Na semana anterior ao 4º Encontro Nacional do Monza Clube, terminei de montar o tampão traseiro do meu Monza, mas até então não tive muito tempo de postar aqui. Eu já tinha comprado um tampão e um par de telas metálicas originais e mandado pintar de cinza. Depois disso, por um golpe de sorte, encontrei um par extra de telas ainda virgens, ainda com selinho Arlen de fábrica sobre o tecido protetor dos falantes. Nas telas pintadas, faltava colar esse tecido protetor. Fui, então, a uma loja de tecidos para vestidos e ternos e achei um tecido absolutamente idêntico ao original. Essa telinha da direita na próxima imagem é uma das virgens, observem o selinho Arlen e o tecido colado meio torto sobre o tecido. A esquerda é uma das que mandei pintar.

Aqui, o tecido comparado ao original. Se não é 99% parecido, é totalmente idêntico:

Primeiro, meu pai e eu cortamos dois pedaços de tecido bem maiores que as telas:

Para poder fazer um serviço decente de colagem, decidimos que seria melhor mascarar as partes da tela que iriam ficar à mostra pelos buracos, para evitar que sinais de cola ficassem aparecendo depois. Mascaramos uma região de mesmo tamanho e formato no tecido também para poder delimitar bem a aplicação de cola:

O objetivo era que, retiradas as fitas, ficasse assim, após o recorte final do tecido:

Após a cola secar um pouco, com muito cuidado, colamos os retângulos de tecido nas telas:

Consegui aproveitar os selinhos das telas virgens, retirando-os com estilete. O resultado final ficou muito bom, mais caprichado que o original, diga-se de passagem.

Terminada a parte das telas, tive de decidir o que fazer com relação aos acabamentos plásticos que vão no tampão. Os originais do meu carro estavam bem ressecados pelo Sol e alguns se quebraram só de puxar. Para minha sorte, junto com o tampão novo, vieram 11 acabamentos desses, mas na cor preta. Não tive outra opção senão mandá-los pintar na cor cinza dos acabamentos plásticos do meu Monza, já que achá-los novos e nessa quantidade é absolutamente impossível. A pedido do pintor, encomendei 250 mL de tinta duco em uma loja de tintas. Levei uma alça de teto na cor certa e pedi que ficasse o mais próximo possível dela. O colorista acertou na mosca, o resultado final ficou bem melhor que eu esperava, sem tampar as rugosidades das peças e sem sair a tinta ao passar a unha:

Para poder aplicá-las no tampão novo, demos queimamos os fiapos de tecido com uma lâmina quente, para melhor assentamento:

Os acabamentos encaixaram maravilhosamente bem:

Ao colocar as 2 telas metálicas, quem disse que consegui achar 8 parafusos Philips desses de auto-falante no comércio? Como estava querendo colocar o tampão a tempo do Encontro Nacional, usamos parafuso de fenda mesmo, mas vou trocá-los depois, com certeza, quando tiver os parafusos certos em mãos.
Eu estava pretendendo colocar no tampão traseiro 2 desses auto-falantes, que acredito serem da década de 90:

Quando averiguei lá no carro, constatei que os ímãs deles não entram naqueles 2 buracos menores da lata abaixo do tampão. Observem que estou me referindo aos buracos que vêm de fábrica e não aqueles rombos que costumam fazer para colocar auto-falantes 6x9. Ou melhor, fazendo uma manobra complicada com o falante, o íma até entra, mas o problema é encaixar depois com tudo aparafusado no tampão. Pergunto a vocês: será que os falantes de fábrica tinham o ímã menor? No caso desses que tentei colocar, da Arlen, o íma tem xcm de diâmetro.
Até resolver essa questão, resolvi deixar sem os falantes, já que logo vou desmontar a parte interna do carro para um limpeza geral e decido o que vou fazer. Por fim, a colocação do tampão no carro foi relativamente tranquila, ele vai encaixado na parte inferior da borracha do vidro traseiro.
Por enquanto, é isso... Logo posto fotos de como ficou...