temperatura de agua de mentira e bem chata pra......!
- Carlos A. Freire
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Re: temperatura de agua de mentira e bem chata pra......!
O sintoma é de aterramento mesmo. Segue a linha de aterramento e faça medições elétricas para confirmar. Cabos podem apresentar defeitos, por isso a importância de medições elétricas. Meça no motor e meça no painel que chegará a solução do problema. Não esqueça também de medir o cabo positivo que sai do alternador.
Abs,
Carlos Freire
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Re: temperatura de agua de mentira e bem chata pra......!
é ,nao teve jeito, nao da pra correr ou desmentir um cidadao chamado carlos freire e seus discipulos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
bom , nao fiz as mediçoes de aterramento porque tambem nao me lembrei qual unidade do voltimetro é mais especifico e qual forma mais correta e mais exata de como usar as duas canetas pra medir o aterramento , sei que tem varias formas , mas qual é a melhor ?? rsrsr
so fiz de carga e me deu tanto frio como quente entorno de 13.60 v de bateria e alternador e por ser mais teimoso e ir caçando o problema e testando etc........
verifiquei a fiaçao do sensor ate o painel , e tudo em ordem, troquei o painel completo pra apenas testar e o problema continuava,
entao anunciei a guerra rrsr comprei terminais e 1.50m de cabo de bateria , fiz aterramento no coletor de admissao, gaiola do comando, renovei o terra do cabeçote e de carroceria , e nuié que era mesmo, o tal de aterramento !!!!!!! pois entao RESOLVIDO.
amanha irei tirar fotos e postar , e o que me resta agora é : agradecer mais uma vez ao sabio freire e amigos, aguentar a tiraçao de sarro do meu mecanico porque ele citou o mesmo que o freire e nao dei bola rsrs, e desvendar so uma coisa que ainda nao me entrou na cabeça ,
se o trabalho do marcador de temperatura do painel é independente da ventoinha, porque diabos ao ser ligada o ponteiro subia se sao coisas separadas ? meu mecanico disse que deve haver sim uma pequena interligaçao so nao sabe dizer qual é pois nos kadets que ele teve e no monza do pai dele isso nunca aconteceu.
abs estamso ai
bom , nao fiz as mediçoes de aterramento porque tambem nao me lembrei qual unidade do voltimetro é mais especifico e qual forma mais correta e mais exata de como usar as duas canetas pra medir o aterramento , sei que tem varias formas , mas qual é a melhor ?? rsrsr
so fiz de carga e me deu tanto frio como quente entorno de 13.60 v de bateria e alternador e por ser mais teimoso e ir caçando o problema e testando etc........
verifiquei a fiaçao do sensor ate o painel , e tudo em ordem, troquei o painel completo pra apenas testar e o problema continuava,
entao anunciei a guerra rrsr comprei terminais e 1.50m de cabo de bateria , fiz aterramento no coletor de admissao, gaiola do comando, renovei o terra do cabeçote e de carroceria , e nuié que era mesmo, o tal de aterramento !!!!!!! pois entao RESOLVIDO.
amanha irei tirar fotos e postar , e o que me resta agora é : agradecer mais uma vez ao sabio freire e amigos, aguentar a tiraçao de sarro do meu mecanico porque ele citou o mesmo que o freire e nao dei bola rsrs, e desvendar so uma coisa que ainda nao me entrou na cabeça ,
se o trabalho do marcador de temperatura do painel é independente da ventoinha, porque diabos ao ser ligada o ponteiro subia se sao coisas separadas ? meu mecanico disse que deve haver sim uma pequena interligaçao so nao sabe dizer qual é pois nos kadets que ele teve e no monza do pai dele isso nunca aconteceu.
abs estamso ai
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- Carlos A. Freire
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Re: temperatura de agua de mentira e bem chata pra......!
Lembre-se que o marcador do painel é um equipamento eletrônico. Se houver alterações na tensão ou aterramento ele vai sentir. Com o aterramento deficiente, ao ligar consumidores de corrente afetava a tensão positiva e negativa do marcador (na verdade todo painel, mas sentido na temperatura e combustível) e por isso ele subia e combustível descia.
Abs,
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Re: temperatura de agua de mentira e bem chata pra......!
Dutra, veja bem amigão, não tem mistérios...
Todos os marcadores do painel são instrumentos de medição, o velocimetro do painel analógico marca velocidade de acordo com a rotação do cabo de velocidade, é um sistema de fricção, quanto mais gira o cabo, mais sobe o ponteiro, porém parou de girar o ponteiro volta. OK!
O tacômetro ou conta-giros, é um medidor de giro do motor, ele é alimentado por pulsos emitido pelo módulo e ignição eletrônica, no caso do EFI o módulo HEI. Portanto é o mesmo funcionamento do velocímetro, porém invés de ser fricção mecânica é fricção elétrica, quanto mais pulsa mais o ponteiro sobe, ao deixar de pulsar o ponteiro cai. OK!
O marcador de carga da bateria é um simples voltímetro, medidor de tensão, onde geralmente o 12V é no meio da escala. OK!
O vacuômetro como você já sabe, recebe o vácuo da admissão, ou pressão negativa do motor, e "mede" quanto de ar/combustível está sendo admitido, desta maneira passa para o motorista uma ideia do quanto está gastando. OK!
O ponteiro da temperatura, ele também "é um medidor de tensão", porém no meio do caminho ele tem uma resistência variável, que é o sensor de temperatura que vai no cabeçote logo abaixo do distribuidor, esse sensor varia sua resistência interna de acordo com a temperatura, e de acordo com a variação da resistência a tensão SOBRE o ponteiro aumenta e/ou diminui. OK!
E assim como o ponteiro da temperatura é o ponteiro do combustível, ele também "é um medidor de tensão" porém a resistência variável aqui é a boia, que possui uma resistência que varia de acordo com o nível de combustível no tanque.
O painel recebe 12V que alimenta todo o quadro de instrumentos, a referência deles é O TERRA, é onde estão ligado os sensores. Quando o aterramento está deficiente cria uma diferença de tensão entre o terra da bateria que, seria o negativo, e o terra do carro que é a lataria/bloco do motor. Se você altera a referência dos instrumentos é comum que eles passem a marcar de maneira errônea, já que alterou a referência deles.
Para fazer testes de aterramento você pode, colocar o multímetro na escala de 2v, e colocar a ponta vermelha no negativo da bateria, e a ponta preta nos pontos de aterramento, se houver uma tensão acima de 0,5v é porque o aterramento está deficiente.
Outro teste é, medir a tensão normalmente na bateria, com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo, normal, anotar o número, digamos 12v redondo, depois colocar a ponta preta num ponto de aterramento, como por exemplo no parafuso acima do farol do lado do motorista, mantendo a ponta vermelha no positivo da bateria verificar o valor, se der um valor menor que 12V é porque o aterramento está deficiente.
Também da pra medir a resistência, colocar o multímetro na escala de Ohms, geralmente tem o desenho de uma ferradura, coloque no menor valor que tiver, colocar a ponta vermelha no negativo da bateria, e com com a preta colocar no ponto de aterramento ou algum lugar próximo deste. Se o multímetro estiver marcando o número "1" a todo momento, subir o valor, até que ele marque algum valor de medida.
Um aterramento ideal iria ter valor Ôhmico igual a zero, porém todos nós sabemos que mesmo condutores como os cabos de cobres possuem uma resistência elétrica, por menor que seja, portanto o valor deverá ser sempre próximo de zero, o quanto eu não sei dizer exatamente.
Acredito que o Carlos Freire tenha mais experiência com esses valores.
Espero ter ajudado a esclarecer alguma coisa, por menor que seja...
Abraços!
Todos os marcadores do painel são instrumentos de medição, o velocimetro do painel analógico marca velocidade de acordo com a rotação do cabo de velocidade, é um sistema de fricção, quanto mais gira o cabo, mais sobe o ponteiro, porém parou de girar o ponteiro volta. OK!
O tacômetro ou conta-giros, é um medidor de giro do motor, ele é alimentado por pulsos emitido pelo módulo e ignição eletrônica, no caso do EFI o módulo HEI. Portanto é o mesmo funcionamento do velocímetro, porém invés de ser fricção mecânica é fricção elétrica, quanto mais pulsa mais o ponteiro sobe, ao deixar de pulsar o ponteiro cai. OK!
O marcador de carga da bateria é um simples voltímetro, medidor de tensão, onde geralmente o 12V é no meio da escala. OK!
O vacuômetro como você já sabe, recebe o vácuo da admissão, ou pressão negativa do motor, e "mede" quanto de ar/combustível está sendo admitido, desta maneira passa para o motorista uma ideia do quanto está gastando. OK!
O ponteiro da temperatura, ele também "é um medidor de tensão", porém no meio do caminho ele tem uma resistência variável, que é o sensor de temperatura que vai no cabeçote logo abaixo do distribuidor, esse sensor varia sua resistência interna de acordo com a temperatura, e de acordo com a variação da resistência a tensão SOBRE o ponteiro aumenta e/ou diminui. OK!
E assim como o ponteiro da temperatura é o ponteiro do combustível, ele também "é um medidor de tensão" porém a resistência variável aqui é a boia, que possui uma resistência que varia de acordo com o nível de combustível no tanque.
O painel recebe 12V que alimenta todo o quadro de instrumentos, a referência deles é O TERRA, é onde estão ligado os sensores. Quando o aterramento está deficiente cria uma diferença de tensão entre o terra da bateria que, seria o negativo, e o terra do carro que é a lataria/bloco do motor. Se você altera a referência dos instrumentos é comum que eles passem a marcar de maneira errônea, já que alterou a referência deles.
Para fazer testes de aterramento você pode, colocar o multímetro na escala de 2v, e colocar a ponta vermelha no negativo da bateria, e a ponta preta nos pontos de aterramento, se houver uma tensão acima de 0,5v é porque o aterramento está deficiente.
Outro teste é, medir a tensão normalmente na bateria, com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo, normal, anotar o número, digamos 12v redondo, depois colocar a ponta preta num ponto de aterramento, como por exemplo no parafuso acima do farol do lado do motorista, mantendo a ponta vermelha no positivo da bateria verificar o valor, se der um valor menor que 12V é porque o aterramento está deficiente.
Também da pra medir a resistência, colocar o multímetro na escala de Ohms, geralmente tem o desenho de uma ferradura, coloque no menor valor que tiver, colocar a ponta vermelha no negativo da bateria, e com com a preta colocar no ponto de aterramento ou algum lugar próximo deste. Se o multímetro estiver marcando o número "1" a todo momento, subir o valor, até que ele marque algum valor de medida.
Um aterramento ideal iria ter valor Ôhmico igual a zero, porém todos nós sabemos que mesmo condutores como os cabos de cobres possuem uma resistência elétrica, por menor que seja, portanto o valor deverá ser sempre próximo de zero, o quanto eu não sei dizer exatamente.
Acredito que o Carlos Freire tenha mais experiência com esses valores.
Espero ter ajudado a esclarecer alguma coisa, por menor que seja...
Abraços!
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
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- dutra s a
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Re: temperatura de agua de mentira e bem chata pra......!
ta loco !!! uma baita aula vrsilva rssr , minha duvida em medir aterramento era a escala do voltimetro e valores a mao de obra é por conta da casa rsrsrr
voce tambem esclareceu um ponto de duvida minha , que é o quadrante eletrico do painel, o que eu imaginava era que o ponteiro tinha 12v separado da manta de circuito , entao se confirma aqui meu erro de ter obsrevado mal o catalogo eletrico do monza 90, terei que rever , era porisso que nao entrava na minha cabeça o fato dele ser independente, quando na verdade nao é em razao da manta de linha de distribuiçao que ja vem com os 12v pra todo mundo .
ainda nao tirei as fotos , meu dia foi corrido , há ! achei um painel do kadet gs por 230,00 ainda no carro , vou pega-lo e botar no meu , afinal combina mais por ser vermelho a cor do meu caça rsrsr
ate aqui é agradecimentos .
abs estamos ai
voce tambem esclareceu um ponto de duvida minha , que é o quadrante eletrico do painel, o que eu imaginava era que o ponteiro tinha 12v separado da manta de circuito , entao se confirma aqui meu erro de ter obsrevado mal o catalogo eletrico do monza 90, terei que rever , era porisso que nao entrava na minha cabeça o fato dele ser independente, quando na verdade nao é em razao da manta de linha de distribuiçao que ja vem com os 12v pra todo mundo .
ainda nao tirei as fotos , meu dia foi corrido , há ! achei um painel do kadet gs por 230,00 ainda no carro , vou pega-lo e botar no meu , afinal combina mais por ser vermelho a cor do meu caça rsrsr
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Re: temperatura de agua de mentira e bem chata pra......!
Dutra, não adianta nada o 12v no painel ser separado por trilhas se todas as trilhas forem alimentadas por um único fio no conector, a referencia será a mesma para todos, a não ser que tivesse um fio de 12V para cada instrumento vindo "direto" da bateria, obvio que por questão de custo e até de organização, não é assim. O painel possui um fusível para ele todo, se não me engano é um para a iluminação e outro para o funcionamento do painel, portanto o painel possui dois pós chave sendo, um deles dependente da chave de luz.
Dutra, longe de querer dar aula, muito menos de ser o dono da verdade, apenas estou tentando ajudar um nobre colega.
E aliás peço aos mais entendidos que se houver alguma coisa que eu falei errado, por favor que me corrijam...
Dutra, longe de querer dar aula, muito menos de ser o dono da verdade, apenas estou tentando ajudar um nobre colega.
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Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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Re: temperatura de agua de mentira e bem chata pra......!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
relaxa cara , tamo em casa !!! longe de mim pensar do contrario , ajuda é sempre bem vinda e ajudar é pra mim sempre uma honra,
justamente eu entendo o que quiz dizer antes sobre a alimentaçao do painel, so que nao seria apenas um fusil para a iluminaçao ??? pois o restante nao tem uma frequencia de alimentaçao tao alta afim de ter que por fusivel para cada demostrador, estou certo ? se nao me corrijam tambem srsrsrrs
mesmo porque suas funçoes terminais aderem trabalhos independentes e nao conjugais com fusiveis, pelo menos no meu sei que, quando ja queimou um fusil de iluminaçao , eu so fiquei sem a iluminaçao o restante da demostraçao de todo os garficos estavam funcionando normalmente.
abs estamos ai rsr
relaxa cara , tamo em casa !!! longe de mim pensar do contrario , ajuda é sempre bem vinda e ajudar é pra mim sempre uma honra,
justamente eu entendo o que quiz dizer antes sobre a alimentaçao do painel, so que nao seria apenas um fusil para a iluminaçao ??? pois o restante nao tem uma frequencia de alimentaçao tao alta afim de ter que por fusivel para cada demostrador, estou certo ? se nao me corrijam tambem srsrsrrs
mesmo porque suas funçoes terminais aderem trabalhos independentes e nao conjugais com fusiveis, pelo menos no meu sei que, quando ja queimou um fusil de iluminaçao , eu so fiquei sem a iluminaçao o restante da demostraçao de todo os garficos estavam funcionando normalmente.
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Re: temperatura de agua de mentira e bem chata pra......!
Isso mesmo Dutra, existe um fusível para a iluminação do painel de instrumentos que compartilha com algum outro consumidor que não me lembro qual, mas no manual do proprietário tem tudo isso...
E existe um fusível que é responsável pela alimentação do painel de instrumentos como um todo, ele é tratado como uma peça só no diagrama.
Não vá colocar fusil dentro do carro que se as poliça pegar é cana hein... kkkkk!!!!
E existe um fusível que é responsável pela alimentação do painel de instrumentos como um todo, ele é tratado como uma peça só no diagrama.
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Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
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