potenciometro de co, fatos e verdades
-
MonzaClub20EFICHZ
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: potenciometro de co, fatos e verdades
Se o multimetro marcou 9,5 volts, ou o multímetro está com defeito (pilha fraca), ou mediu outra coisa e não a voltagem do sensor do CO.
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1995
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Dutra, com certeza é a melhor aferição via escape.dutra s a escreveu:com cereteza a leitura no escape é o procedimento ideal ,mas pra descargo de duvida dele ,vou passar essa informaçao a ele
valeu
abs estamos ai
Porém, outras leituras podem ser feitas:
Ligar a ignição sem dar a partida e medir:
1º o potenciometro é alimentado com 5 VDC e pode ser medido no fio cinza (C14 à UCE) negativo do multímetro na carcaça/terra e o positivo do multímetro no fio cinza e a leitura boa pode estar entre 4,6 à 5,2 VDC
É alimentado com 5,0V e retorna pelo azul (resistor/potenciômetro) de 1,2 (mist. pobre) à 4,9V (mist. rica)
2º o fio amarelo (A11 à UCE) com o analisador de poralidade deve acusar 'negativo'
3º o fio azul (D8 à UCE)a voltagem medida com o positivo do multímetro e o negativo no terra deverá apresentar voltagem entre 1,2V (mistura pobre) à 4,9V (mistura riquíssima) sendo que os ensaios práticos mostram um ponto médio ótimo de 1,5 V para alcool e 2,0V para gasolina, no entanto a precisão somente com analisador de gases.
Fonte de consulta DOUTOR I.E.
Abs
waldir
PS.: já contei aqui no forum que após ter feito o cabeçote desestabilizou a lenta e 'um aprendiz de feiticeiro' passou o scanner e abriu de tudo o
potenciometro para 5,0V estabilizou a lenta com a mistura rica. Olhando melhor descobri que a mangueira que ia para o servo-freio estava ressecada e
com a abraçadeira frouxa. Reposicionei a braçadeira e diminui a voltagem para 2,4V... ficou ótimo.. depois abaixei para 1,55V e desestabilizou a lenta...
puxei para 1,65V e está até agora... quem sabe qualquer hora eu tento 1,6V
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- dutra s a
- Ano: 1994
waldir ,como vai ?deixa eu ver se entendi : sao 3 mediçoes que podem ser feitas ? ex 1 : o + do multimetro no fio cinza da peça e o - do multi.. na carcaça do motor ou qualquer outro terra que nao seja na peça ? dai mostraria uma voltagem maior ?
ex 2: o + do multi.. no fio azul e o - no cinza ?
ex 3 : o + do multi.. no azul e o - na carcaça ?
a principio fiz o teste no modos : + do multi.. no azul e o - no cinza que entao aparece a voltagem nos padroes 01.8v a 01.5 v (1.8v - 1.5v) ,o outro modo fiz + do multimetro no fio azul e o - na carcaça e apresentou valores entorno de 04,....v (valores maiores)
rsrsrsr sei que a melhor mediçao é com o canudo no escape, mas entre essas mediçoes qual na sua opniao seria mais preciso (melhor) ?
abs estamos ai
ex 2: o + do multi.. no fio azul e o - no cinza ?
ex 3 : o + do multi.. no azul e o - na carcaça ?
a principio fiz o teste no modos : + do multi.. no azul e o - no cinza que entao aparece a voltagem nos padroes 01.8v a 01.5 v (1.8v - 1.5v) ,o outro modo fiz + do multimetro no fio azul e o - na carcaça e apresentou valores entorno de 04,....v (valores maiores)
rsrsrsr sei que a melhor mediçao é com o canudo no escape, mas entre essas mediçoes qual na sua opniao seria mais preciso (melhor) ?
abs estamos ai
CAÇA 94 GLS F 18WR+ ETANOL X 2.0 E.F.I. - DCR
- waldir
- Membro 500EF (Nível 9)
- Ano: 1995
Dutra, boa tarde!
fiz nova edição colando uma ilustração. O negativo do multímetro pode ser colocado no cabeçote.
[quote
Dutra, com certeza é a melhor aferição via escape.
1º o potenciometro é alimentado com 5 VDC e pode ser medido no fio cinza (C14 à UCE) negativo do multímetro na carcaça/terra e o positivo do multímetro no fio cinza e a leitura boa pode estar entre 4,6 à 5,2 VDC
É alimentado com 5,0V e retorna pelo azul (resistor/potenciômetro) de 1,2 (mist. pobre) à 4,9V (mist. rica)

2º o fio amarelo (A11 à UCE) com o analisador de poralidade deve acusar 'negativo'

3º o fio azul (D8 à UCE)a voltagem medida com o positivo do multímetro e o negativo no terra deverá apresentar voltagem entre 1,2V (mistura pobre) à 4,9V (mistura riquíssima) sendo que os ensaios práticos mostram um ponto médio ótimo de 1,5 V para alcool e 2,0V para gasolina, no entanto a precisão somente com analisador de gases.

Abs
waldir
PS.: já contei aqui no forum que após ter feito o cabeçote desestabilizou a lenta e 'um aprendiz de feiticeiro' passou o scanner e abriu de tudo o
potenciometro para 5,0V estabilizou a lenta com a mistura rica. Olhando melhor descobri que a mangueira que ia para o servo-freio estava ressecada e
com a abraçadeira frouxa. Reposicionei a braçadeira e diminui a voltagem para 2,4V... ficou ótimo.. depois abaixei para 1,55V e desestabilizou a lenta...
puxei para 1,65V e está até agora... quem sabe qualquer hora eu tento 1,6V[/quote]
fiz nova edição colando uma ilustração. O negativo do multímetro pode ser colocado no cabeçote.
[quote
Dutra, com certeza é a melhor aferição via escape.

Abs
waldir
puxei para 1,65V e está até agora... quem sabe qualquer hora eu tento 1,6V[/quote]
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
- dutra s a
beleza ,muito bom a ilustraçao,bom,se a mediçao é melhor na massa entao vou ver o meu dai eu posto aqui
abs estamos ai
abs estamos ai
- dutra s a
ate agora fiz um teste e acho que pode resolver a duvida de muitos :smt023 :
fazendo a mediçao no potenciometro sem aterramneto em massa (ou na massa) ao subir bruscamente a voltagem a aceleraçao(lenta) fica mais estavel porem alta ,mas nao exagerada ,e ao abaixar bruscamente a aceleraçao (lenta)desestabiliza minima coisa porem rotaçao baixa tambem quase que inotavel (mal da pra perceber no painel e sim com um bom ouvido tanto com a voltagem alta ou baixa )
bom se isso esclarece o fato da relaçao pulsaçao do bico ao sinal do co ,nao me agradeçam estou aqui pra ajudar ,falta so encontrar alguem que trabalhou na linha de montagem do carro na parte de ajuste para confirmar :smt005 :smt005
bom,os outros testes na minha opiniao tanto faz a mediçao ,se no potenciometro (+) e (-) ou (+) e (- em massa ( terra)),o principio vai ser o mesmo ,fica a gosto do proprietario e o meu prefiro fazer na peça pois eu ja tinha puxado uma pequena extençao para colocar o multimetro
abs estamos ai :smt023
fazendo a mediçao no potenciometro sem aterramneto em massa (ou na massa) ao subir bruscamente a voltagem a aceleraçao(lenta) fica mais estavel porem alta ,mas nao exagerada ,e ao abaixar bruscamente a aceleraçao (lenta)desestabiliza minima coisa porem rotaçao baixa tambem quase que inotavel (mal da pra perceber no painel e sim com um bom ouvido tanto com a voltagem alta ou baixa )
bom se isso esclarece o fato da relaçao pulsaçao do bico ao sinal do co ,nao me agradeçam estou aqui pra ajudar ,falta so encontrar alguem que trabalhou na linha de montagem do carro na parte de ajuste para confirmar :smt005 :smt005
bom,os outros testes na minha opiniao tanto faz a mediçao ,se no potenciometro (+) e (-) ou (+) e (- em massa ( terra)),o principio vai ser o mesmo ,fica a gosto do proprietario e o meu prefiro fazer na peça pois eu ja tinha puxado uma pequena extençao para colocar o multimetro
-
teste
Eai galera... Bom desenterra o topico
. Eu estava pensando.. esse esquema de potenciometro e bem primitivo por que por mais que seja regulavel ele se torna fixo pq nao altera constantemente ao contrario da sondalambda. Agora Que tem uma voltagem correta nao tem como pq se nao nao teria o potenciometro. eu queria saber o que leva ter essa alteração? pq não se regula isso todo dia quando vai sair de casa. Fora o combustivel.. o que que com o tempo leva ter que alterar esses valores??
vlw
vlw
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA 
-
edmundosilva
- Membro GL (Nível 2)
DUTRA que espeção é essa, que desde de 2000 eu tenho carro e so faço emplacar e mais nada?dutra s a escreveu:ola salvadores com vao? seguinte andei dando uma pesquizada sobre o regulador de co% do meu gls 2.0 alcool ar/di 94
e minhas duvidas sao : quais os valores exatos de voltagem e porcentagem de có e hc do meu de fabrica ? :smt017 ( nessecito de valores mais exatos e diretos) pois fiz a pesquiza com familiares gm com o mesmo conceito.
segundo a pesquiza o valor de tençao para o meu é 1.5v alcool ,e no a gasolina 2.0v ,me parece voltagem é isso mesmo ? no manual diz :co - 0,03% a 0,07% alcool na lenta ,essa porcentagem seria os valores com mediçao no escape ou direto da central i.e ? na tabela que encontrei na pre inspeçao veicular o limite é 3.00 co e 700 de hc e 2,5 de diluiçao na lenta
deixei ele com 2.75 de co o hc e diluiçao nao me lembro , pós aprovaçao da controlar.
ao passar na inspeçao nao tinha feito a pre inspeçao e passou (graças a deus)com os seguintes valores :
á 2.500rpm co 0.42 e hc 27 diluiçao 1,01
na lenta co 2.44 e hc 202 diluiçao 0,94
segundo a pre inspeçao quando o indice de co esta muito baixo o carro nao anda ,nao tem força e quando alto ele nao bebe ele DERRAMA combustivel porem tem melhor desempenho meu mecanico concorda mas com essas mesmas duvidas que aqui estou postando porque ele ainda nao tem os equipamentos para injeçao e gases ainda.
bom se e verdade ate que ponto esse potenciometro ou regulador de co influencia no desempenho e consumo quando fora dos padroes ? e como faço para colocar ele na voltagem certa caso esteja fora da voltagem e se isso tambem inflluencia sobre essas questoes? :smt017
fiquem avontade![]()