potenciometro de co, fatos e verdades

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: potenciometro de co, fatos e verdades

Mensagem não lida por teste »

essa e a controlar, e so tem na cidade de sp. se vc não e de la so tem as vistoria superficial... TIpo so extintor rsrs... vlw
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: potenciometro de co, fatos e verdades

Mensagem não lida por vrsilva »

teste escreveu:Eai galera... Bom desenterra o topico :). Eu estava pensando.. esse esquema de potenciometro e bem primitivo por que por mais que seja regulavel ele se torna fixo pq nao altera constantemente ao contrario da sondalambda. Agora Que tem uma voltagem correta nao tem como pq se nao nao teria o potenciometro. eu queria saber o que leva ter essa alteração? pq não se regula isso todo dia quando vai sair de casa. Fora o combustivel.. o que que com o tempo leva ter que alterar esses valores??

vlw
Teste é o seguinte,

Assim, o potenciômetro serve para regular a emissão de gases baseando se na quantidade de combustível que se injeta, essa alteração de quantidade não gera grandes alterações no consumo do veículo, porém gera grandes alterações nos valores de gases e poluentes que o motor solta na atmosfera, e isso se faz ajustando com um medidor de gases acoplado no escapamento conforme dito varias e varias vezes pelo Sr. Carlos...

Porque isso teria que ser variável e ajustado diariamente? ou então a toda hora?

Porque imagine que você ajusta hoje com um analisador de gases, ao rodar com o veículo por vários dias muitas pessoas nem sempre abastecem no mesmo posto de combustível, ou então o combustível nem sempre é o mesmo, o que isso faz, faz com que altere toda a característica de queima do combustível fazendo o carro emitir mais ou então menos poluentes na atmosfera, por isso que no caso do monza é aconselhável que se faça essa verificação periodicamente como o Sr. Carlos diz ter feito.

É aí que entra a sonda lambda, o que é a sonda lambda?
A grosso modo ela é exatamente um analisador de gases acoplado no escape do motor a fim de ajustar essa quantidade de combustível imperceptível no consumo do carro mas de grande valia na emissão de gases, é como se tivesse o analisador de gases no escape e alguém andasse regulando o potenciômetro a toda hora, já pensou... kkkk!!!
A cada acelerada, a cada marcha, subida, descida tudo pode alterar na emissão de gases, e a sonda fica constantemente analisando isso e mandando para a IE que faz o controle da maneira correta...
Porque o monza não tinha?
Porque talvez na época do monza não existia isso no nosso mercado....

Entendeu? :smt023
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: potenciometro de co, fatos e verdades

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva, em 93 os GM ja tinham sonda lambda e sonda é algo antes dos anos 80 brasil como sempre atrasado em tudo. so o monza nao usou sonda nenhum modelo. bem lembrado monza EFI é um carburador eletronico que tem a mistura fixa e injeção no corpo da borboleta porem eletronicamente assistido.

bom mesmo e sonda lambda wide band essa é praticamente um analizador de gases, alias com ela instalada tu chega na inspeçao e passa facinho, contrario da narrow que so acerta a "rua da casa" ja a casa quem acerta é wide.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: potenciometro de co, fatos e verdades

Mensagem não lida por teste »

Realmente e um carburador eletronico... rs
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: potenciometro de co, fatos e verdades

Mensagem não lida por dutra s a »

gente,como ja fiz a prova no geral sobre o meu em relaçao ao regulador de co,a conclusao é a seguinte :
ele altera sim e muito o consumo , o meu esta andando com 1,5 v medido no componente e nao com terra em massa e nem com o analizador de gases,e ta muito economico,sua influencia como mestre carlos freire citou é a alteraçao das pulsaçoes do bico injetor ao se fazer a regulagem nesse componente (tempo de injeçao).
o inspeçao veicular so se faz no carros com placa de sp capital,deus queira que isso apesar de ja ter sido aprovado nao se espalhe pelo brasil ,pois so quem vive aqui sabe o inferno que isso é , e nao é exagero nao.
vale lembrar que a regulagem do co no modo mais correto deve ser feita com o leitor de gases no escape,coisa que ainda nao fiz.
mas em todos os termos eu prefiro esse componente para fazer acertos do jeito que eu quero embora é uma coisa que nao se deve ficar mexendo todo dia nem todo mes,do que sonda lambda que so obedece o que queima e nao o que voce quer,na minha oficina o que aparece de sonda de carros com 20.00km rodados 2010/2011 travado,da pra encher um saco de lixo de 60 litros.
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: potenciometro de co, fatos e verdades

Mensagem não lida por teste »

esas da controlar, vc va imedi em algum lugar mexe no potenciometro vai la pega o adesivinho controlar de pois vc faz o que quiser com o potenciometro.. rs faze oq rs. e igual legalizar insufilme... vlw
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Avatar do usuário
dutra s a
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2314
Registrado em: 29 Abr 2010, 23:31
Cidade: SP
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: potenciometro de co, fatos e verdades

Mensagem não lida por dutra s a »

teste escreveu:esas da controlar, vc va imedi em algum lugar mexe no potenciometro vai la pega o adesivinho controlar de pois vc faz o que quiser com o potenciometro.. rs faze oq rs. e igual legalizar insufilme... vlw
nao é tao simples,quem dera,antes de ir para a inspençao é recomendado fazer a pré-inspençao ,fazendo entao o acerto com o leitor de gasez e a regulagem no componente.
na minha oficina fazemos o recomendado que é : scaner de gases,scaner de i.e,troca de olheo,filtros,combustivel,como esta o combustivel,verificaçao de vazamentos ate mesmo de agua,verificaçao de escape,verificaçao de alimentaçao,componentes de pvc , fibra e borrachas , fiaçoes inadequadas,sistema de igniçao.....
a controlar possui a tabela de valores de todos os fabricantes e modelos sobre co , hc , diluiçao e decibeis.
nossos clientes sem serviço do tipo retifica ,serviços pesados , gastam entorno de 300,00 fazendo apenas o basico para pre-inspençao,( o valor é relativo ao modelo),sem contar a taxa para a inspençao principal.
ate hoje so volta veiculos reprovados nas maiorias das vezes quando : abastecem com combustivel ruim,alguma trinca em mangueiras no geral componentes de pvc , fibra ,borracha ou valores acima do permitido quando feito a leitura no escape,vazamnetos, no entanto nos ao fezermos a pre-inspeçao limpamos a sonda apos cada veiculo para maior precisao na leitura no escape.
o resultado é satisfaçao por estar todo ano com seu veiculo em ordem e poder ate mesmo viajar e nao se preoculpar com alguma situaçao que aparecer de emergencia.
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
mk_pontes
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 176
Registrado em: 30 Jun 2010, 18:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: potenciometro de co, fatos e verdades

Mensagem não lida por mk_pontes »

dutra s a escreveu:como sempre voce deu uma tacada de mestre ,valeu carlao,entendi, bom agora sobre o fato de alteraçao da tençao com relaçao a gasto e desempenho estou prestes a desvendar ,pois hoje alterei a voltagem para 3.5v rsrsrrsrrr loucura né rsrsrsr e o resultado foi que ao acelerar fundo o carro demorava para responder tanto ao sair como em alta, como se estivesse sem a valvula termostatica ou filtro de combustivel entupindo e estava melhor quando entre 1,5v -1,8v.
amanha vou fazer o teste real sem a mediçao de co ,só na voltagem dai eu posto aqui , mas a principio parece que realmente esses valores padroes sao os de melhor resultado vamos ver rssrrssrrrs
abs estamos ai
Dutra, boa noite amigo !
JÁ faz algum tempo venho tentando resolver o problema de desempenho do meu monza e li aqui vc falando sobre a VT. O fato de o carro está sem a valvula termostatica ocasiona o baixo desempenho ?
Responder