2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
S h E e Q u O
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1987
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: 2ª Manutenção do SL/E 87 - A Braba

Mensagem não lida por S h E e Q u O »

vrsilva escreveu:Nenhum carro com injeção fica com lenta acima de mil RPM... só se for na fase de aquecimento... mas fase de aquecimento não é operação normal do motor... Precisa trocar de mecânico Shequo...

Monza à gasolina a lenta é de 800 à 900, e à álcool é de 900 à 1000 rpm...

Pois é Vinícius, é bem este mesmo o "X" da questão! Você resumiu tudo!
O bom da gente trocar ideias aqui no nosso espaço é que aprendemos a ter mais auto confiança, a teimar mais pela perfeição do funcionamento dos nossos carros. Uma pessoa leiga como eu, que tem apenas conhecimentos básicos de mecânica e elétrica por exemplo, ouvindo, após a manutenção, que o carro "deve ficar acelerado", pega o carro revisado e sai ainda com dúvida. Eu sempre cheguei em casa e voltei a rotação por minha própria conta e risco. Mas sabendo que este meu procedimento (ou mania) estava correto (e nem poderia ser diferente, afinal, o manual do fabricante é muito claro neste aspecto), a gente se sente mais aliviado, ainda mais com o apoio dos Monzeiros.

Obrigado pelo apoio. As suas considerações são sempre oportunas! :smt023
S h E e Q u O

fabio_souza escreveu:o meu 2.0 a alcool ta em 900 bem macio nem a DH faz a lenta baxa
Pois é, Fábio. É bem este mesmo o verdadeiro funcionamento do Monza. Não tem o que por e nem o que tirar. E o meu, ainda, não tem nem DH. Fora que a marcha lenta alta mantém o motor sempre mais aquecido, né.

Valeu pelo apoio!!! Abraço :smt017
S h E e Q u O

"Disponha! Tenho conhecimento na área de mecânica automotiva(elétrica, injeção e carburação etc) e as vezes costumo fazer alguma manutenção no meu Logan que não precise de um scanner ou algo mais brabo como ferramentas especiais."

Muito obrigado pelo apoio, David. A troca de experiência torna mais maduros e independentes os Monzeiros menos experimentes como eu. :D

Abraço :smt023
Editado pela última vez por S h E e Q u O em 09 Nov 2013, 01:37, em um total de 1 vez.
S h E e Q u O

DÉCO escreveu:.
Interessante...
Esta questao da marcha lenta, no meu hoje com 900 rpm aprox, mas da marcha lenta até com 500, sem balançar ! MAS NAO PODE !. Talvez alguns saibam e outros nao, mas a marcha lenta ficar em torno de 900 RPM nao é a toa, ou para o carro ficar lizo, ou qq coisa destas, o motivo que nao devemos deixar ela abaixo do especificado é que abaixo disto corre-se o risco de nao ter um carregamento adequado da bateria, principalmente em noites quentes com farol aceso e ventoinha ligada, ja fiz o teste na pratica coloquei a marcha lenta mais baixa e acionei os farois e esperei acinonar a ventoinha, baixa mto a carga, o alternador nao da conta de "suprir" esta necessidade, chega a influir até na igniçao, agora com 900 RPM fica tudo perfeito, incrivelmente nao altera nada.

Assunto velho SHEQUO: quando vi seu problema na trilha do painel,(antes de ver a soluçao) pensei imediatamente na arruela !! incrivel como pensamos igual !!
Pois é, Déco. Esta não é a primeira vez que as nossas ideias coincidem hein rsrsrs........ Deve ser telepatia kkkk.....
O Monza tuba que eu tive no passado era um GL, sem contagiros. Como este é o primeiro contagiros que eu peguei para revisar, fiquei bem encanado com isso por algum tempinho. Depois, de cabeça mais fresca, vi logo de cara o problema e fiquei mais animado para consertá-lo. Mas, apesar de ser uma solução simples, confesso que suei muito para chegar a esta conclusão. Gastei o piso de casa andando para lá e para cá pensando em como resolver o problema sem ter que "operar" o circuito impresso. Ainda bem que deu tempo de eu tomar esta decisão antes de fazer alguma besteira rsrsrs..... :smt005

Valeu, amigão! Obrigado pelo apoio! :smt023
S h E e Q u O

RBMartins escreveu:o carro com marcha lenta mais baixa que tive foi o Vectra GLS 1994, nele ela ficava em algo entre 600-700 RPM. No meu carro ela estabiliza entre 900-950 RPM (medido no computador), apesar do contagiros estar meio engripado e marcando errado (fica indicando 1100 rpm)... preciso fazer a manutenção que nem o SHEQUO fez no carro dele...

Não é complicado não. Veja se ele possui aqueles parafusinhos na parte de trás do contagiros. São 04 parafusos. Os dois de fora fixam o contagiros no painel de instrumentos e os dois de dentro regulam o ponteiro. Se apertar os parafusos, o ponteiro fica mais comportado. Se apertar muito, o ponteiro trava. Se soltar muito, o ponteiro fica meio louco, trabalhando muito rápido. Então, basta aliviar um pouco a pressão destes dois parafusinhos do meio, que ele voltará a ficar solto novamente.

Nota 1: o contagiros é eletrônico, ou seja, não tem cabo. O que faz ele funcionar é o plugue central que fica bem no meio da parte de trás do painel de instrumentos. No meu Monza, o pulgue é retangular, de modo que as extremidades mais curtas ficam nas partes de cima e de baixo e as mais longas nas laterais. É como se fosse uma minúscula caixa de sapato colocada de pé atrás do painel de instrumentos, bem no meio do conjunto.

Nota 2: não precisa desmontar o painel de instrumentos. Apenas retire a moldura frontal do painel e desloque levemente o painel de instrumentos, para que você possa ter acesso na parte de trás dele. Ali mesmo, sem precisar sacá-lo do painel (de dentro do tabelier), você pode acelerar o carro e movimentar os parafusinhos de regulagem do contagiros.

Procedimento: a moldura possui dois parafusos superiores. Depois de retirar estes parafusos e a moldura, haverá um parafuso superior central que prende o painel de instrumentos no tabelier. Após retirar este parafuso, desloque, com cuidado, o painel de instrumentos para o lado esquerdo do tabelier, na parte de dentro mesmo. Ato contínuo, tente girar o painel de instrumentos, de modo a empurrar o lado do velocímetro mais para dentro do tabelier e o contagiros mais para fora, para que você possa conseguir colocar a mão dentro do tabelier, na parte de trás do contagiros, para, então, localizar os 04 parafusinhos que eu citei.

Eu fiz desta forma, porque o cabo do velocímetro do meu carro é muito, muito curto. Se o cabo do velocímetro do seu carro der uma trégua, você poderá afastar mais o painel de instrumentos, para obter mais espaço de trabalho para a mão na parte de dentro do tabelier. Fique frio, não é difícil. Os parafusos de fixação da moldura do painel e de fixação do painel de instrumentos são philips. Os do contagiros são fenda. Sugiro que você use uma chave de fenda de cabo curto para trabalhar os parafusinhos do contagiros. Veja nas minhas fotos acima e você terá uma ideia de como são eles. :wink:

Outro detalhe: após terminar o serviço e fixar o painel de instrumentos no lugar dele, teste todas as lâmpadas do painel de instrumentos (iluminação e luzes de advertência) antes de reinstalar a moldura. No meu caso, depois que montei tudo, a luz azul indicativa da luz alta ficou com mal contato e eu tive que tirar o painel de instrumento de novo, tirar e colocar o soquete com esta luzinha, testá-la novamente, para só então finalizar o procedimento, com a reinstalação da moldura do painel.

Apesar do meu Monza ser um SL/E 87, espero que este painel de instrumentos tenha o mesmo esquema de contagiros do que o seu. Qualquer dúvida, me avise.

Editado pela última vez por S h E e Q u O em 09 Nov 2013, 00:36, em um total de 4 vezes.
S h E e Q u O

gmt escreveu:Vas a parar algún día??? ja ja ja :lol:
To seguindo :smt023

Hola GMT, ¿cómo estás? :D
Voy intentaré ja ja ja. Mas, la parte difícil es que estes nuestros tesoros nunca nos dejan libres. Siempre tenemos algo que hacer ja ja ja ja ja .............
Muchas gracias por el apoyo :smt023
Un abrazo
RBMartins
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por RBMartins »

grande amigo Shequo, suas dicas são sempre ótimas ! :smt023
estarei realizando este serviço lá pro final de dezembro (naquela semana entre o natal e ano-novo) quando vou tirar uns dias de folga, pq agora além do trabalho pra ajudar mais estou em semana de prova na facu... ai é complicado achar tempo pra conciliar tudo.
abraço
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
S h E e Q u O

RBMartins escreveu:grande amigo Shequo, suas dicas são sempre ótimas ! :smt023
estarei realizando este serviço lá pro final de dezembro (naquela semana entre o natal e ano-novo) quando vou tirar uns dias de folga, pq agora além do trabalho pra ajudar mais estou em semana de prova na facu... ai é complicado achar tempo pra conciliar tudo.
abraço

Não tem problema, uai. :lol:
Quando chegar a hora e você quiser tratar do assunto de novo, é só chamar. Abrimos a discussão novamente e vamos te acompanhando :mrgreen:
Responder