Esvaziar óleo da DH

Assuntos específicos relacionados à direção e câmbio.
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Esvaziar óleo da DH

Mensagem não lida por frfavoreto »

Pessoal, 3 perguntas:

- Qual dessas 2 mangueiras é a de retorno?

Imagem

- Quando retirar a mangueira de retorno, posso jogar o óleo novo pelo buraco da tampa do reservatório, tampando o buraco da mangueira de retorno?

- Como trocar/limpar o filtro do reservatório?
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Qual dessas 2 mangueiras é a de retorno?
a de abraçadeira.
- Quando retirar a mangueira de retorno, posso jogar o óleo novo pelo buraco da tampa do reservatório, tampando o buraco da mangueira de retorno?
voçe quer dizer,com o carro funcionando ate esgotar o oleo usado e passar a circular o novo?
se tampar,nao vai circular.

posta com mais detalhes para poder te ajudar :smt023
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagem não lida por frfavoreto »

Olá Jesuino, obrigado pela ajuda.

Vi nos vídeos do Dr.Carro que tem que retirar a mangueira de retorno e, no lugar aonde ela se conecta no reservatório tem que conectar uma outra mangueira (uma ponta no reservatório e a outra mergulhada no óleo novo) para que esta sugue o óleo novo para o reservatório. Para não ter que providenciar outra mangueira, eu queria saber se posso jogar o óleo novo direto dentro do reservatório enquanto o motor estiver ligado e o óleo velho estiver saindo pela mangueira de retorno.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)

Mensagem não lida por vrsilva »

Estou curioso também para saber esses procedimentos caseiros, pois o Dr.Carro tem equipamento que faz isso automaticamente, em casa não tenho esse tipo de coisa...
Eu pretendo limpar o reservatório, mas fazer isso sem perder óleo vai ser bem difícil, e correr o risco de ficar ar dentro do sistema não é nada bom...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pessoal, é bem simples, só não deixar faltar óleo na entrad (reservatório), o retorno solta-se do reservatório e coloque em recipiente para coletar óleo velho até sair óleo novo e recoloque. recoloque a mangueira no reservatório, se entrar ar, sentido pro vibrações e ruídos, vire a direção várias vezes, de batente a batente que é feito a sangria.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva

Carlos, então seria tirar a mangueira que entra no reservatório, e deixar sair o óleo, com o motor funcionando ir completando com óleo novo até sair pela mangueira de retorno... Ok?
O óleo velho vai sair muito escuro a ponto de ficar visível a diferença no retorno?
Então dá a entender que dá pra fazer isso sem a tampa, óbvio, pois não vejo outra maneira de colocar o óleo novo.

Outra coisa, pra tirar o ar é preciso girar o volante com a tampa aberta e motor aquecido, correto?

Pretendo limpar a tal da "redinha" que fica no reservatório, acredito que esteja suja...

O meu carro tem dias que a direção faz barulho, tem dias que não, tem dia que faz de manhã e a tarde não, tem dias que de manhã não faz e a tarda faz. Está bem intermitente isso...
Carlos A. Freire
MODERADOR
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos, então seria tirar a mangueira que entra no reservatório, e deixar sair o óleo, com o motor funcionando ir completando com óleo novo até sair pela mangueira de retorno... Ok?
Sim. Soltar a mangueira de retorno para que não alimente o reservatório e jogue em outro recipiente.
O óleo velho vai sair muito escuro a ponto de ficar visível a diferença no retorno?
Nem sempre o óleo está escuro e de cor diferente, o que pode causar dificuldade de identificar quando está saindo óleo novo.
Então dá a entender que dá pra fazer isso sem a tampa, óbvio, pois não vejo outra maneira de colocar o óleo novo.
Sim. Pode funcionar sem a tampa.
Outra coisa, pra tirar o ar é preciso girar o volante com a tampa aberta e motor aquecido, correto?
Basta o motor estar funcionando. Não precisa estar quente, logo o ar sai. Recomendo que levante a frente nesse procedimento, para diminuir o esforço da direção enquanto tiver ar.
Pretendo limpar a tal da "redinha" que fica no reservatório, acredito que esteja suja...
Eu não me lembro, mas me parece que o tubarão não tem a redinha. Se fizer o serviço, confirme isso para nós.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva

Então porque o "gato mia" mesmo estando no nível?
Responder