Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
avvsilva
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Serviços Monza SL/E 1989 [avvsilva]

Mensagem não lida por avvsilva »

Olá pessoal,

Na semana anterior ao 4º Encontro Nacional do Monza Clube, terminei de montar o tampão traseiro do meu Monza, mas até então não tive muito tempo de postar aqui. Eu já tinha comprado um tampão e um par de telas metálicas originais e mandado pintar de cinza. Depois disso, por um golpe de sorte, encontrei um par extra de telas ainda virgens, ainda com selinho Arlen de fábrica sobre o tecido protetor dos falantes. Nas telas pintadas, faltava colar esse tecido protetor. Fui, então, a uma loja de tecidos para vestidos e ternos e achei um tecido absolutamente idêntico ao original. Essa telinha da direita na próxima imagem é uma das virgens, observem o selinho Arlen e o tecido colado meio torto sobre o tecido. A esquerda é uma das que mandei pintar.

Imagem

Imagem

Aqui, o tecido comparado ao original. Se não é 99% parecido, é totalmente idêntico:

Imagem

Primeiro, meu pai e eu cortamos dois pedaços de tecido bem maiores que as telas:

Imagem

Para poder fazer um serviço decente de colagem, decidimos que seria melhor mascarar as partes da tela que iriam ficar à mostra pelos buracos, para evitar que sinais de cola ficassem aparecendo depois. Mascaramos uma região de mesmo tamanho e formato no tecido também para poder delimitar bem a aplicação de cola:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O objetivo era que, retiradas as fitas, ficasse assim, após o recorte final do tecido:

Imagem

Imagem

Após a cola secar um pouco, com muito cuidado, colamos os retângulos de tecido nas telas:

Imagem

Imagem

Consegui aproveitar os selinhos das telas virgens, retirando-os com estilete. O resultado final ficou muito bom, mais caprichado que o original, diga-se de passagem.

Imagem

Imagem

Terminada a parte das telas, tive de decidir o que fazer com relação aos acabamentos plásticos que vão no tampão. Os originais do meu carro estavam bem ressecados pelo Sol e alguns se quebraram só de puxar. Para minha sorte, junto com o tampão novo, vieram 11 acabamentos desses, mas na cor preta. Não tive outra opção senão mandá-los pintar na cor cinza dos acabamentos plásticos do meu Monza, já que achá-los novos e nessa quantidade é absolutamente impossível. A pedido do pintor, encomendei 250 mL de tinta duco em uma loja de tintas. Levei uma alça de teto na cor certa e pedi que ficasse o mais próximo possível dela. O colorista acertou na mosca, o resultado final ficou bem melhor que eu esperava, sem tampar as rugosidades das peças e sem sair a tinta ao passar a unha:

Imagem

Para poder aplicá-las no tampão novo, demos queimamos os fiapos de tecido com uma lâmina quente, para melhor assentamento:

Imagem

Imagem

Os acabamentos encaixaram maravilhosamente bem:

Imagem

Imagem

Ao colocar as 2 telas metálicas, quem disse que consegui achar 8 parafusos Philips desses de auto-falante no comércio? Como estava querendo colocar o tampão a tempo do Encontro Nacional, usamos parafuso de fenda mesmo, mas vou trocá-los depois, com certeza, quando tiver os parafusos certos em mãos.

Eu estava pretendendo colocar no tampão traseiro 2 desses auto-falantes, que acredito serem da década de 90:

Imagem

Quando averiguei lá no carro, constatei que os ímãs deles não entram naqueles 2 buracos menores da lata abaixo do tampão. Observem que estou me referindo aos buracos que vêm de fábrica e não aqueles rombos que costumam fazer para colocar auto-falantes 6x9. Ou melhor, fazendo uma manobra complicada com o falante, o íma até entra, mas o problema é encaixar depois com tudo aparafusado no tampão. Pergunto a vocês: será que os falantes de fábrica tinham o ímã menor? No caso desses que tentei colocar, da Arlen, o íma tem xcm de diâmetro.

Até resolver essa questão, resolvi deixar sem os falantes, já que logo vou desmontar a parte interna do carro para um limpeza geral e decido o que vou fazer. Por fim, a colocação do tampão no carro foi relativamente tranquila, ele vai encaixado na parte inferior da borracha do vidro traseiro.

Por enquanto, é isso... Logo posto fotos de como ficou...
Monza SL/E 1989/1989 1.8 original à gasolina
Vidros, travas e retrovisores elétricos.

Imagem

Galeria de fotos: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopi ... 33&t=15491
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por vrsilva »

Serviço muito top em avvsilva... Show de bola mesmo... O trampo na teli ha realmente ficou melhor que no original... Parabéns cara... Me inspirou... Usou o que? Meias calça? Qual fio da meia... Kkkkk UI....
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
weuller
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por weuller »

Que Monza alinhado! Parece novo. :P
Fiat Idea Adventure Locker 1.8 09/09 114cv
viewtopic.php?f=23&t=31191
avvsilva

vrsilva escreveu:Serviço muito top em avvsilva... Show de bola mesmo... O trampo na teli ha realmente ficou melhor que no original... Parabéns cara... Me inspirou... Usou o que? Meias calça? Qual fio da meia... Kkkkk UI....
E aí Vinícius, blz? Cara, como tinha um par de telas com o tecido original, peguei uma delas e fui a uma loja de tecidos aqui na minha cidade e pedi ao vendedor que queria um tecido o mais parecido possível. E não é que consegui um tecido idêntico ao original, sério mesmo, com a trama igual? Pra ser sincero, não sei pra que usam esses tecidos, a loja é conhecida por tecidos para ternos e afins...

O capricho do serviço devo ao meu pai, meticuloso em detalhes assim como eu, mas mais a apto para colocar as idéias em prática.! :smt023

Imagem

avvsilva

weuller escreveu:Que Monza alinhado! Parece novo. :P
Obrigado weuler, está bem alinhado sim, mas as fotos não deixam aparecer prquenos defeitos hehehehe... :D

Imagem

Henrique P
Membro SL (Ní­vel 1)
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Henrique P »

Parabéns pela restauração, belo trabalho!
avvsilva

Henrique P escreveu:Parabéns pela restauração, belo trabalho!
Obrigado Henrique, o trabalho é grande mas bastante recompensador.

Imagem

avvsilva

Pessoal,

Ontem meu pai e eu começamos a saga de desmontar o interior do Monza para uma geral. O objetivo é lavar carpete, desmontar os bancos para lavagem das capas e uma avaliação e eventual correção de irregularidades nas estruturas e corrigir um pequeno amassado no assoalho no lado direito, do carona. Há algum tempo já estou preparando psicologicamente minha mãe sobre a bagunça, afinal o Monzão vai quase todo para dentro de casa, kkkkk. :lol:
Desmontamos, console, soleiras das portas, extintor de incêndio, cintos dianteiros e colocamos tudo em uma caixa, já separado em sacos para não sobrar peças depois, rsrsrs:

Imagem

Também fomos tirando fotos para montar tudo no lugar depois tal como estava:

Imagem

A parte mais chata é tirar os bancos, deve-se tirá-los empurrando e inclinando para trás. Descobri o motivo do banco do carona estar batendo: falta uma das buchas que vai sob o trilho.

Pretendo desmontar os bancos dianteiros e traseiro e avaliar o estado das espumas. Se estiverem reparáveis, assim vou fazer, caso contrário, se estiverem muito deterioradas irei atrás de novas. Como não irei trocar nenhuma parte dos tecidos porque eles estão bem bons (e também porque não se acha esse tecido navalhado turim cinza do interior monocromático), a reforma das espumas evitará que eles se rasgem em consequência do atrito com o ferro. Já as estruturas, se estiverem acima de razoáveis, vou deixar como estão, senão irei jateá-las e pintá-las.

Após a retirada dos bancos, desencaixamos os acabamentos dos trilhos dos bancos. Como eu já estava pensando fazer esse serviço há algum tempo, já me preveni com capas dos trilhos novas porque fatalmente uma ou outra se quebra, já que geralmente estão bem ressecadas. Para tirá-las, primeiro desprende-se a parte da frente e depois desliza-se a capa no mesmo sentido. No meu Monza, uma já estava com um pedaço faltando:

Imagem

Agora já e possível tirar o carpete, mas antes é preciso desprendê-lo por detrás da caixa do radiador de ar quente.

No meu Monza, tive uma impressão bem boa ao retirar o carpete: apenas muita sujeira, mas a manta anti-ruído da parede corta-fogo está muito bem preservada. Após uma limpeza sumária, a aparência melhora bastante:

Imagem

A manta anti-ruído da parede corta-fogo apenas está com umas rachaduras na parte inferior, mas dessa vez não vou me desfazer dela, já que a intenção não é chegar a esse nível de intervenção no interior. O lado direito da manta ainda bem integro também.

Imagem

Imagem

Depois de uma limpeza mais caprichada, a aparência me agradou bastante, observem o amassado no assoalho no lado direito da foto:

Imagem

O chicote dos vidros e retrovisores não tem sinais de reparos, mas as tomadinhas dos vidros são VW/Audi, não entendi nada... :roll:, servem perfeitamente nos bornes dos botões.

Imagem

Imagem

Imagem

Infelizmente, a alavanca do freio de mão não é mais original, pois há bem tempo atrás fui obrigado a trocá-la, pois o botão estava prendendo e estava bem ruim. Vou aproveitar a oportunidade e encaixar o terra do interruptor, que o mecânico me fez o favor de esquecer de plugar ao trocar a alavanca.

Imagem

Imagem

Hoje, reservamos o dia para a pequena intervenção de funilaria no assoalho. Para isso, foi preciso sacrificar parte da proteção acústica do assoalho e da parede corta-fogo, mas iremos substituir a parte retirada. O amassado se torna mais evidente sem a proteção:

Imagem

Após muitas marteladas, tanto por fora quanto por dentro e um muito suor, literalmente, porque a temperatura ambiente estava em 35º C e a humidade em 10%, gostei muito do resultado, ao comparar com fotos de assoalhos de outros Monzas que tenho aqui no meu PC.

Imagem

Antes e depois:

Imagem

Por hoje, é isso, pessoal. Amanhã, pretendemos refazer as partes da manta do assoalho e da parede corta-fogo e quem sabe, lavar o carpete, se tiver água, é claro. Talvez, em virtude do grave problema de seca que estamos passando na região Sudeste, eu mande lavar, ainda não decidi... :)

A medida que for progredindo posto novidades e conto com os comentários sempre bem-vindos de vocês.

Imagem

Responder