do lugar e a pressão do óleo faça vazar, ok!?
Os colegas aqui podiam opinar... hehehehe!!!
Abraços!
Robson
Re: Corsa Wind 1994/1995 Azul Haydn
Enviado: 30 Ago 2014, 18:35
por jesuino b ferreira
Foi parafusar até aparecer o nome "Mahle" no topo, tudo certo. O mais apertado que deu.
:smt018
nao faça assim nunca,vai arriscar arrancar a rosca do filtro quando o motor aqueçer.
mas,se nao aconteçeu nada,deixa quieto,so nao faça de novo.
Re: Trocando filtro de óleo sozinho
Mensagempor Rover » 28 Ago 2011, 16:38
Pedro,
Pode tirar o filtro de oleo do jeito que quiser, sera descartado mesmo, nao precisa usar pano ou coisa assim, ele nao deve (ou deveria) estar muito apertado.
A sequencia eh a seguinte:
Aqueca o motor (preferencialmente pilotando, nao em marcha lenta parada)
Primeiro esgote o oleo pelo dreno de oleo (do contrario vai fazer a maior lambuzeira pelo filtro)
Esgotado o oleo, remova o filtro velho (ainda vai ter um pouco de oleo, entao coloque a bandeja sob ele)
Filtro removido, peque o novo e lubrifique o o'ring com oleo novo (basta um pouco, com o dedo mesmo)
Limpe a superficie de contanto do o'ring na carcaca do motor
instale o filtro novo, rosqueando com a mao, sem aplicar esforco
quando sentir que o o'ring encostou na superficie da carcaca, vire mais 3/4 a 1/2 volta com a mao
Verifique e limpe a gaxeta do dreno de oleo e feche o carter
Complete com oleo novo na quantidade determinada
De a partida, confira se ha vazamentos, deixe funcionar por uns 5 min, aguarde outros 5 e confira o nivel.
Eh isso.
:smt023
fonte:
http://www.fazeronline.com/phpBB3/viewt ... p?p=382309
um abraço amigo :smt023
Re: Corsa Wind 1994/1995 Azul Haydn
Enviado: 31 Ago 2014, 14:27
por Adrianno Sakamoto
Robson Lott escreveu:Cara, só um detalhe: O filtro e óleo tem um torque específico, que se não me engano, é meio "fraco"!. Me preocupei quando vc falou que fez "o mais apertado que deu", e acho que issso pode fazer com que a junta saia do lugar e a pressão do óleo faça vazar, ok!?
jesuino b ferreira escreveu:nao faça assim nunca,vai arriscar arrancar a rosca do filtro quando o motor aqueçer.
mas,se nao aconteçeu nada,deixa quieto,so nao faça de novo.
Robson, Jesuino, podem ficar tranquilos que não apertei tanto quando escrevi "o mais apertado possível". Parafusei o quanto deu com a mão e não dá para avançar mais que isso por conta do retentor de borracha do filtro.
Agradeço ao feedback senhores. Abraços.
EDIT: Jesuino, dei uma lida na dica. Nem todos os filtros de óleo seguem o número de voltas indicado pelo link.
Re: Corsa Wind 1994/1995 Azul Haydn
Enviado: 12 Set 2014, 15:17
por Adrianno Sakamoto
É senhores, o Lepo este mês completou 20 anos cheios. Foi fabricado e montado entre agosto e setembro de 1994 e foi vendido como modelo 1995. Passou por dois proprietários que cuidaram bem dele e os demais quatro só maltrataram, segundo histórico de peças. Comigo está desde abril de 2011 e gastei 4500 reais em manutenções preventivas e corretivas, tirando troca de óleo que são frequentes. Veio com 97500 kms e hoje está com 111.000 kms. Rodei portanto 13.500 kms com o Wind.
Quando chegou a 111.111 kms
Abraços.
Re: Corsa Wind 1994/1995 Azul Haydn
Enviado: 12 Set 2014, 16:03
por José Leal
Parabéns ao Wind! E longa vida aos Corsas!
Adrianno, rumo à placa preta?
Re: Corsa Wind 1994/1995 Azul Haydn
Enviado: 14 Set 2014, 20:45
por Adrianno Sakamoto
José Leal escreveu:Parabéns ao Wind! E longa vida aos Corsas!
Adrianno, rumo à placa preta?
Agradeço José. Inicialmente não tenho intenção em colocar uma PP no Lepo e não sei se até lá as políticas de emplacamento vão ser alterados também (padrão mercosul)... 10 anos é muuuuito chão pela frente.
Enquanto isso faço outra coisa que tinha vontade de fazer.... retirar o forro do teto e lavar. Por um tempo de molho com alvejante colorido e ver se algumas manchas saiam. Tirei o selo para recolocar depois datado 30 de agosto de 1994:
Lavando o forro com sabão em pó + alvejante colorido:
Pondo para secar na sol escaldante de ontem:

O forro ficou mais clarinho (saiu uma água cinzenta dele). As manchinhas escuras permaneceram e reparei que eles se original da própria fibra, então não tem muito o que fazer... assim que secou repus a etiqueta de volta.
Abraços.
Re: Corsa Wind 1994/1995 Azul Haydn
Enviado: 04 Out 2014, 12:23
por Adrianno Sakamoto
O Lepo este mês que passou andou bastante entre São José e Jacareí durante três semanas... fora as nossas despesas de mês.
Nesses dias realizei a troca do sensor de temperatura que vai pra centralina. Foi adquirido um sensor da MTE-Thomson número 4051 usado no EFI e em muitos modelos:
Fica instalado atrás no coletor de admissão que é muito chato de acessar. Tem que desmontar toda aquela parte plástica do TBI, retirar tubos de respiro e desconectar o chicote assim tendo um acesso mais fácil com uma chave estrela 19.
Instalado:
O antigo sensor era da Bosch com a lata bem no cobre. É um sensor original de 1994...:
No dia seguinte realizei a limpeza e troca da água do radiador dessa vez usando um aditivo inorganico Petronas, ou Paraflu na cor verde:
Cada frasco já vinha com aditivo na proporção de 50% cada (água desmineralizada + aditivo).
Iniciei a retirada da água velha:
Fiz a limpeza do reservatório de expansão, do sensor de temperatura do painel e do cebolão:

Antes e depois

. O sensor estava mais oxidado que o cebolão.
Tudo instalado de volta hora de retirar a água velha do bloco do motor. Como tenho VT tem que esquentar até acionar a ventoinha e depois iniciar a retirada da água. Todos que acompanham o tópico já viram fazer isso outras vezes.
Segunda retirada de água. Até que não estava tão sujo, deixei de limpar por um ano...
Fiz mais uma retirada de água e parti para adição de água desmineralizada para retirar o que sobrou da água torneiral e depois pro aditivo.
Prontinho

Diz o frasco que dura dois anos no sistema de arrefecimento. Nesse tempo será monitorado o surgimento de possíveis vazamentos no futuro.
