"S/R 2.0S 87/88 - Customizações - Novas fotos!!!"
-
- MODERADOR
- Estado: Rio Grande do Sul-RS
- Modelo: Monza Hatch
- Motor: 2.0
- Ano: 1982
- Combustível:: Etanol
- Injeção: MPFi
Re: "S/R 2.0S 87/88 - Customizações - Novas fotos!!!"
boa parte da manutençao ja esta feita no painel.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
-
- Membro SL/E (Nível 3)
- Modelo: - SELECIONE --------
Tenho uma Mega MSRacing guardada, e nunca me prestei a instalar no SR.
Meu SR: viewtopic.php?f=43&t=24597
-
- MODERADOR
bacana,Guids escreveu:Tenho uma Mega MSRacing guardada, e nunca me prestei a instalar no SR.
o problema pra colocar ela é que vai precisar de uma pessoa qualificada da marca. mecanico, preparador nao sao habilitado pra por ECU prog, raro casos e quando acha é so fueltech e quando fazem é pra pista ou turbo. é preciso fazer uma engenharia do zero pra ter o funcionamento de um carro de fabrica nao é feito em 30 dias, leva muito tempo com o carro em teste ate configurar todas as funçoes da ECU, especialmente uma MS que é complexa devido suas centenas de configuraçoes.
pra fazer no metodo adaptaçao é barbada né, ae qualquer um faz, liga uns fio, pega uma ECU de qualquer carro ae e seja oque deus quiser rsrsrs.
- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza S/R
- Ano: 1988
- Injeção: Carburador
Está meio que decidido já pessol, será uma MS.
Vou procurar com calma na internet e desmanches, motor completo, tudo mesmo de um Vectra/Astra/Zafira 09/12 pra tirar o conjunto motriz. Só não vou pegar módulo de iE e borboleta eletrônica. O resto virá completo!
Esse motor do S/R está com um leeeeeeve barulho que aparenta ser saia do pistão 2 batendo. Eu até ia mexer nesse motor, mas nesse cabeçote antigo é dificil arrancar potência. Esse roletado stock já dá mais cavalo que esse antigo mexido.
O câmbio de S/R dá um desempenho até bacana, mas com motor de 150 cv acho que vai ficar curto de mais. A 5ª pra mim é complicado, na estrada berra de mais, da dó ficar a 120 km/h nele, parece que tá esguelando o carro.
Isso é um projeto a longo prazo. Vou comprar tudo e ir montando fora do carro, quando estiver pronto coloco tudo e acerto a injeção (o que já vai me levar boa parte do tempo hehehe).
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma atualização depois de meses só colocando álcool e andando hehehe
Molas esportivas Macaulay:
https://flic.kr/p/vSU1Fe by Luiz Fernando, no Flickr
https://flic.kr/p/vzU1Ub by Luiz Fernando, no Flickr
A diferença de uma original que tinha jogada aqui pras esportivas:
https://flic.kr/p/uVvfp5 by Luiz Fernando, no Flickr
Trocando a mola (detalhe pro discão traseiro :smt025 )
https://flic.kr/p/uVuZ71 by Luiz Fernando, no Flickr
Ficou um dedo do pneu, bem bacana! O carro não ficou duro, apenas mais firme, mas não chega incomodar.
As molas da frente ficaram altas, três dedos do pneu, vou devolver para trocarem.
O carro às vezes fica duas, três semanas sem rodar. Uma reguladinha no 2E às vezes é preciso hehehe
A injeção rápida dele estava com folga, fazendo dar "cabeçada" quando saia de uma lombada por exemplo:
Sem título by Luiz Fernando, no Flickr
Outro problema, a correia da DH simplesmente virou:
Coloquei uma Gates no lugar dessa Dayco.
Discão 256 mm da dianteira, tirei a chapa defletora original do Monza estava esquentando com certa facilidade numa tocara mais forte (as rodas tampa de panela fechada do S/R ajudam muito pra isso hehehe), o Vectra doador das pinças estava sem
Depois de trocar as molas dianteiras mando foto do carro pronto
Abraços e obrigado pra que teve paciência de ler
Vou procurar com calma na internet e desmanches, motor completo, tudo mesmo de um Vectra/Astra/Zafira 09/12 pra tirar o conjunto motriz. Só não vou pegar módulo de iE e borboleta eletrônica. O resto virá completo!
Esse motor do S/R está com um leeeeeeve barulho que aparenta ser saia do pistão 2 batendo. Eu até ia mexer nesse motor, mas nesse cabeçote antigo é dificil arrancar potência. Esse roletado stock já dá mais cavalo que esse antigo mexido.
O câmbio de S/R dá um desempenho até bacana, mas com motor de 150 cv acho que vai ficar curto de mais. A 5ª pra mim é complicado, na estrada berra de mais, da dó ficar a 120 km/h nele, parece que tá esguelando o carro.
Isso é um projeto a longo prazo. Vou comprar tudo e ir montando fora do carro, quando estiver pronto coloco tudo e acerto a injeção (o que já vai me levar boa parte do tempo hehehe).
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma atualização depois de meses só colocando álcool e andando hehehe
Molas esportivas Macaulay:

A diferença de uma original que tinha jogada aqui pras esportivas:

Trocando a mola (detalhe pro discão traseiro :smt025 )

Ficou um dedo do pneu, bem bacana! O carro não ficou duro, apenas mais firme, mas não chega incomodar.
As molas da frente ficaram altas, três dedos do pneu, vou devolver para trocarem.
O carro às vezes fica duas, três semanas sem rodar. Uma reguladinha no 2E às vezes é preciso hehehe
A injeção rápida dele estava com folga, fazendo dar "cabeçada" quando saia de uma lombada por exemplo:

Outro problema, a correia da DH simplesmente virou:

Coloquei uma Gates no lugar dessa Dayco.
Discão 256 mm da dianteira, tirei a chapa defletora original do Monza estava esquentando com certa facilidade numa tocara mais forte (as rodas tampa de panela fechada do S/R ajudam muito pra isso hehehe), o Vectra doador das pinças estava sem

Depois de trocar as molas dianteiras mando foto do carro pronto
Abraços e obrigado pra que teve paciência de ler
Monza, a relação do homem e a máquina.
Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
-
- Membro 500EF (Nível 9)
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 1.8
- Ano: 1989
.
Ta ficando perfeito cara, parabens !!
Seu amortecedor trazeiro esta danificado (vazando) logo perde a eficiencia, e as molas vao " forçar" ele um pouco . . .
Uso molas MACAULAY só na frente, todo monza, principalmente os sedãs tendem a " levantar " a frente , por este motivo preferi deixar mola so na frente, ficou show, e DETALHE, as molas vao acentar ainda, e vai descer pelo menso mais um dedo .
Quando colocamos todas 4 molas, o carro continua com a frente alta, porem mais firme e seguro em altas velocidades.
Tem que ver como fica o meu monza quando vou viajar e coloco carga no porta malas, ele abaixa por inteiro, parece todo rebaixado, consegui acabar com o problema de " passarinhar " a frente quando piso no acelerador (frente boba) .
-----------------------------------------------
MOTOR E IE, nota 10 pra vc cara, motor de 2009 até 2013 roller tudo de bom, c sabe né o meu tem,(apenas cabeçote) coisa chique, imcomparavel desempenho, torque em baixa (sem perder o de alta) partida, vibraçao, consumo, mudou ABSOLUTAMENTE tudo !!
CURIOSIDADE, os seu cambio LR (curto) a 120 km/h constante , esta a quantos RPM ? vc lembra ?
MS tbm nos meus planos futuros, coisa de primeira, o Rafaelo no momento que vc for por tera ajuda efetiva neste assunto .
Ja estou estudando e aprendendo como programar a MS antes de ter uma kkkkk .
Batida no motor nao é Tucho gasto nao ?
O meu tbm fiz o motor a uns 4 anos atraz por causa da maldita batida de saia . . .
abraço
Seu amortecedor trazeiro esta danificado (vazando) logo perde a eficiencia, e as molas vao " forçar" ele um pouco . . .
Uso molas MACAULAY só na frente, todo monza, principalmente os sedãs tendem a " levantar " a frente , por este motivo preferi deixar mola so na frente, ficou show, e DETALHE, as molas vao acentar ainda, e vai descer pelo menso mais um dedo .
Quando colocamos todas 4 molas, o carro continua com a frente alta, porem mais firme e seguro em altas velocidades.
Tem que ver como fica o meu monza quando vou viajar e coloco carga no porta malas, ele abaixa por inteiro, parece todo rebaixado, consegui acabar com o problema de " passarinhar " a frente quando piso no acelerador (frente boba) .
MOTOR E IE, nota 10 pra vc cara, motor de 2009 até 2013 roller tudo de bom, c sabe né o meu tem,(apenas cabeçote) coisa chique, imcomparavel desempenho, torque em baixa (sem perder o de alta) partida, vibraçao, consumo, mudou ABSOLUTAMENTE tudo !!
CURIOSIDADE, os seu cambio LR (curto) a 120 km/h constante , esta a quantos RPM ? vc lembra ?
MS tbm nos meus planos futuros, coisa de primeira, o Rafaelo no momento que vc for por tera ajuda efetiva neste assunto .
O meu tbm fiz o motor a uns 4 anos atraz por causa da maldita batida de saia . . .
abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
Valeu Deco!DÉCO escreveu:.
abraço
Então, os amort devem ser originais ainda. A capa deles são de ferro rs
Vazando não está, pois ainda tem ação e o corpo dele tá sem óleo mas não devem durar muito tempo. Se estourar compro amort com mais pressão
Eu usava grampo nas molas dianteiras

A traseira ficava 4 dedos e meio quase rs baixou pra um dedo
Tomara que melhore o consumo mesmo rs Eu só queria que a taxa fosse mais alta nesses motores! Se os pistões fossem cabeçudos igual do Monza fechava o pacote. Queria chegar pelo menos nos 150 cv e com consumo parecido ou melhor que 2.0 carburado.
A 120 km/h deve ficar nos 3 mil RPM.
Nem comecei a aprender mapear ainda. Nem tenho pc portátil pra isso hehe
Depois que eu comprar a iE eu me interesso mais.
Acho que é saia de pistão, infelizmente.
Abraço.
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
-
- MODERADOR
ficou bem legal, essas molas originais mais baixa eu tenho oque comprar tb, é a ultima peça pra fazer o carro andar. faltando parachoque e placas e acabamento interno. mas da pra circular, em fim... acho que vou usar essa marca. apesar que nao gosto dessas cores estilo carnaval que essas marcas tem. azul, vermelho, marrom, amarela, etc pra mim mola tem que ser preta semi brilho. quando comprar vou pintar de preto PU assim fica original e nao da bandeira pra curiosos... fica bem mais discreto e menos enfeitado. mas ae é gosto de cada um né
pois é, elas nao abaixam muito pq foram projetadas pra ter o conforto de um original porem um pouco mais baixo. teria altura de molas cansadas. fica otimo.
o N20XF completo original, como é o meu caso. tem a taxa de 11.5:1 e o monza 12:1 nao tem muita diferença nao...
quanto a potencia e torque 150cv é pouco! o N20XF sem o catalisador de motor ja rende mais 5cv ou seja vai pra 145cv, tirando o da linha, mais 3cv, 148cv, coletor 4X1 de otima qualidade ja rende os 150cv com a boshtinha 7.9.9 flex. numa programavel onde o rendimento é total, ou seja motor projetada pra um unico combustivel esse valor sobe ainda mais.
se ainda achar pouco 150cv alcool ja poderia polir dutos do cabeçote como é meu caso, e um filtro de ar de alta vazao. ja renderia 165cv facilmente. sem precisar apelar pra turbo, comando, taxa, e o escambau. somente com o motor original N20XF com pequenas melhorias.
espera eu terminar o meu e colocar na rua com o GPS de telemetria da MS. ae voces vao ver oque é potencia e torque de verdade :smt023 sem contar que vou homologar o motor no Detran pra registrar a potencia e pra isso vou passar no dinamometro e ter um laudo de um engenheiro. coisa fina!
pois é, elas nao abaixam muito pq foram projetadas pra ter o conforto de um original porem um pouco mais baixo. teria altura de molas cansadas. fica otimo.
com toda certeza é mais economico hehehe, so de falar em sonda em malha fechada gerenciada por uma wideband? nem se questiona, fora que é oleo fino sintetico, roletado, entre outros. e principalmente monocombustivel, superior ao flex ECU boshtinha.luiz sle escreveu:Tomara que melhore o consumo mesmo rs Eu só queria que a taxa fosse mais alta nesses motores! Se os pistões fossem cabeçudos igual do Monza fechava o pacote. Queria chegar pelo menos nos 150 cv e com consumo parecido ou melhor que 2.0 carburado.
o N20XF completo original, como é o meu caso. tem a taxa de 11.5:1 e o monza 12:1 nao tem muita diferença nao...
quanto a potencia e torque 150cv é pouco! o N20XF sem o catalisador de motor ja rende mais 5cv ou seja vai pra 145cv, tirando o da linha, mais 3cv, 148cv, coletor 4X1 de otima qualidade ja rende os 150cv com a boshtinha 7.9.9 flex. numa programavel onde o rendimento é total, ou seja motor projetada pra um unico combustivel esse valor sobe ainda mais.
se ainda achar pouco 150cv alcool ja poderia polir dutos do cabeçote como é meu caso, e um filtro de ar de alta vazao. ja renderia 165cv facilmente. sem precisar apelar pra turbo, comando, taxa, e o escambau. somente com o motor original N20XF com pequenas melhorias.
espera eu terminar o meu e colocar na rua com o GPS de telemetria da MS. ae voces vao ver oque é potencia e torque de verdade :smt023 sem contar que vou homologar o motor no Detran pra registrar a potencia e pra isso vou passar no dinamometro e ter um laudo de um engenheiro. coisa fina!
- luiz sle
- Monza-Man (Nível 11)
Rafa, as molas vem com inscrição Gm! São molas usadas, eles devem esquentar. Pra Monza acho que não vai existir mola feita mais baixa, nova. Só essas coisas.Rafaelo escreveu:ficou bem legal, essas molas originais mais baixa eu tenho oque comprar tb, é a ultima peça pra fazer o carro andar. faltando parachoque e placas e acabamento interno. mas da pra circular, em fim... acho que vou usar essa marca. apesar que nao gosto dessas cores estilo carnaval que essas marcas tem. azul, vermelho, marrom, amarela, etc pra mim mola tem que ser preta semi brilho. quando comprar vou pintar de preto PU assim fica original e nao da bandeira pra curiosos... fica bem mais discreto e menos enfeitado. mas ae é gosto de cada um né
com toda certeza é mais economico hehehe, so de falar em sonda em malha fechada gerenciada por uma wideband? nem se questiona, fora que é oleo fino sintetico, roletado, entre outros. e principalmente monocombustivel, superior ao flex ECU boshtinha.luiz sle escreveu:Tomara que melhore o consumo mesmo rs Eu só queria que a taxa fosse mais alta nesses motores! Se os pistões fossem cabeçudos igual do Monza fechava o pacote. Queria chegar pelo menos nos 150 cv e com consumo parecido ou melhor que 2.0 carburado.
As traseiras baixaram bastante, a dianteira não baixou nada. Isso é erro deles lá na hora de embalar ou na fabricação, porque a frente ficou muito feia kkkk
A sonda original não é wide né? A sondinha wide é bem carinha
O escape cê já sabe o que eu vou usar, filtro com certeza, o ronco fica muito bacana!
Precisa ver se a legislação permite isso, Rafa! Teu carro era 1.6 de 70 e poucos pocotó, se eu não me engano não pode aumentar alguns % a mais que o original.
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020