Partida à frio

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Mato Grosso-MT
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: Outro
Ano: 1983
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Fastback »

rgalvaolott escreveu:Bom dia, taranto!!!

O meu à álcool tem essa peça tbm!!! Seria apenas para o aquecimento do ar no interior do carburador, não?!? Essa "preocupação" em esquentar o ar dos nossos MOnzas é meio esquisita, um pouco qnto tanto forçada, pois alem desse mecanismo de coleta de ar quente do escape, o ar passa por cima do cabeçote e além disso tem um aquecedor elétrico no coletor de admissão..... E MEU TERMÔMETRO AINDA INSISTE EM MARCAR ABAIXO DO NORMAL e o desempenho insiste em ser baixo em dias frios!!! :x :smt093

Válvula termostática???

O meu, depois que esquentou, já era... Funciona igualzinho, ou até melhor, que a gasolina. Tirando algumas falhadas da regulagem que o pessoal fez, ele roda numa boa. Calor, frio... Tanto faz.

Carlos, você citou sobre o sistema de partida a frio original do Monza... Pois, é, depois que eu instalei o meu, notei aquele soquete com encaixe de "motorzinho de injetar alguma coisa" sobrando e, ao olhar a caixa de fusíveis, o relé que está faltando é justamente o de partida a frio. Como lá tem todos os encaixes metálicos, será que se eu por um relé alí nao irá funcionar? Ou as centrais são mesmo diferentes impossibilitando esse procedimento?
Se eu pelo menos achar aonde vai esse fio, talvez compense usar o reservatório original do Monza. Caso contrário, será gastar dinheiro duas vezes. =/
Robson Lott
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Injeção: Carburador

Mensagem não lida por Robson Lott »

Fastback escreveu:
Válvula termostática???

O meu, depois que esquentou, já era... Funciona igualzinho, ou até melhor, que a gasolina. Tirando algumas falhadas da regulagem que o pessoal fez, ele roda numa boa. Calor, frio... Tanto faz.

Carlos, você citou sobre o sistema de partida a frio original do Monza... Pois, é, depois que eu instalei o meu, notei aquele soquete com encaixe de "motorzinho de injetar alguma coisa" sobrando e, ao olhar a caixa de fusíveis, o relé que está faltando é justamente o de partida a frio. Como lá tem todos os encaixes metálicos, será que se eu por um relé alí nao irá funcionar? Ou as centrais são mesmo diferentes impossibilitando esse procedimento?
Se eu pelo menos achar aonde vai esse fio, talvez compense usar o reservatório original do Monza. Caso contrário, será gastar dinheiro duas vezes. =/
O Fast, eu to mto desconfiado que seja a válvula termostática mesmo. O mecânico q a trocou, me mostrou (e eu tenho guardada) a antiga toda deteriorada e empenada, o q deixava a água circular livremente. Daí a nova me custou 60 dinheiros, só q o resultado não foi o esperado, e isso já tem uns booons meses.

Quando levei meu motel ambulante prum outro mecâncico pra regular o carburador, eu pedi q verificasse a válvula mas a resposta q ele me deu FOI COMO ELA FUNCIONA teoricamente, porém DISSO EU SEI, PO.... Agora, se ele mecheu nela ou não, eu tenho a impressão (psicológica, pode ser) d q meu carro tá esquentano mais rapido um pouco. O ..., é q o inverno tá acabando, então pode ser isso q esteje influenciando.... :smt093

Agora eu tenho q esperar láááá pra meados de setembro q eu vou podder fazer 2 viajemzonas com ele e ver se realmente tem diferença.
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

Imagem
Carlos A. Freire
MODERADOR
Modelo: Monza GLS
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Fastback escreveu:
rgalvaolott escreveu:Bom dia, taranto!!!

O meu à álcool tem essa peça tbm!!! Seria apenas para o aquecimento do ar no interior do carburador, não?!? Essa "preocupação" em esquentar o ar dos nossos MOnzas é meio esquisita, um pouco qnto tanto forçada, pois alem desse mecanismo de coleta de ar quente do escape, o ar passa por cima do cabeçote e além disso tem um aquecedor elétrico no coletor de admissão..... E MEU TERMÔMETRO AINDA INSISTE EM MARCAR ABAIXO DO NORMAL e o desempenho insiste em ser baixo em dias frios!!! :x :smt093

Válvula termostática???

Fast,

no seu caso Monza EFI, o chicote está pronto, é só colocar o relé e fazer o acionamento manual, pois o acionamento automático é feito pelo módulo de injeção eletrônica. O módulo faz o aterramento do relé para acionar o sistema de partida a frio, então é só aterrar através de uma chave um dos terminais do relé código 52288733: pino 88 +B 12v, pino 85 GND, pino30 +B 12v e pino 87 motor e eletro-válvula de injeção de gasolina.
O relé de partida a frio do Monza de 91 em diante, fica na frente da caixa de fusíveis, do lado direito e o primeiro de baixo para cima. O fusível está na posição M3 (relé de partida a frio, luz da temperatura do motor e iluminação do botão de luzes).

Abs,

Carlos Freire
Carlos A. Freire
MODERADOR

rgalvaolott escreveu:
Fastback escreveu:
Válvula termostática???

O Fast, eu to mto desconfiado que seja a válvula termostática mesmo. O mecânico q a trocou, me mostrou (e eu tenho guardada) a antiga toda deteriorada e empenada, o q deixava a água circular livremente. Daí a nova me custou 60 dinheiros, só q o resultado não foi o esperado, e isso já tem uns booons meses.

Quando levei meu motel ambulante prum outro mecâncico pra regular o carburador, eu pedi q verificasse a válvula mas a resposta q ele me deu FOI COMO ELA FUNCIONA teoricamente, porém DISSO EU SEI, PO.... Agora, se ele mecheu nela ou não, eu tenho a impressão (psicológica, pode ser) d q meu carro tá esquentano mais rapido um pouco. O ..., é q o inverno tá acabando, então pode ser isso q esteje influenciando.... :smt093

Agora eu tenho q esperar láááá pra meados de setembro q eu vou podder fazer 2 viajemzonas com ele e ver se realmente tem diferença.

Além da válvula termostática, verifique também o funcionamento do sistema Thermac (compartimento do filtro de ar) e a resistência de pré-aquecimento do coletor de admissão. O próprio coletor de admissão também pode estar com problema de oxidação.

Abs,

Carlos Freire
Carlos A. Freire
MODERADOR

rgalvaolott escreveu:
Carlos A. Freire escreveu:
Alex,

o suporte em forma de "L", serve apenas para apoiar a ponta do compartimento do filtro de ar no motor.
No Monza carburado gasolina não tem o sistema Thermac, então, não possui e válvula que coleta ar quente do coletor de escapamento, para fase fria do motor, por não ter a válvula a ponta é lisa. Essa válvula é a que fica na ponta do compartimento do filtro de ar.
Monza carburado movido a álcool e todos EFI sendo álccol ou gasolina tem essa válvula.

Abs,

Carlos Freire
Carlos,

e essa mangueirinha que sai da válvula termac e vai ao carburador, é pro controle do sistema por vácuo (quando quente, impede o ar quente entrar)????
É isso mesmo, com motor frio a porta do sistema Thermac fica aberta para o lado do coletor de escape, com motor quente fecha o lado de escape e abre para condição normal.

Abs,

Carlos Freire
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
Estado: Mato Grosso-MT
Motor: Outro
Ano: 1983

Mensagem não lida por Fastback »

Carlos A. Freire escreveu:Fast,

no seu caso Monza EFI, o chicote está pronto, é só colocar o relé e fazer o acionamento manual, pois o acionamento automático é feito pelo módulo de injeção eletrônica. O módulo faz o aterramento do relé para acionar o sistema de partida a frio, então é só aterrar através de uma chave um dos terminais do relé código 52288733: pino 88 +B 12v, pino 85 GND, pino30 +B 12v e pino 87 motor e eletro-válvula de injeção de gasolina.
O relé de partida a frio do Monza de 91 em diante, fica na frente da caixa de fusíveis, do lado direito e o primeiro de baixo para cima. O fusível está na posição M3 (relé de partida a frio, luz da temperatura do motor e iluminação do botão de luzes).

Abs,

Carlos Freire
Carlos, quer dizer que essa fiação é só do cofre até a caixa de fusíveis? Não tem nada da caixa até a central?
Se eu encontrar o reservatório original vou reaproveitar essa fiação. ;) Aí fica legal.
Quanto a esse esquema que você passou, possuem dois positivos. É um da bateria (que passa no fusível que você citou) e outro pós chave? Agora, qual é qual? O 87 vai no positivo do motor e o negativo, que já está no chicote vai aterrado nesse próprio terra do relé (pino85)?

É isso mesmo?

Abração!
Alex
ADMINISTRADOR
Estado: Rio Grande do Sul-RS

Mensagem não lida por Alex »

Carlos teve trabalho neste tópico! rsrsrs

Obrigado pelas respostas, Monzeiros! Já que meu Monza veio sem este sistema Thermac, vou confiar nos engenheiros da GM 8)

Um abraço!
Alex. :lol:
Fórum MONZEIROS.COM
Desde 2006 com tudo sobre o Chevrolet Monza! :D
Carlos A. Freire
MODERADOR

Fastback escreveu:
Carlos A. Freire escreveu:Fast,

Abs,

Carlos Freire
Carlos, quer dizer que essa fiação é só do cofre até a caixa de fusíveis? Não tem nada da caixa até a central?
Se eu encontrar o reservatório original vou reaproveitar essa fiação. ;) Aí fica legal.
Quanto a esse esquema que você passou, possuem dois positivos. É um da bateria (que passa no fusível que você citou) e outro pós chave? Agora, qual é qual? O 87 vai no positivo do motor e o negativo, que já está no chicote vai aterrado nesse próprio terra do relé (pino85)?

É isso mesmo?

Abração!
Fast,

os pinos so relé 86 e 30 são pós chave, são ligado no mesmo +B12v.
O pino 86 é alimentação da bobina do relé, e o 30 é alimentação da chave do relé, portanto, são ligados no mesmo ponto.
Acredito que no seu caso é só providenciar o reservatório, o relé, adicionar uma chave para aterrar o pino 85 do relé para quando for utilizar o sistema de partida a frio, e verificar se o fusível da posição M3 está no local. Entendo que no seu caso o chicote está lá.
É possível que o chicote de partida a frio esteja pronto até o módulo de injeção também, mas no caso de módulo de injeção para gasolina, não deve ter internamente o pino para esse fim, caso queira conferir, o pino do módulo é o "A 4".

Abs,

Carlos Freire
Responder