Valeu pela dica Luiz Carlos, tenho andado igual uma ´´mocinha``. Vou procurar dar uma alternada nas rotações. Esticar as marchas até acender a luz de troca de marchas. Geralmente passo as marchas antes da luz acender...Luiz Carlos (Rio) escreveu:Rafamts
Evite rodar muito tempo com a mesma rotação, como é comum em estrada.
Varie a rotação, sem exagero, claro.
Abs
Junta do cabeçote - Troca
- rafamts
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1539
- Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
- Cidade: São Gonçalo
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Junta do cabeçote - Troca
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Junta do cabeçote - Troca
Método carga (mudar de marcha e/ou manter aceleração em baixas rotações), creio eu que NÃO é um método bom pra amaciar o motor.
QUando fiz o do meu ex-Monza Class 93, pisava pouco, mas deixando o carro sempre evoluir as rotações até +/- ele quiser, tipo de 2.500 a 3.000 giros. E só depois trocar de marcha, lembrando sempre de não botar muita carga no acelerador! Esse método foi recomendado pelo mecânico, e disse que melhora o assentamento das peças sem forçar!
Abraço!
Robson Lott
QUando fiz o do meu ex-Monza Class 93, pisava pouco, mas deixando o carro sempre evoluir as rotações até +/- ele quiser, tipo de 2.500 a 3.000 giros. E só depois trocar de marcha, lembrando sempre de não botar muita carga no acelerador! Esse método foi recomendado pelo mecânico, e disse que melhora o assentamento das peças sem forçar!

Abraço!
Robson Lott
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...

- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

- rafamts
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1539
- Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
- Cidade: São Gonçalo
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Junta do cabeçote - Troca
Valeu pela dica Robson :smt023Robson Lott escreveu:Método carga (mudar de marcha e/ou manter aceleração em baixas rotações), creio eu que NÃO é um método bom pra amaciar o motor.
QUando fiz o do meu ex-Monza Class 93, pisava pouco, mas deixando o carro sempre evoluir as rotações até +/- ele quiser, tipo de 2.500 a 3.000 giros. E só depois trocar de marcha, lembrando sempre de não botar muita carga no acelerador! Esse método foi recomendado pelo mecânico, e disse que melhora o assentamento das peças sem forçar!
Abraço!
Robson Lott
- Robson Lott
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 2273
- Registrado em: 29 Mai 2007, 17:15
- Cidade: São Paulo
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza SLE
- Motor: 2.0
- Ano: 1987
- Combustível:: Etanol
- Injeção: Carburador
Re: Junta do cabeçote - Troca
Imagina, Rafa!
O lance é que tem muuuuuuuita informação avulsa na internet, e opiniões diversas com seus argumentos. EU pessoalmente, acho que a o método rotação ser mais lógica que a do método carga nesses 1os. 2.000 a 3.000 km de motor "novo"!
E até mesmo nas subidas de serra, independente do estado do motor, sempre preferi usar mais rotações do que abertura da borboleta. Tem-se a impressão de uso melhor do motor, torque e potência sempre à disposição. Ao me mudar pro Ecuador, andando sobre os Andes, usava muito o método de carga (baixa rotação e maior abertura do acelerador) e notava algo estranho na dirigibilidade, toda hora em WOT, ruído mais forte pra aspirar ar e motor perdendo rotação mais rapidamente. Ao voltar pro Brasil usei esse método mais algumas vezes, até que me "desacostumei" e voltei a usar o método carga, onde se segura muito mais a velocidade (menor perda) e deixava o motor mais tranquilo pra quando precisava de uma acelerada mais vigorosa sem precisar de cambiar pra uma marcha inferior.
Abração e boa sorte com esse novo motor!
Robson
O lance é que tem muuuuuuuita informação avulsa na internet, e opiniões diversas com seus argumentos. EU pessoalmente, acho que a o método rotação ser mais lógica que a do método carga nesses 1os. 2.000 a 3.000 km de motor "novo"!

E até mesmo nas subidas de serra, independente do estado do motor, sempre preferi usar mais rotações do que abertura da borboleta. Tem-se a impressão de uso melhor do motor, torque e potência sempre à disposição. Ao me mudar pro Ecuador, andando sobre os Andes, usava muito o método de carga (baixa rotação e maior abertura do acelerador) e notava algo estranho na dirigibilidade, toda hora em WOT, ruído mais forte pra aspirar ar e motor perdendo rotação mais rapidamente. Ao voltar pro Brasil usei esse método mais algumas vezes, até que me "desacostumei" e voltei a usar o método carga, onde se segura muito mais a velocidade (menor perda) e deixava o motor mais tranquilo pra quando precisava de uma acelerada mais vigorosa sem precisar de cambiar pra uma marcha inferior.
Abração e boa sorte com esse novo motor!
Robson
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

* 20/11/18 146K km e contando...

- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 73
- Registrado em: 28 Set 2014, 21:32
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Junta do cabeçote - Troca
Boa noite Rafamts !
Meu brother eu também estou fazendo o mesmo procedimento que vc fez no seu monzão e vi ai que o mecânico foi até vc pra fazer o brunimento dos cilindro !
Como que ele bruniu pra vc ??? , ele fez manual na mão com lixa ou usou brunidora ???
e quanto vc pagou pelo serviço de brunimento ?
Abraço meu brother !
Meu brother eu também estou fazendo o mesmo procedimento que vc fez no seu monzão e vi ai que o mecânico foi até vc pra fazer o brunimento dos cilindro !
Como que ele bruniu pra vc ??? , ele fez manual na mão com lixa ou usou brunidora ???
e quanto vc pagou pelo serviço de brunimento ?
Abraço meu brother !
- rafamts
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1539
- Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
- Cidade: São Gonçalo
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Junta do cabeçote - Troca
Felipe, o mecânico usou brunidora e eu acompanhei o processo, bem simples de ser feito. O valor cobrado foi de R$ 200,00, incluindo a montagem dos anéis e bronzinas de biela.Felipe Demasiado escreveu:Boa noite Rafamts !
Meu brother eu também estou fazendo o mesmo procedimento que vc fez no seu monzão e vi ai que o mecânico foi até vc pra fazer o brunimento dos cilindro !
Como que ele bruniu pra vc ??? , ele fez manual na mão com lixa ou usou brunidora ???
e quanto vc pagou pelo serviço de brunimento ?
Abraço meu brother !
Abraço,
Rafael
-
- Membro GL (Nível 2)
- Mensagens: 73
- Registrado em: 28 Set 2014, 21:32
- Cidade:
- Estado: - SELECIONE --------
- Modelo: - SELECIONE --------
Re: Junta do cabeçote - Troca
Vc tirou o bloco fora pra fazer o procedimento ?
Obrigado pela atenção !
Obrigado pela atenção !
- rafamts
- Membro Classic SE (Nível 8)
- Mensagens: 1539
- Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
- Cidade: São Gonçalo
- Estado: Rio de Janeiro-RJ
- Modelo: Monza GL
- Motor: 2.0
- Ano: 1994
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Junta do cabeçote - Troca
Não foi retirado o bloco.