o HEI pra quem nao sabe, é um condicionador de sinal. entra sinal analogico onda sino, e essa onda é modulada pra sinal digital "onda quadrada" pelo efeito hall. a ECU nao recebe "alta tensao" produzida pelo sensor VR(vulgo bobina impulsora) ele emite um sinal do tipo quadrado DC 5V/0V informando o pulso. "era modernico" pra epoca. mais pouco eficiente.
In the GM 7/8-pin HEI, the module converts the AC signal from the variable reluctor pick-up {on pins P & N} in the distributor to a 'square wave' tach signal {on pin R} suitable for MegaSquirt-II. The falling edge of this square wave is used as the trigger event (which becomes the rising edge when the optoisolator inverts the signal).
um distribuidor Hall usa um sensor Hall que vai direto pra porta do CPU em formato digital geralmente 5V / 0V em resumo. é mais eficiente. tem menos chance de queima das peças. é mais preciso. se queimar é so o sensor hall. no sistema HEI exitem 2 coisa pra queimar o proprio modulo de chaveamento e o sensor de rotaçao.
é logico que é melhor o hall puro no distribuidor. como fizeram no corsa EFI lembram? pois é. la so tem o Hall como sensor e mais nada. ate que em fim pensaram. o sinal de rotaçao 3 fios(5V,terra,Sinal) vai direto pra ECU. e tem um modulo HEI de 4 pinos mais resumido que o do monza 8 pin. a chance de queimar se terminaram aqui. pq sera que tiraram da fonte de calor eii?

agora ele fica ISOLADO do calor, no cofre perto da bobina. demoraram pra se tocar disso rsrsrsrs
o meu motor por exemplo usa sensor de rotaçao do tipo hall por roda fonica interna. tem menos chance de dar problema e alem de ser mais preciso.
literatura do HEI. foi tirado do manual tecnico da ECU programavel de perfil original que uso. muito util pra se aprofundar

http://www.msextra.com/doc/ms2extra/MS2-Extra_HEI.htm
http://www.megamanual.com/ms2/GM_7pinHEI.htm