RBMartins escreveu:o carro com marcha lenta mais baixa que tive foi o Vectra GLS 1994, nele ela ficava em algo entre 600-700 RPM. No meu carro ela estabiliza entre 900-950 RPM (medido no computador), apesar do contagiros estar meio engripado e marcando errado (fica indicando 1100 rpm)... preciso fazer a manutenção que nem o SHEQUO fez no carro dele...
Não é complicado não. Veja se ele possui aqueles parafusinhos na parte de trás do contagiros. São 04 parafusos. Os dois de fora fixam o contagiros no painel de instrumentos e os dois de dentro regulam o ponteiro. Se apertar os parafusos, o ponteiro fica mais comportado. Se apertar muito, o ponteiro trava. Se soltar muito, o ponteiro fica meio louco, trabalhando muito rápido. Então, basta aliviar um pouco a pressão destes dois parafusinhos do meio, que ele voltará a ficar solto novamente.
Nota 1: o contagiros é eletrônico, ou seja, não tem cabo. O que faz ele funcionar é o plugue central que fica bem no meio da parte de trás do painel de instrumentos. No meu Monza, o pulgue é retangular, de modo que as extremidades mais curtas ficam nas partes de cima e de baixo e as mais longas nas laterais. É como se fosse uma minúscula caixa de sapato colocada de pé atrás do painel de instrumentos, bem no meio do conjunto.
Nota 2: não precisa desmontar o painel de instrumentos. Apenas retire a moldura frontal do painel e desloque levemente o painel de instrumentos, para que você possa ter acesso na parte de trás dele. Ali mesmo, sem precisar sacá-lo do painel (de dentro do tabelier), você pode acelerar o carro e movimentar os parafusinhos de regulagem do contagiros.
Procedimento: a moldura possui dois parafusos superiores. Depois de retirar estes parafusos e a moldura, haverá um parafuso superior central que prende o painel de instrumentos no tabelier. Após retirar este parafuso, desloque, com cuidado, o painel de instrumentos para o lado esquerdo do tabelier, na parte de dentro mesmo. Ato contínuo, tente girar o painel de instrumentos, de modo a empurrar o lado do velocímetro mais para dentro do tabelier e o contagiros mais para fora, para que você possa conseguir colocar a mão dentro do tabelier, na parte de trás do contagiros, para, então, localizar os 04 parafusinhos que eu citei.
Eu fiz desta forma, porque o cabo do velocímetro do meu carro é muito, muito curto. Se o cabo do velocímetro do seu carro der uma trégua, você poderá afastar mais o painel de instrumentos, para obter mais espaço de trabalho para a mão na parte de dentro do tabelier. Fique frio, não é difícil. Os parafusos de fixação da moldura do painel e de fixação do painel de instrumentos são philips. Os do contagiros são fenda. Sugiro que você use uma chave de fenda de cabo curto para trabalhar os parafusinhos do contagiros. Veja nas minhas fotos acima e você terá uma ideia de como são eles.
Outro detalhe: após terminar o serviço e fixar o painel de instrumentos no lugar dele, teste todas as lâmpadas do painel de instrumentos (iluminação e luzes de advertência) antes de reinstalar a moldura. No meu caso, depois que montei tudo, a luz azul indicativa da luz alta ficou com mal contato e eu tive que tirar o painel de instrumento de novo, tirar e colocar o soquete com esta luzinha, testá-la novamente, para só então finalizar o procedimento, com a reinstalação da moldura do painel.
Apesar do meu Monza ser um SL/E 87, espero que este painel de instrumentos tenha o mesmo esquema de contagiros do que o seu. Qualquer dúvida, me avise.
Abraço :smt023