Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Rafaelo
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por Rafaelo »

Marcel, o HEI é um sistema antigo de 1978 mais ou menos inventado pra a GM la de fora. tanto é que existem HEI de 4,7,8 pinos eram usados nos distribuidores dos GM. como sempre, o brasil importou lixo tecnologico sucata. e resquentaram aqui.

o HEI pra quem nao sabe, é um condicionador de sinal. entra sinal analogico onda sino, e essa onda é modulada pra sinal digital "onda quadrada" pelo efeito hall. a ECU nao recebe "alta tensao" produzida pelo sensor VR(vulgo bobina impulsora) ele emite um sinal do tipo quadrado DC 5V/0V informando o pulso. "era modernico" pra epoca. mais pouco eficiente.

In the GM 7/8-pin HEI, the module converts the AC signal from the variable reluctor pick-up {on pins P & N} in the distributor to a 'square wave' tach signal {on pin R} suitable for MegaSquirt-II. The falling edge of this square wave is used as the trigger event (which becomes the rising edge when the optoisolator inverts the signal).

um distribuidor Hall usa um sensor Hall que vai direto pra porta do CPU em formato digital geralmente 5V / 0V em resumo. é mais eficiente. tem menos chance de queima das peças. é mais preciso. se queimar é so o sensor hall. no sistema HEI exitem 2 coisa pra queimar o proprio modulo de chaveamento e o sensor de rotaçao.

é logico que é melhor o hall puro no distribuidor. como fizeram no corsa EFI lembram? pois é. la so tem o Hall como sensor e mais nada. ate que em fim pensaram. o sinal de rotaçao 3 fios(5V,terra,Sinal) vai direto pra ECU. e tem um modulo HEI de 4 pinos mais resumido que o do monza 8 pin. a chance de queimar se terminaram aqui. pq sera que tiraram da fonte de calor eii? :D
agora ele fica ISOLADO do calor, no cofre perto da bobina. demoraram pra se tocar disso rsrsrsrs


o meu motor por exemplo usa sensor de rotaçao do tipo hall por roda fonica interna. tem menos chance de dar problema e alem de ser mais preciso.


literatura do HEI. foi tirado do manual tecnico da ECU programavel de perfil original que uso. muito util pra se aprofundar :wink:
http://www.msextra.com/doc/ms2extra/MS2-Extra_HEI.htm
http://www.megamanual.com/ms2/GM_7pinHEI.htm
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vrsilva
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por vrsilva »

É só bolar um substituto para o sensor de rotação do monza, se a ECU precisa somente de 0-5V para cada ciclo do primeiro cilindro, é só fazer um sistema tipo roda fônica no próprio distribuidor, com uma plaquinha simples colocada longe do motor, ou mais próximo possível da própria ECU, assim eliminaria esse problema.
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por Surfin »

E não tem como usar o sistema do corsa no monza? :)

Marcel, faça uma 'revisão' na pasta térmica do Hei (quando mexer no meu vou ver se coloco daquelas Arctic Silver) e troque a bobina impulsora, você deve viajar pra qualquer lugar sem problemas por um bom tempo.
Mas por precaução, se tiver um distribuidor reserva na mala é bem interessante, pretendo preparar um, só preciso achar um original em bom estado.
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vrsilva
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por vrsilva »

Surfin, como é o sistema do corsa?

Galera, cuidado com pasta térmica em excesso é tão ruim quanto a falta dela, a camada de pasta deve ser suficiente para tapar a porosidade da superfície de contato, só, não precisa ficar melando, tão pouco saindo pros lados...

Surfin, essa artic silver aí, acho que no carro vai derreter rapidinho, o calor é bem maior e mais intenso que num gabinete de computador...

Eu também estou afim de comprar um distribuidor e andar com ele no porta malas, qualquer problemas, só tirar um e por outro...
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por Rafaelo »

nao tem como utilizar o distribuidor do corsa efi. 'e o mesmo sistema do monza 8 pin porem 'e com um modulo hei 4 pinos nao fica no distribuidor fica disntante das fonte de calor. ele 'e 4pin pq ele nao tem conversor, ele so tem chaveamento de bobina.

alem que o engate atras e diferente. sem chances de mudar.
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por Surfin »

Não sei, mas como também é efi e usa 5v / 0v de saída... aparentemente é compatível, mas não sei se mecanicamente. Outra coisa é o Hei diferente, provavelmente tem menos funções.

Sobre a pasta térmica, acho que ela dá conta sim, tem processadores que são especificados pra trabalhar perto de 100º. No meu notebook passava fácil de 80º e depois de colocar uma pasta nova (Noctua H1), abaixou a temperatura em quase 15ºc, em uso intenso. A não ser que seja uma pasta de qualidade duvidosa, mas aí ela "derrete" (separa as partes) antes mesmo de aplicar no pc.
Mas enfim, só na prática pra descobrir, quando testar eu aviso se prestou :P


*então não tem como mesmo usar o do corsa
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por Marcel Murai »

Essa discussao vai longe. Pelo meu modo de pensar um sistema que pega um sinal analogico pra transformar em digital é um sistema impreciso.
Seria o mesmo voce mirar um camera de alta definicao na frente de uma tv que passa sinal analogico de antena UHF. Funciona? Funciona sim! mas é preciso? NÃO!
Voltando a falar do sistema do distribuidor, aquele imã se desfaz com o tempo tambem criando oscilações de polaridade. Entao pode causar defeitos no sinal que é pra ser em forma de ondas.

Eu vou estudar ainda se é possivel fazer esta adaptacao do hall.
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Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por Rafaelo »

pois é Marcel mais é assim que funciona. o HEI de 8 pin faz 2 funçoes.
conversor de sinal.
chaveador de ignição.

os HEI de 4 pin(usado no corsa EFI) é mais enxuto. nao tem conversor. só o chaveador.

pinos HEI 4 pin
1-positivo
2-negativo
3-sinal de disparo
4-desativador modo arranque
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